OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

ESTUDO SOBRE A 5° SEMANA SOCIAL BRASILEIRA 

No dia 08 de novembro foi realizado no Centro Educacional La Salle, no município de Presidente Médici (MA) em nível de diocese de Zé Doca- MA, o estudo sobre o texto da 5° Semana Social Brasileira: “O Estado que temos e o Estado que queremos” com ajuda do professor Jean Marie Van Damme onde pela parte da manhã fizemos memória de 20 anos de Semanas Socais Brasileiras: 

1° Semana Social Brasileira: Mundo do trabalho, desafios e perspectivas (03 a 08 de novembro 1991) - Tratava-se, entre outras coisas, de confrontar as inovações tecnológicas emergentes com as relações que elas implicavam no mundo do trabalho. O que significava colocar em pauta o desemprego e subemprego, formas de trabalho escravo, infantil, temporário e degradante. 

2° Semana Social Brasileira: Brasil, alternativas e protagonistas (24 a 29 de julho de 1994) - O tema principal foi o fortalecimento do debate sobre “O Brasil que a gente quer, o Brasil que nós queremos”. Tratava-se de buscar alternativas ao modelo econômico neoliberal, imposto através das privatizações e do sistema financeiro internacional. Ao fim desta Semana chegou-se a uma síntese: “Brasil economicamente justo, politicamente democrático, socialmente solidário e cultural- mente plural”. Destaca-se como resulta- do desta 2a SSB o nascimento do Grito dos Excluídos. 

3° Semana Social Brasileira: Resgate das Dívidas Sociais – justiça e solidariedade na construção de uma sociedade democrática (semana de 3 anos – 1997 à 1999) - Esta 3a Semana incentivou um processo plural e participativo de reflexão e mobilização da sociedade em torno do resgate das dívidas sociais e da conquista de direitos, sobretudo dos excluídos. Motivados pelo processo da SSB realizou-se simpósios, tribunais e um plebiscito nacional sobre a Dívida Externa como continuidade. Neste perí- odo surge a Rede Jubileu Sul no Brasil, nas Américas, Ásia e África atuando na defesa de um mundo sem dívidas finan- ceiras e sociais. 

4° Semana Social Brasileira: Mutirão por um novo Brasil – Articulação das forças sociais para a construção do Brasil que nós queremos. - A 4a Semana teve como motivação juntar as forças vivas e ativas da sociedade, em vista de uma maior incidência política, maior visibilidade e maior impacto sobre a transformação social e na construção do Brasil que queremos. Partiu-se do pressuposto de que o panorama da concentração da riqueza e da renda, das injustiças e desigualdades sociais, da violência institucionalizada, do desemprego estrutural e da exclusão social, entre tantos outros problemas, continuavam a fazer parte da realidade econômica, política, social e cultural do Brasil e do mundo. Daí a necessidade da reflexão e ação sobre esse quadro de uma situação que clama por justiça. Deste acúmulo, junto com as forças sociais que vinham da Campanha contra a ALCA, surge a Assembleia Popular.

No período da tarde fizemos o estudo sobre o texto da 5° Semana Social Brasileira que tem como proposta a reflexão sobre o papel do Estado na vida dos brasileiros e brasileiros em uma perspectiva crítica e propositiva ainda com ajuda do professor Jean Marie Van Damme, onde pudemos perceber algumas características do Estado que temos como, por exemplo, PATRIMONIALISTA onde o corpo de leis foi criado para manter o patrimônio acima de tudo; CLIENTELISTA que está a serviço de uma classe privilegiada; ELITISTA que protege determinado grupo em detrimento dos outros; AUTORITÁRIO especialmente na relação com o movimento social e NEODESENVOLVIMENTISTA onde o desenvolvimento econômico é mais importante do que a população. 

Onde também realizamos trabalhos em equipe para discutimos o Estado que queremos da qual surgiram varias proposições que aqui se ressaltar: Estado com uma justiça transparente; que respeite a dignidade de todos os seres humano e o meio ambiente; que valorize a participação popular; que dialogue e escute os anseios da sociedade... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário