OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Diocese de Zé Doca realiza segunda etapa do Curso para Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

Nos dias 15 e 16 de agosto de 2015 aconteceu no Centro Diocesano João XXIII na cidade de Zé Doca com 48 participantes, a segunda etapa do Curso de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, dando início às 8:30 da manhã com oração presidida pela Irmã Célia e logo após um momento de animação com o seminarista Tarcísio. Depois do momento de animação iniciou-se a quinta palestra a qual o Padre Márcio Júnior abordou o seguinte tema ‘‘Celebrações Eucarísticas”. E dentro deste tema foram abordados outros assuntos: homens e mulheres seres festivos; Igreja-assembleia festiva; Domingo-Dia do Senhor. Foi esclarecido a importância da Homem festivo na igreja, pois a igreja torna-se uma assembleia litúrgica e paralitúrgica, a qual vive celebrações centradas nas celebrações eucarísticas. Pois ela é a assembleia pascal festiva dos que creem no ressuscitado. “A igreja vive da Eucaristia e a mesma edifica a igreja”. No término da quinta palestra, ouve uma pequena pausa para o lanche, ao retornar tivemos um momento de animação, e deu-se início à sexta palestra com a irmã Célia, com o tema: “Comunhão Eucarística fora da Missa”. 


 A finalidade primária e primordial de conservar a Eucaristia fora da missa é a administração do viático (comunhão sacramental aos enfermos em estado grave); são fins secundários a distribuição da comunhão fora da missa e a adoração do Santíssimo Sacramento”. “Os pastores de almas cuidem que os enfermos e anciãos, ainda que não estejam gravemente doentes ou em perigo de morte, possam facilmente receber com frequência a Eucaristia, se possível todos os dias, sobretudo no tempo pascal. Aos que não puderem recebe-la sob a espécie do pão, pode ser administrada apenas sob a espécie do vinho”. Depois da palestra tivemos um momento de avisos sobre a programação da tarde, logo em seguida o almoço. As 14:30 com o retorno tivemos a sétima palestra sobre cada objeto litúrgico e sua devida importância, onde o Padre Márcio Júnior falou sobre os cuidados que os ministros devem ter com os seus objetos litúrgico. Em seguida o mesmo falou sobre o rito da instituição dos ministros extraordinário da sagrada comunhão. Ao término do dia houve a Celebração Eucarística, a qual em sua homilia o Padre Márcio Júnior destacou a importância do Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística. Bem como a Igreja que sai ao encontro dos mais necessitados que precisam da palavra e da Eucaristia e também deu o exemplo de Nossa Senhora que foi uma grande servidora. Depois do jantar, encerrou-se a noite com a adoração eucarística. No dia 16, deu-se início as 07:00 da manhã com a oração campal, logo após o café tivemos um momento mariano, assim lembrando a solenidade da assunção de nossa senhora. Logo após deu-se início a oitava palestra que teve como tema: “vestes e objetos sagrado que devem ser adquiridos pelos novos ministros extraordinário da sagrada comunhão” bem como: túnica (alva ou opa), bolsa do viático, corporal, sanguíneo. Sendo que os ministros devem preparar o ambiente da celebração, tendo um bom diálogo com a família, evitando conversas frívolas. Foi esclarecido sobre o documento Immensae Caritatis (imensa caridade) do Papa Paulo VI dado em 29 de janeiro de 1978. Com a conclusão das palestras foram divididos grupos os quais fizeram um pequeno teste de conhecimento sobre os temas abordados, sendo orientados pela Irmã Célia. Após o teste, fomos todos para a capela onde o Padre Márcio júnior ministrou uma aula pratica. com os objetos litúrgicos, seguido da benção final. Assim encerrando o encontro com o almoço comunitário.

Informações: Seminário Propedêutico Sagrada Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário