OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

VIII Mutirão de Liturgia será realizado nos dias 23 a 26 Julho no Centro Diocesano



PASTORAL LITÚRGICA DIOCESANA


«Aclamai a Javé, terra inteira, dai gritos de alegria! Tocai para Javé com a harpa e o som dos instrumentos; com trombetas e o som da corneta aclamai ao Rei Javé» (Salmo 98,4-5)



Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo,

Muito nos alegra poder informar que, de acordo com as prioridades escolhidas pela atual Coordenação de Pastoral Litúrgica Diocesana conforme o Plano Diocesano de Pastoral, e depois dos nossos encontros de formação nos Setores, a nossa Formação Litúrgica continua com o VIII Mutirão de Liturgia, cujo tema é:

«CANTO E MUSICA LITÚRGICA: serviço, evangelização e missão»

Nestes últimos anos descuidamos um pouco deste setor da Liturgia, mas nos encontros setoriais e paroquiais, foi ressaltada a falta de formação litúrgico-musical e a necessidade de retomar tal formação. Por essa razão, parece-nos importante favorecer, na nossa Diocese, a redescoberta da “dignidade da musica sacra” (SC cap. VI), pois dentre todas as expressões artísticas, a musica tradicional da Igreja é de inestimável valor, pois o canto sagrado, que acompanha o texto, é parte indispensável da liturgia solene” (SC § 112), assim como “em muitas regiões o povo tem uma tradição musical própria, que desempenha um papel relevante (...). É preciso lhe dar a devida importância e um lugar de destaque no culto” (§ 119).

Com essas afirmações do Concilio Vaticano II queremos continuar com alegria a nossa caminhada, louvando a Deus com musicas e cantos!
  • Data: começando no dia 23 de julho com o jantar, até o dia 26 de julho, com o almoço;
  • Local: Centro Diocesano “João XXIII, em Zé Doca;
  • Assessoria: irmã Elaine Regina Marcelino, (irmãs Missionarias de Ação Paroquial), da Diocese de Imperatriz, que também nos direcionou no ano passado.
  • Hospedagem e inscrição: 75,00 reais por pessoa;
  • Participantes por Paroquia: 6 pessoas, sendo que de preferencia sejam atuantes no Ministério de Musica, o coordenador ou coordenadora paroquial da Pastoral Litúrgica ou um responsável pela mesma. É desejável a participação dos Padres, sendo eles os primeiros Ministros de toda ação litúrgica, e as Religiosas e Religiosos. 
  • Levar: Bíblia, Oficio Divino das Comunidades, livros de canto, caderno e caneta, rede, roupa de cama, toalha, pertences pessoais, instrumentos musicais. 
  • Observação: cada Paroquia prepare uma apresentação (hino, instrumental, dança, coreografia, teatro,...) para a noite cultural, que acontecerá no sábado a noite, dia 25. 
  • Dia 26, domingo, pela manhã, depois da avaliação final, haverá a eleição da nova Coordenação Diocesana de Pastoral Litúrgica Diocesana. Por isso esperamos na participação de todos.


Que Deus, Pai de todos nós, a quem devemos toda honra e toda gloria, cantando hinos e cânticos espirituais, derrame Suas bênçãos sobre cada um de nós, colaboradores na obra de Evangelização, difundindo paz e união.

Até o nosso Encontro de Formação! Abraços fraternos


Irmã Maria Luisa Sanna  ASF
Coordenadora diocesana da Pastoral Litúrgica



Nenhum comentário:

Postar um comentário