OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Quaresma segundo a liturgia


QUARESMA  SEGUNDO A LITURGIA

O Tempo da Quaresma vai  da 4ª-feira de Cinzas até à Missa da Ceia do Senhor, exclusive. É o tempo para preparar a celebração da Páscoa.

"Tanto na Liturgia quanto na catequese litúrgica esclareça-se melhor a dupla índole do tempo quaresmal que, principalmente pela lembrança ou preparação do Batismo e pela penitência, fazendo os fiéis ouvirem com mais freqüência a palavra de Deus e entregarem-se à oração, os dispõe à celebração do mistério pascal". ( Sacrosantum Concilium, n. 109).

Durante este tempo, é proibido ornar o altar com flores; o toque de instrumentos musicais só é permitido para sustentar o canto.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove este ano, durante a Quaresma, a Campanha da Fraternidade, cuja finalidade principal é vivenciar e assumir a dimensão comunitária e social da Quaresma. A Campanha da Fraternidade ilumina de modo particular os gestos fundamentais desse tempo litúrgico: a oração, o jejum e a esmola.

Neste ano, o tema da Campanha é: "Fraternidade e saúde pública", e o lema: "Que a saúde se difunda sobre a terra" (cfr. Eclo, 38,8).

Nesta 4ª-feira de Cinzas é dia de jejum e abstinência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário