OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Regional NE 5 realiza Curso de Formação Missionária

Desde o dia 16 de janeiro de 2015, o CEFRAM (Centro Franciscano de Animação Missionária) acolheu 51 lideranças de 10 dioceses do Maranhão, 1 da diocese de Parnaíba-PI e 1 da Arquidiocese de Olinda e Recife-PE, para a XXIII edição do CURSO DE FORMAÇÃO MISSIONÁRIA, que foi até o dia 30 de janeiro. A iniciativa foi promovida pelo Conselho Missionário do Regional 5 (COMIRE), com a parceria do CEFRAM e o apoio das Pontifícias obras Missionárias (POM).   

O curso teve como tema central “Comunicação e Missão” e contou, ao longo dos dias, com presença de vários assessores que ajudaram a elucidar o tema, tais como: Frei Helio para o entrosamento e relações interpessoais; Ricarte, para a Análise de Conjuntura; Pe. Jaime Carlos Patias, para o tema Central; e Pe. Benedito Estrella para o retiro espiritual. O curso contou também com a participação especial de Dom Armando Gutierrez, bispo responsável pela dimensão missionária do regional NE 5 e da Coordenadora do COMIRE (Conselho Missionário Regional), Graça Rosa. 

Nelma, uma das coordenadoras, ao falar do curso declarou: “só temos a agradecer a Deus pela realização deste curso, agradecer os assessores, os participantes do curso, o CEFRAM pela parceria, na pessoa de Frei Claudio que ama a missão e não mede esforços para que tudo corra bem, agradecer também a POMs (Pontifícias Obras Missionárias), como apoiadora desta tão importante ação do COMIRE, cumprindo assim sua missão de formar missionários para que a Igreja caminhe em permanente estado de missão. Ao mesmo tempo quero lançar um apelo às todas as dioceses do nosso regional, que envie suas lideranças a participarem desta formação, afim de que tenhamos uma Igreja cada vez mais capaz de responder aos apelos da nova evangelização.

Destacamos a participação da Paróquia de Centro do Guilherme da Diocese de Zé doca, na pessoa do Pe. André Luís, juntamente com 14 lideranças de sua Paróquia. Ao perguntar qual a motivação para participar com um numero assim tão grande ele respondeu: “Em 2014 eu enviei 6 pessoas, retornaram muito entusiasmado, formou-se a equipe missionária visitando e dinamizando toda a Paróquia, cidade e interior, assim vi que este curso vale a pena”, isso nos anima a seguir em frente nesta missão”.   


A ultima etapa do Curso de Formação Missionária foi concluída com um retiro espiritual com o tema; “A comunicação na missão evangelizadora da igreja”  assessorado por Pe. Benedito Estrella. No dia 30, ultimo dia do curso, foi encerrado com a síntese, avaliação, entrega de certificados e celebração de envio dos missionários às suas dioceses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário