OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Regional Nordeste V promove Encontro da Pastoral da Comunicação (PASCOM) em São Luís

Nos dias 26 a 28 de junho quase todas as dioceses do Regional Nordeste V (Maranhão) – São Luís, Pinheiro, Caxias, Zé Doca, Coroatá, Imperatriz, Viana, Bacabal, Brejo e Balsas – estiveram reunidas na Casa de Oração Oásis, em São Luís –MA,  participando de momentos formativos  promovido pela Pastoral da Comunicação (PASCOM), onde também foram partilhados ações realizadas no regional, nas dioceses e paróquias. O primeiro dia do encontro iniciou com a mística e oração de abertura, seguido da acolhida aos participantes feita pela coordenação regional e uma breve fala sobre a história da comunicação em nossa Igreja, explanada por Ricardo Alvarenga.

No dia seguinte (27), deu-se continuidade aos trabalhos com a apresentação das ações realizadas pela pastoral no Regional Nordeste V, – esta apresentada pela Coordenadora Regional, Eanes Silva – nas dioceses e nas paróquias. Após as apresentações, Pe. Rafael Vieira realizou uma palestra bastante dinâmica, baseada no tema “O protagonismo do Leigo na comunicação evangelizadora”. Já na parte da tarde, realizou-se dois momentos de palestras, o primeiro com Pe. Rafael, falando sobre a “Igreja e mídias digitais”, tratado no Cap. VII do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil; o segundo momento, Ricardo Alvarenga fez a explanação sobre o Cap. IX que tem como tema “Educar para a Comunicação”. E encerando o dia, todos foram convidados a participar do festejo Junino na Praça Maria Aragão.

O terceiro e ultimo dia de encontro (28), teve início com a ultima parte da formação ministrada por Pe. Rafael e Ricardo abordando o Cap. X “Comunicação da Igreja: a atuação da PASCOM”. Após o intervalo, todos participaram de pequena atividade em grupo, onde foi feita a reflexão e aperfeiçoamento do Projeto PASCOM do Regional Nordeste V da CNBB, sendo apresentado sugestões em plenária.

Chegando ao fim encontro, foi realizada a Missa de Envio, presidida por Dom José Belisário, Arcebispo de São Luís e Bispo Referencial da PASCOM no Regional NE 5, e concelebrada por padres participantes do encontro. Nesta celebração, foi feito os agradecimentos pela coordenação regional, tanto aos assessores, como a todos os participantes do encontro.

Que Deus abençoe a todos os agentes da PASCOM, e que envie seu Santo Espírito para que juntos possamos ser luz no anúncio do Evangelho. Amém!

Por Álysson Carlos


































Fotos: Arlan Sousa e Álysson Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário