OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 7 de junho de 2011

5ª MISSA DO FESTEJO DE SANTO ANTÔNIO

5ª Missa do festejo de Santo Antônio foi presidida por
Padre Ednaldo

TEMA DO DIA:
PENITÊNCIA

“Pelos sacramentos da iniciação cristã, o homem recebe a vida nova de Cristo. Ora, esta vida nós a trazemos “em vasos de argila” (2Co 4,7). ...Estamos ainda “em nossa morada terrestre, sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida de filhos de Deus pode se tornar debilitada e até perdida pelo pecado.

O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, que remiu os pecados do paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e de salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da Penitência e o sacramento da Unção dos Enfermos” (CIC N. 1420).

“Aqueles que se aproximam do sacramento da Penitência obtêm da misericórdia divina o perdão da ofensa feita a Deus e ao mesmo tempo são reconciliados com a Igreja que feriram pecando, e a qual colabora para a sua conversão com caridade, exemplo e orações (CIC n.1422).

COMO SE CHAMA ESTE SACRAMENTO ?

Chama-se sacramento da Conversão, pois realiza sacramentalmente o convite de Jesus à conversão, a inversão da rota percorrida até o presente, o caminho de volta aoPai, do qual a pessoa se afastou pelo pecado.

Chama-se sacramento da Penitência porque consagra um esforço pessoal e eclesial de conversão, de arrependimento e de satisfação do cristão pecador.

É chamado sacramento da Confissão porque a declaração, a confissão dos pecados diante do sacerdote, é um elemento essencial desse sacramento. Num sentido profundo esse sacramento também é uma “confissão”, reconhecimento e louvor da santidade de Deus e de sua misericórdia para com o homem pecador.

Também é chamado sacramento do perdão, porque pela absolvição sacramental do sacerdote Deus concede “o perdão e a paz”.

É chamado sacramento da Reconciliação, porque dá ao pecador o amor de Deus que reconcilia: “Reconciliai-vos com Deus” (2Co 5,20). Quem vive do amor misericordioso de Deus está pronto a responder ao apelo do Senhor: “Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mt 5,24)” (CIC nn.1423-1424).

A CONFISSÃO HOJE. CRISE?

“É indisfarçável que estamos diante do que se pode chamar ‘uma crise da confissão’. Basta dar uma olhada ao redor e procurar sentir, neste ponto, a nossa experiência paroquial, ou, mais amplamente, a nossa experiência pastoral: a dificuldade de encontrar confessores, a carência da catequese ou da pregação sobre o tema, a pouca sensibilidade da consciência moral diante do pecado pessoal, a facilidade com que muitos católicos se dispensam da confissão individual, seja em troca de uma anticanônica confissão “comunitária” com absolvição geral e sem acusação individual dos pecados graves; seja em troca de nenhuma confissão ou de uma “confissão direta a Deus”, que legitimariam, a seus olhos, a comunhão eucarística, mesmo depois de muitos meses sem sequer irem à missa dominical, ou depois de muitos adultérios, ou de transar com a namorada ou o namorado etc.etc....

Daí por que os Bispos recomendam uma “aprofundada catequese, mas também uma não menos aprofundada análise de caráter teológico, histórico, psicológico, sociológico e jurídico acerca da penitência em geral e do Sacramento da Penitência em particular (Reconciliatio et paenitentia, n. 28 Cfr. CIC - Catecismo da Doutrina Católica, nn.1482-1484)

Somos seres chamados a viver em comunhão com Deus. E o nosso Deus é um Deus Uno e Trino. Sem essa comunhão estaremos espiritualmente mutilados. Ora o pecado original impede e não permite nossa união amorosa com Deus. Por isso o Batismo, que, convenientemente recebido, apaga em nós o pecado original, é tão importante e indispensável.

Acontece, porém, que a fraqueza humana permanece em nós e tende a nos levar ao pecado. Nós chamamos esta inclinação ao mal de “concupiscência”... Essa “concupiscência”, esse acúmulo de desejos indisciplinados dentro de nós, pode-nos levar, mesmo depois de batizados, à infidelidade, ao rompimento do diálogo filial com Deus, à fratura da aliança de amor que ele fez conosco. E o homem volta a pecar. Uma e muitas vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário