OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

8ª Romaria da Regional da Juventude

Nos dias 16 e 17 de agosto de 2014 realizou-se na cidade de Balsas – MA a 8ª Romaria da Juventude do Regional Nordeste V, que teve como tema: “Juventude em marcha pela vida, chega de violência e extermínio de jovens”, e lema: “O meu desejo é a vida do meu povo…” (Est 7, 3b).

         Na Diocese de Zé Doca a 8ª Romaria teve início a 00:30 h (meia-noite e meia), madrugada do dia 16, onde aproximadamente 500 jovens estavam na catedral de Santo Antônio, em Zé Doca, para receber a benção de envio pelas mãos de Dom Carlo Ellena.

          A programação da romaria teve início às 14:00h com uma feira de arte, já na parte da noite as e 19:30h iniciou a animação e a mística de acolhida das dioceses, e estados vizinhos, em seguida os assessores, Dom Vilson Basso (Bispo de Caxias e Referencial da Juventude no Maranhão) e Dom Enemésio Ângelo (Bispo de Balsas) acolheram a todos os participantes. Por volta de 22:30, deu-se inicio a celebração da Santa Missa, que foi bem participada pelas pessoas presentes. Após a missa, Dr. Marlon Reis (Juiz de Direiro) falou sobre a falta de políticas públicas voltadas para a juventude, logo após, apresentaram-se as dioceses, em forma de músicas e peças teatrais, voltadas para o tema e alguns acontecimentos trágicos, ocorridos nas mesmas. Os momentos de animações ficaram por parte de bandas de algumas dioceses, que levaram os participantes a cantar, dançar (muito), e louvar ao Senhor.

romaria-balsas

          Por volta de 6:00 da manhã do dia 17, foi o momento onde todos acenderam suas velas em lembrança aos jovens exterminados pela violência, logo após os participantes saíram em caminhada (aprox. 12 Km) pelas ruas da cidade, encerrando na Praça Matriz da Paróquia Santo Antônio com a Implantação da Cruz da Jornada, Plantadas árvores a frente da igreja juntamente com cruzes simbolizando as doze dioceses do MA com seus jovens que foram exterminados, a leitura do gesto concreto (pedido de mais políticas públicas para juventude), a oração da 8ª Romaria e benção ao jovens pela imposição do Pe. José Roberto (pároco da Paróquia de Santo Antônio – Diocese de Balsas).

IMG_0396

            De acordo com organização do evento, participaram da romaria cerca de 30.000 pessoas, sendo elas representantes de todas as dioceses e estados vizinhos.

IMG_0460

            Que esta romaria sirva de ânimo para todos os jovens participantes, até mesmo para os que não foram, mas ouviram comentários, e que cada um busque mais intimidade com Deus, deixando de lado todo tipo de drogas e violência. Para os que participaram, que evangelizem cada vez e busquem aqueles jovens que sofrem por causa da violência do mundo.

            “CHEGA DE VIOLÊNCIA E EXTERMINIO DE JOVENS!”

        Ciranda: “Vamos Juntos Gritar, Girar o Mundo, Chega de Violência e Extermínio de Jovens”.

Fonte: http://paroquiadesantoantoniozd.org.br/HotSite/662/8a-romaria-da-regional-da-juventude/

Nenhum comentário:

Postar um comentário