OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Comunicado Episcopal

Comunicado do Bispo

"Fiat misericórdia tua"

1. Se reuniram, no dia 16 de junho de 2015, em São Luís, o Bispo e os Padres Reitores dos Seminários Maior e Menor. Objetivo desta foi: encaminhar e debater assuntos ligados a formação. Foram tomadas seguintes decisões: 

a. A partir do próximo ano serão recebidos para o seminário em Zé Doca os candidatos que cursam terceiro ano do ensino médio ou já têm ensino médio completo. Em consequência disso a partir do ano de 2016 a Diocese terá SEMINÁRIO PROPEDÊUTICO em Zé Doca, e não Menor.

b. Foi aprovada e encaminhada a experiência missionaria dos 07 seminaristas maiores da nossa Diocese. Em julho eles irão para o sertão do Piauí, na Diocese de São Raimundo Nonato, município Coronel José Dias. 

c. Nossa Diocese (também em julho) receberá 07 seminaristas maiores da Diocese de São Raimundo Nonato, que farão sua experiência pastoral – missionaria na paróquia de Cândido Mendes. No mesmo período Pe. Cleber Lopes OMI e 04 aspirantes OMI (de Belém) vão atuar na paróquia de Godofredo Viana.     

d. Ainda neste ano pretende se oficializar a criação do CONSELHO DIOCESANO DE FORMAÇÃO. Serão membros do mesmo o bispo e os reitores dos seminários propedêutico, maior e da escola diaconal. 

e. Agradecemos a Irmã Juranice (Centro Novo do Maranhão) pela sua valiosa colaboração com a Diocese. A Irmã formada em psicologia atende em Zé Doca nossos seminaristas, passando com eles um final de semana por mês (abril, maio e junho – já aconteceu; planejado o mesmo em agosto, setembro e outubro). 

2. TRANSFERENCIAS / NOMEAÇÕES:

a. Será empossado como pároco, no dia 04 de julho de 2015, em Araguanã, Pe. Antônio Máximo Verde, transferido de Governador Nunes Freire onde até 21/06 atuou como vigário paroquial.






b. Será empossado como pároco, 05 de julho de 2015, em Santa Luzia do Paruá Pe. Francisco Costa Morais, até então pároco em Araguanã.







c. Pe. José Raimundo Pinheiro, até 31 de maio de 2015, pároco de Santa Luzia, recebeu a provisão de vigário paroquial das Paroquias Santo Antônio e São João Batista de La Salle – Nossa Senhora Aparecida, ambas em Zé Doca.





d. Comunico oficialmente que Pe. Pedro Eduardo Silva Lira (pároco de São João do Carú) aceitou convite e a partir do dia 01 de julho de 2016 é o Reitor da Escola Diaconal da Diocese de Zé Doca. 






e. Pe. Manoel Romildo Cardoso Gois (pároco de Luís Domingues e Godofredo Viana) aceitou convite e a partir de 01 de julho de 2016 é o Diretor Espiritual da Escola Diaconal da nossa Diocese. 






 3. OUTROS: 

a. Na reunião do clero, em Maranhãozinho, 01 de julho de 2015,definimos os critérios de escolha e formação de novos Ministros Extraordinários da Eucaristia. Pe. Marcio Junior de Jesus Sodré aceitou o convite e será Coordenador Diocesano para a formação e acompanhamento de Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística.  

b. Na mesma reunião do clero, definimos os critérios que devem cumprir os candidatos para serem aceitos na Escola Diaconal da Diocese. Os párocos têm todas as informações para fazer primeiras consultas.

c. Os padres concordaram com a ideia de ampliar a casa episcopal. Para ajudar na construção todas as paróquias da diocese no mês de julho e agosto de 2015 vão contribuir com 15 % de suas entradas de costume.


Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano


Nenhum comentário:

Postar um comentário