OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Caros Padres,
Caros Religiosos e Religiosas,
Caros Animadores e Agentes de Pastoral, 
Caras Comunidades e Povo de Deus da nossa Diocese.

Espero que esta carta encontre a todos em saúde e bem animados no trabalho pastoral. É isso que Deus espera de nós e do nosso Ministério de Sacerdotes Ordenados e Sacerdotes pelo Batismo: o nosso Objetivo Geral do Plano de Pastoral é “Evangelizar”. A todos/as as minhas saudações.

 Esta carta é uma série de avisos em vista dos próximos compromissos que acontecerão em breve e que estão programados para o ano todo, a fim de realizar os objetivos e as prioridades do nosso V Plano Diocesano de Pastoral. 

Peço a todos de tomar nota e colocar esta carta sempre bem em vista e quase “de cabeceira”: fazendo assim talvez não seja sempre necessário relembrar os compromissos com cartas ou telefonemas.

1. Acompanha esta carta a Programação dos Encontros de Pastoral que acontecerão ao longo do ano. Eventuais modificações serão comunicadas com tempo pelas Coordenações responsáveis para cada encontro.

2. Vai também o Roteiro dos símbolos – Cruz e Ícone de nossa Senhora – durante a visita nas Paróquias da nossa Diocese de 20 a 23 de abril desta ano. Este será um grande momento de Graça para a Diocese, para as Paróquias e para o nosso povo. Todo empenho e trabalho será certamente abençoado por Deus e os frutos aparecerão ao longo da vida das Comunidades e da juventude. Cada Paróquia é convidada a mobilizar toda a Sociedade Civil, Religiosa, as Pastorais, os Sindicatos, os idosos, os doentes, os estudantes das Escolas e o Povo de Deus em geral.

3. No dia 20 de abril, durante a visita dos símbolos da JMJ, às 18,00 hs, na Catedral de Santo Antônio (Zé Doca) haverá a Ordenação Diaconal de três jovens da nossa Diocese: contamos com a presença de caravanas vindas de todas as Paróquias para receber a Cruz e o ícone da JMJ à 16,00 hs e participar da Ordenação Diaconal.

4. O Retiro espiritual do Clero este ano volta a acontecer no Cenóbio de Castanhal do dia 27 (janta) de fevereiro até o dia 2 (almoço) de março. É tempo de Quaresma e nada mais oportuno para nos prepararmos à Páscoa do Senhor, ressurreição para Ele, para nós e para o povo todo. Este ano ao Retiro participarão somente os Padres, pois estarão presentes outras três Diocese (Castanhal, Abaetetuba e Bragança do Pará) que não levam os/as Religiosos/as: estes/as Irmãos/ãs sempre participam do Retiro nas próprias Congregações. 

5. a) A Congregação das Irmãs Franciscanas Missionárias de Susa confirmaram por dois anos (pelo menos) a presença na Comunidade do Paruá. Notícia que nos alegra e pela qual agradecemos a Deus.

b) As Irmãs da Sagrada Família de S. Emília de Rodat, que já trabalharam tantos anos em Godofredo Viana e em Newton Bello, irão abrir uma nova Comunidade em Centro Novo. Bem-vindas e muitos agradecimentos.

c) A nossa Diocese vai assumir, nos próximos meses, a responsabilidade pastoral da Comunidade de São João do Carú, com os 20 povoados do Município, em pleno acordo com o Provincial dos Frades Franciscanos Conventuais: a eles o nosso obrigado – grande que não tem tamanho – pelo serviço pastoral prestado ao longo de tantos anos. Quem mais agradece é o povo de São João do Carú.

6. Lembro a data da Consagração dos SS. Óleos em Luís Domingues no dia 29 de março, quinta-feira antes da Semana Santa. Naquele mesmo dia, depois do almoço das 14,00 hs às 17,00 hs se reunirá o Conselho Diocesano de Pastoral (Padres, representantes dos/das Irmãos/ãs, coordenadores das Pastorais diocesanas... como de costume) e às 18,00 hs haverá a Consagração dos SS. Óleos à qual estão convidadas pessoas, quantas mais melhor, de todas as Paróquias. Vamos lá bem numerosos.

7. Lembro aos Párocos de providenciar e enviar breve (ou telefonar) o resultado da estatística pedida pelo Vaticano a propósito dos Batizados ( de 0 anos a 1 ano; de 1 ano até 7 anos; de 7 anos em diante) e Casamentos realizados no ano de 2011.

8. Lembro também de enviar urgentemente o dinheiro arrecadado durante a Campanha de Evangelização 2011. Já está às portas a Campanha da Fraternidade 2012: a este propósito cada Pároco e Comunidade prepare na melhor forma possível a abertura solene da CF-2012: que tal todos fazer a abertura no 1º Domingo de Quaresma? 

Com a bênção de Deus. 
 + Carlo Ellena
 Bispo da Diocese de Zé Doca

Nenhum comentário:

Postar um comentário