OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Realizada 12ª Romaria da Terra e das Águas em Chapadinha, Diocese de Brejo - MA

Nesse final de semana, nos dias 17 e 18 de outubro, tivemos a 12ª Romaria da Terra e das Águas em Chapadinha, Diocese de Brejo - MA, reunindo cerca de 20 mil pessoas.

E a nossa Diocese de Zé Doca, deixou sua marca de participação, com aproximadamente 200 pessoas, distribuídas entre as paróquias dos municípios de Zé Doca, Bom Jardim, São João do Carú, Gov. Newton Bello, Nova Olinda do Maranhão, Presidente Médici, Maracaçumé, Boa Vista do Gurupi, Carutapera e Centro Novo do Maranhão, e pelos seminaristas dos Seminários Maior (São Luís) e Propedêutico.

A Romaria teve início as 19hs e foi marcada por várias apresentações de teatro, música, palestras, testemunhos entre as dioceses participantes, que abordaram suas dificuldades com a exploração da terra, a invasão nos territórios indígenas, plantação de eucalipto que drena a pouca água na redondeza, a soja que afeta o meio ambiente devido a devastação das matas, exploração do minério desordenadamente que afeta todas a fauna e a flora, e as ferrovias que forçam a desocupação dos povos indígenas e lavradores. Também tiveram a participação e manifestação de alguns movimentos como as quebradeiras de coco, os sem terras, quilombolas, entre outros.



Como encerramento desta Romaria, foi celebrada a Santa Missa as 06hs e logo após, uma caminhada de aproximadamente 3 km até a praça do povo, onde ocorreu a partilha das plantas e semente, benção de envio com aspersão do povo e despedida.

Por Seminarista Adauto Guerra
Paz e Bem!





  




















Nenhum comentário:

Postar um comentário