OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Pastoral Indigenista realizou Encontro Regional em Zé Doca

Aconteceu nos dias 13 a 15 de março, no Centro Diocesano João XXIII em Zé Doca, o Encontro Regional da Pastoral Indigenista, que contou com a presença de 22 participantes representando diversas dioceses,  indígenas, CIMI, padres e religiosas. Dentre eles, estiveram presentes: Dom Gilberto Pastana, bispo da Diocese de Imperatriz e presidente da CNBB NEV,  Dom Sebastião Lima Duarte, bispo da Diocese de Viana e referencial da Pastoral indigenista na CNBB NEV, Pe. Eduardo Cardin, pároco em Amarante do Maranhão e Pe. Paulo Ricardo paroquia nossa senhora da conceição e padre referencial da questão indígena na Diocese de Zé Doca. Damos destaque, também, a participação do índios Gamelas que estão na Diocese de Viana e estão sendo ressurgidos.

Este encontro teve como objetivo fazer memoria dos encontros passados, que aconteceram em Barra do Corda, Buriticupu e Santa Inês, e também,  avaliar, refletir e analisar a conjuntura atual dos povos indígenas no Maranhão e no Brasil, e ainda, pensar em pistas para organizar a pastoral indigenista nas dioceses em que tem presença indígena.

Outro ponto debatido, foi a Semana Nacional dos Povos Indígenas que acontecerá nos dias13 a 19 de abril e tem como tema Povos Originários: Por uma sociedade do “bem viver”.

No dia seguinte pela manhã, todos participaram, juntamente com membros da Renovação Carismática Católica – que na mesma data realizaram sua Assembleia Estadual em Zé Doca – da Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, presidida por Dom João Kot, OMI, e concelebrada por Dom Gilberto, Pe. Eduardo, Pe. Paulo Ricardo e Diác. Francisco Camelo, da Arquidiocese de São Luís.

O próximo encontro ficou agendado para 03 a 05 de  no Centro de formação Anajás em Imperatriz- MA.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário