OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Mensagem do Ir. Edgar G. Nicodem, Provincial Lassalista





Porto Alegre, 9 de junho de 2015.

Estimados Diretores, Reitores e Supervisores:

Ainda consternado pelo trágico acidente, onde faleceram os Irmãos Francisco Moraes de Souza, Glicério Edgar Follmann e Raimundo Nonato de Almeida Araújo, e onde o Irmão Antônio Pereira de Oliveira resultou gravemente ferido, quero dirigir-me aos Irmãos da Província, em nome da Direção Provincial, para partilhar alguns elementos que considero importantes neste momento que estamos vivendo.  

O Papa Francisco, na Exortação Apostólica “A Alegria do Evangelho”, convida os cristãos a “a reconhecer o outro, de curar as feridas, de construir pontes, de estreitar laços e de nos ajudarmos a carregar as cargas uns dos outros” (EG 67). Conhecendo os nossos três Irmãos que partiram para a casa do Pai, não tenho dúvidas de que eles, através do serviço educativo realizado em diversos lugares, efetivamente curaram feridas, construíram pontes e estreitaram laços com as crianças, os jovens e os adultos que Deus colocou em suas vidas. 

Há pouco mais de um mês visitei, com o Ir. Marcelo Salami, integrante da Direção Provincial, as nossas comunidades do Maranhão e do Pará. Foi uma oportunidade privilegiada de dialogar com cada comunidade e Irmão. Naquela ocasião me chamou atenção a esperança dos Irmãos no futuro da presença lassalista na região. Recordo bem do diálogo com o Irmão Francisco sobre a nova escola de Zé Doca, com o Ir. Glicério sobre os projetos de Presidente Médici e com o Ir. Raimundo Nonato sobre a sua primeira experiência de Formador com os aspirantes. A morte inesperada interrompe para os três Irmãos esses maravilhosos sonhos. Contudo, tenho a certeza de que não faltarão Irmãos, colaboradores ou integrantes das comunidades para dar continuidade a esses projetos. 

Quero agradecer a todos pelas manifestações de solidariedade. Agradeço particularmente ao Bispo de Zé Doca, Dom João Kot e aos sacerdotes da Diocese, ao Bispo da Diocese de Viana, Dom Sebastião Lima Duarte, ao Pároco de Vicente Ferrer, Pe. Antônio Rodrigues, às autoridades civis de Cândido Mendes, Presidente Médici e Zé Doca, aos ex-alunos do Curso de Formação de Professores do Alto Turi, às inúmeras mensagens de solidariedade provenientes de diversas partes do Instituto e fundamentalmente as manifestações de apoio das comunidades de Cândido Mendes, Newton Bello, Presidente Médici e Zé Doca. 

Neste momento de pesar, convido a todos, inspirados no testemunho de São João Batista de La Salle, a olhar o acontecido com os olhos da fé. Seguramente não temos explicações que nos satisfaçam, mas sabemos que Deus conduz todas as coisas com suavidade e sabedoria. Ele, ao acolher os seus filhos com a amor e misericórdia, saberá dar-lhes a justa recompensa. É missão nossa dar continuidade às esperanças, sonhos e projetos dos nossos Irmãos falecidos. 

Convido os Irmãos a continuar rezando pela recuperação do Ir. Antonio Pereira de Oliveira. Imagino que as Comunidades Religiosa já estejam organizando a missa de 7º dia pelos Irmãos falecidos. Poderá ser interessante, na medida do possível, envolver as Comunidades Educativas.

Fraternalmente em La Salle,

Ir. Edgar Genuino Nicodem
Provincial 



Nenhum comentário:

Postar um comentário