OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

7ª Missa do festejo de Santo Antônio foi presidida por
Padre Agnaldo reitor do Seminário Menor Sagrada Família de Zé Doca - MA

Tema do dia:
Crisma

É o sacramento da maturidade cristã, de quem assume pessoalmente e responsavelmente a fé recebida no Batismo e quer vivê-la em plenitude.

“A Crisma ou Confirmação aperfeiçoa a graça batismal; é o sacramento que dá o Espírito Santo para enraizar-nos mais profundamente na filiação divina, incorporar-nos mais firmemente a Cristo, tornar mais sólida a nossa vinculação com a Igreja, associa-nos mais à sua missão e ajuda-nos a dar testemunho da fé cristã pela palavra, acompanhada das obras” (CIC 1316).

“A Confirmação possui uma identidade própria com um papel específico sobre o cristão batizado, que é o de conferir o Espírito Santo e simbolizar a participação dele em Pentecostes, marcando-o como membro co- participante da missão profética-sacerdotal-real de Cristo com a humanidade” (A.Francisco Lelo, Iniciação cristã, Paulinas, S.P. 2005, p. 177).

“A Confirmção configura o cristão para inserí-lo mais perfeitamente no corpo da Igreja. Assim o confirmado é chamado a compartilhar das solicitudes pastorais de toda a Igreja, na fidelidade do mesmo Espírito do Senhor” (CNBB, Pastoral dos sacramentos da iniciação cristã). A unidade do Batismo e da Confirmação faz com que haja igual missão nascida de ambos os sacramentos.

“Pelo Batismo e Crisma, cada cristão assume sua fé, sua participação na caminhada, seu engajamento na transformação da sociedade no amor e na esperança” (Catequese renovada, n.257).

“O sacramento da Confirmação é como que o “Pentecostes” do Cristão batizado que o consagra permanentemente para a missão no seio do povo de Deus...(Missão e ministério dos cristãos leigos e leigas, 3ª ed. 1999, n. 157).

(Nota: a seguir colocamos algumas maneiras pedagogico-pastorais de apresentar o sacramento do Crisma. Cada um veja o que usar segundo as condições da turma)

ETAPAS DA VIDA

A vida de toda pessoa é vivida em etapas:

Tempo de criança:

- o trabalho e a ocupação da criança é a brincadeira; se aprende que também no jogo existem leis a serem respeitadas; se aprende que existem outras pessoas que merecem respeito, têm os mesmos direitos como nós temos e os mesmos deveres como nós também temos

- a criança não deve ser submetida ao trabalho, embora tenha de aprender que o trabalho é um momento importante na vida de todos/as e que é pelo trabalho que ela é sustentada e educada. O tempo de trabalhar irá chegar...

- a criança não pode ser carregada de responsabilidades, embora tenha de aprender que ser responsáveis dos próprios gestos é muito importante e necessário na vida. O exemplo dos pais deve ajudá-la nesta compreensão.

Tempo da adolescência:

- o/a adolescente sonha de olhos abertos e sonha alto: ele tem grandes (até superiores ao bom senso) planos e projetos a serem realizados.

- o/a adolescente está num momento difícil de entender: nem ele/a próprio/a se entende. Passa da alegria para a tristeza de repente e quase ao mesmo tempo.

- mas é um tempo muito bonito. O mundo se descortina na frente e dá gosto sonhar de realizar tantos desejos. Quem não sonha alto também dificilmente realizará coisas grandes na vida.

Tempo da juventude e da maturidade:

- com a juventude chega o tempo das grandes decisões, o tempo de realizar o que na adolescência a gente sonhou.

- é o tempo dos grandes compromissos, da seriedade no trabalho: o tempo de dar conta das coisas assumidas.

- é o tempo do trabalho sério para realizar algo de importante na vida e, ao mesmo tempo, se realizar como pessoa e como cristão.

- A juventude é o momento, na vida do ser humano, das grandes decisões sobre estudo, carreira, volores a serem seguidos e vividos, projeto de vida, vocação. Trata-se da fase da vida humana em que a personalidade pode ser moldada com mais facilidade para o bem ou para o mal.

O sacramento do Crisma comunica o Espírito Santo, do mesmo jeito que foi comunicado aos Apóstolos reunidos no cenáculo no dia de Pentecostes e aos cristãos em outras momentos narrados nas páginas dos Evangelhos. O cristão, que recebe o Espírito Santo no sacramento, é enriquecido com os dons do Espírito Santo: eles são como a estrutura de sustentação de uma construção, os pilares-mestres de um prédio, os ossos do esqueletro humano. Os dons do Espírito Santo garantem a solidez e a seriedade de uma vivência cristã que, evidentemente, sempre precisa da colaboralção do homem ou da mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário