OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Solenidade de Pentecostes na Catedral de Santo Antônio

“Vem, vem Santo Espírito! Vem iluminar a humanidade, a face da terra vem transformar, como aquele dia em Pentecostes vem fazer renascer!”
Música: Ir. Maria Tereza de Jesus

Foi com esse espírito que, neste domingo (24) as 07:30 hs da manhã, celebramos alegremente a Solenidade de Pentecoste na Catedral de Santo Antônio. 

Esta celebração foi marcada pelo Decreto Episcopal, em que se apresentou oficialmente o Brasão da Diocese de Zé Doca. Outro ponto marcante foi o Sacramento da Crisma recebido por 59 jovens e adultos da Paróquia Catedral de Santo Antônio e da Paróquia São João Batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida, incluindo três de nossos seminaristas e dois seminaristas da Diocese de Viana que fazem o propedêutico no Seminário Menor Sagrada Família em Zé Doca – MA. 

Antes mesmo do cântico inicial, nosso bispo e presidente da celebração, Dom João Kot, OMI, anunciou a criação do Brasão de nossa diocese sendo exposto na parede frontal da Catedral. Após a leitura do Decreto, feita por Mons. Raimundo Brito, Vigário Geral e pároco da Catedral de Santo Antônio, Pe. Marcio Junior, Reitor do Seminário Menor e vigário das paróquias acima citadas, fez a leitura da explicação do Brasão Diocesano. Depois de apresentado o decreto, deu-se início a Santa Missa, com a entrada do Círio Pascal, seguido do comentário inicial.

Feita a proclamação do Evangelho, Mons. Brito apresentou as turmas de crismados, sendo elas da: Comunidade Igarapé Grande, Comunidade Quadro, Comunidade Vila Barroso e Matriz da Paróquia São João Batista de La Salle e Nossa Senhora Aparecida; Comunidade Santa Tereza e Catedral de Santo Antônio; e Seminaristas.


Em sua homilia, Dom João, falou sobre o quão especial é a Solenidade de Pentecostes, pois relembramos o tempo em que o Espírito Santo de Deus, desce sobre os Apóstolos, que saem ao mundo para evangelizar e anunciar a ressureição de Cristo. Sobre os crismados, falou dessa renovação e confirmação de seu compromisso com a Igreja do Senhor, onde o Espírito Santo se deixa derramar sobre cada um, iluminando e fortalecendo-os para sua caminhada cristã.

Após a homilia, deu-se inicio ao Rito da Crisma, com o acendimento da velas e renovação das promessas batismais. Realizada o Sacramento da Crisma, deu-se continuidade a rito da Missa.

Que o Santo Espírito de Deus ilumine a todos, e lhes dê todos os seus dons divinos para que, assim, possamos realizar os ensinamentos de nosso Senhor, Jesus Cristo. 























Clique aqui e veja mais fotos da celebração

Nenhum comentário:

Postar um comentário