OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 29 de julho de 2015

"Vimos o Senhor!" (cf. Jo 20, 18). Ele está em Godofredo Viana - MA!

Junto das santas mulheres do Evangelho, nós da comunidade da Casa da Missão OMI - Mártires Oblatos, saímos bem de madrugada no dia 10 de Julho, de Belém do Pará em direção a Godofredo Viana, Diocese de Zé Doca, no Maranhão. Nosso desejo era encontrar com o Senhor junto do povo de Deus que pertence à Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja. 

A nossa busca começou logo no sábado à tarde, dia 11 de julho. Tivemos um encontro com a liderança da comunidade; muitos irmãos e irmãs também se disponibilizaram a ir procurar o Mestre. Formamos uma bonita e animada equipe missionária: padres, seminaristas, leigos, leigas e a juventude. Fizemos então uma programação diária e dividimos o trabalho entre todos. Para encontrar com Jesus, nós nos propusemos ir de casa em casa, visitar as famílias, escutá-las e rezar com elas. 

As visitas aconteceram em um clima muito amigável e fraterno; foram momentos inesquecíveis de partilha e comunhão fraterna, na escuta e simplicidade do povo de Godofredo Viana. A acolhida que foi brindada aos missionários (as) foi a marca característica desta experiência missionária. As famílias abriam as portas para nos receber com muita alegria; logo buscavam como nos acomodar, brindaram do seu precioso tempo com generosidade; partilhar a vida é um momento precioso no caminho do Discipulado Missionário. 


No caminho nós encontramos a CRUZ e os Crucificados! São muitos os desafios que o povo de Deus, diariamente, supera neste lugar; dentre os quais: 

* A luta pelo trabalho digno;

* O desafio da educação (os professores estavam em greve a mais de três meses, com salários atrasados a mais de três meses);

* A questão da saúde pública: para encontrar um hospital com um mínimo de recursos precisam viajar a Belém ou a São Luis. 

* O Êxodo rural: deixam o campo e a agricultura, buscando melhores condições na cidade; 

* A exploração indevida da natureza: o garimpo clandestino e as grandes mineradoras que devastam a terra em busca de ouro; podemos contemplar grandes áreas devastadas e o crescimento do número de rios poluídos; 

Mas em meio a tantas cruzes espalhadas pelo caminho, os sinais do Ressuscitado eram cada vez mais claros. O maranhense carrega estampado no rosto um sorriso encantador e uma alegria contagiante, com profunda esperança no Deus da Vida. Os sinais do Mestre eram claros:

* No pão partilhado: mesa sempre farta; cada um coloca um pouco, todos comem e ainda sobra. 

* Na alegria do encontro missionário; 

* Nos leigos e leigas que se juntaram conosco na missão;

* Na amizade sincera e verdadeira construída entre nós; 

* Na presença diária da juventude em nossa casa; 

* Nos mais diversos momentos litúrgicos de celebração da vida junto do Povo de Deus; 

* Na nossa fraternidade comunitária OMI, no cuidado que cada irmão prestava ao outro, na missão partilhada e nas orações diárias juntos. 

"Finalizando" esta experiência missionária nós voltamos a Belém com dor no coração pela despedida dos novos amigos e amigas, mas gritando de Alegria pelos caminhos da vida: VIMOS O SENHOR! Ele está Ressuscitado, vivo, atuante e vibrante, no meio do seu povo em Godofredo Viana. 

"Bendito sejais Deus da Vida, por esta Luz, símbolo da presença do Ressuscitado no meio de nós"


Nós agradecemos especialmente ao Pe. Romildo e a Dom João Kot, OMI - pela disponibilidade e acolhida da nossa comunidade missionária da Casa da Missão. À toda a Diocese de Zé Doca, mas de maneira muito especial, a todo Povo de Deus da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Godofredo Viana.

Nós partimos com Saudades, mas como diz Dom Pedro: "Saudade é o amor que fica". 

Que Nossa Senhora de Nazaré e Santo Eugênio de Mazenod intercedam por todo este povo maravilhoso que encontramos na Missão. 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Maria Imaculada!


Casa da Missão OMI - Mártires Oblatos.
      2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário