OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012


CARTA ABERTA AO POVO DE GOV. NEWTON BELLO-MA 

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr. 3, 15). Esta é promessa de nosso senhor e ao mesmo tempo nossa esperança. Neste espirito de ser um pastor segundo o coração de nosso Deus entrei no seminário e mesmo diante das dificuldades no decorrer dos dez anos de convívio no mesmo, concluir os estudos e cheguei na cidade de Governador Newton Bello no dia 02 de janeiro do ano corrente para uma experiência pastoral. 

Depois de um ano posso fazer uma melhor avaliação dos ganhos desta experiência e dizer que do ponto de vista pastoral tive a oportunidade de comparar a teoria que aprendemos na faculdade e a prática com o convívio do nosso povo, como diz a poetisa Cora Carolina: “O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.” 

Motivado e com o desejo de sempre aprender algo novo, pois “Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar” como diz o pensador Esopo, percorri todas as comunidades, sempre ouvindo os moradores mais antigos, assim como os fundadores das comunidades eclesiais da nossa paróquia e desta escuta originou-se um trabalhos que narra algumas informações sobre as origens das comunidades desta paróquia que dei o nome de “Apontamento para uma história da Paróquia de Governador Newton Bello-MA” como o próprio título sugere não é uma história da paróquia, mas apenas uns apontamentos para ajudar quem vai narrar no futuro esta rica história. 

Também organizamos encontros para estudar o valor e a importância da missão na igreja nos povoados Currupião, União, Rio Sangue e Nova Conquista e em seguida mutirões de missões aonde leigos evangelizavam os próprios leigos no povoado Rio do Sangue, Vitória da Conquista, Centro do Rosa, Nova Esperança e Nova Conquista. 

Também com vocês compartilhei os dois maiores momentos da minha vida: minha ordenação diaconal e sacerdotal. Foi por estas terras que realizei os primeiros batizados fazendo nascer novos cristãos através da água batismo; também os primeiros casamentos. 

Baseado na poetisa Cora Carolina guando afirma que: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” termino a minha jornada por estas terras muito feliz, pois na medida do possível tentei ensinar aquilo que aprendi, mas na verdade aprendi com o que ensinei. 

Resta agora agradecer ao bom Deus pela oportunidade que me deu de conhecer tantas pessoas maravilhosas que levo no meu coração. À Dom Carlo que me concede esta nova oportunidade de conhecer outras pessoas em Centro Novo do Maranhão. À Pe. Ricardo pela acolhida e oportunidade de estreitarmos os laços de amizades que não vem de hoje, mas cresceu muito durante este ano. E, sobretudo, cada um de vocês que foram minha família e acredito que sempre serão. 

Agora é preciso avançar para águas mais profundas (Lc. 5,4). Águas que me levam a cidade de Centro Novo do Maranhão, aonde serei o primeiro pároco de sua história. Rezem por mim que rezarei por vocês, pois “o que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher” como diz Cora Carolina. Que eu possa ser um eterno semeador a exemplo do nosso Bom Deus. 

Muito obrigado a todos e todas da paróquia de Governador Newton Bello e a todos um Feliz Natal e um próspero ano de 2013. 

Governador Newton Bello-MA, 16 de Dezembro de 2012 

Pe. Elinaldo C. Nunes 
Pároco Nomeado de Centro Novo do Maranhão-MA

Nenhum comentário:

Postar um comentário