OBJETIVO GERAL


OBJETIVO GERAL:
Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


quinta-feira, 26 de novembro de 2015

XII ASSEMBLÉIA DIOCESANA DE PASTORAL DE ZÉ DOCA – MA – 2° DIA


 O segundo dia de XII Assembleia Diocesana de Pastoral de Zé Doca – MA iniciou-se com o momento de oração da manhã agradecendo a Deus por mais um dia “o sol nasceu é um novo dia... bendito seja Deus quanta alegria”. Após alimentar o espírito, é hora de alimentar também o corpo com o café da manhã.  







Antes de iniciar os trabalhos, foram apresentados dois pequenos vídeos para descontrair. Em seguida, Padre Paulo Ricardo conduziu a escolha das definições das prioridades pastorais da Diocese para o próximo quadriênio (2016-2019), mais tarde aprovadas depois de um debate muito participativo.





Uma pausa para o lanche e logo após retomaram-se aos trabalhos, com apresentação da Pastoral da Criança, onde Irmã Lurdes apresentou as ações exercidas a frente da Pastoral e também a nova coordenadora diocesana Irmã Maria L. Cardoso (Ir.Bena). Após a apresentação do conteúdo, Dom João agradeceu a Irmã Lurdes por todo trabalho desempenhado a frente da Pastoral da Criança em toda a Diocese.





O próximo trabalho apresentado foi sobre o Ano Santo da Misericórdia, onde Dom João explanou alguns tópicos e convidou os párocos Padre Cosmo da Paróquia São Sebastião e Padre Brito da Paróquia Catedral de Santo Antônio, onde acontecerão as celebrações do Ano Jubilar e apresentaram toda a programação. Encerrando este assunto foi entregue aos dois Párocos placas e carimbos comemorativos a serem utilizadas como marca e lembranças do Ano Santo da Misericórdia.





Continuando os trabalhos, tivemos a apresentação da PASCOM (Pastoral da Comunicação), PPI (Pastoral da Pessoa Idosa), Ministros Extraordinários da Eucaristia, Seminários e apresentação do Carnê Amigos Benfeitores, PJ (Pastoral da Juventude), Pastoral Indigenista e Terço dos Homens.






Após o almoço e já descansados, retomaram-se as atividades iniciando com a oração do Terço da Misericórdia. Em seguida, a convite de Dom João, o casal Cleydson e Betânia e também o Padre França da Diocese de Coroatá, repassaram para a assembleia um pouco sobre o movimento ECC (Encontro de Casais com Cristo) e como atua na Igreja.



Na sequencia o Bispo apresentou a divisão da Diocese por foranias e seu regimento interno, e entregou aos párocos, religiosos e religiosas materiais sobre o novo Plano Pastoral da Diocese. E informou que esteve com o Irmão Getúlio da Comunidade Servos da Divina Misericórdia e ficou acordado que em 20 janeiro de 2016, na Festa de Abertura do Ano da Divina Misericórdia irá abrir na Paroquia São Sebastião em Carutapera uma casa desta Comunidade.



Retornando do lanche da tarde, Dom João conduziu os trabalhos e apresentou o Padre Pedro Eduardo que será Reitor da Escola Diaconal Bom Samaritano, e como Diretor Espiritual, Padre Manoel Romildo.




 Sobre a Pastoral do Dizimo, Padre Brito falou dos trabalhos que aconteceram na Diocese e pediu aos padres que motivem ainda mais os coordenadores das comunidades para que o trabalho seja fortalecido.



 Dom João concluiu os trabalhos deste segundo dia com alguns comentários, explicações e informações referentes ao financeiro da Diocese, junto às paroquias e colocou como proposta a data do dia 15 de dezembro onde acontecerá a confraternização do clero e religiosas e religiosos em local a ser definido, sendo informado também, que a Missa da Unidade no ano de 2016 será realizada no dia 17 de março na Paróquia de São Pedro, em Maranhãozinho.



A noite foram todos convidados a participar, juntamente com as comunidades paroquiais de Zé Doca, da Celebração da Santa Missa na Catedral de Santo Antônio, encerrando o ano da Vida Religiosa Consagrada em nossa Diocese. Presidiu a Santa Missa o nosso bispo, Dom João, concelebrada por quase todos os presbíteros de nossa Diocese. Logo no início da celebração, Dom João saudou todo o povo de Deus ali presente, e apresentou as congregações e seus religiosos e religiosas e apresentou ainda todos os padres da diocese, os seminaristas do seminário maior e propedêutico. Em sua homilia destacou que a festa é oportuna tendo em vista que a liturgia celebrada é a Apresentação de Nossa Senhora, e pediu que os paroquianos valorizem os consagrados à vida religiosa, que a vida comunitária é um desafio, um dom e sinal de Deus. Cada um deles têm sua missão e que as vezes tem que se afastar de suas famílias para viver esta missão. Disse aos consagrados e consagradas que roga a Deus para que nos ajude a viver esta escolha em nossas vidas. Agradeceu a todos que contribuíram nesta diocese com seus trabalhos através de suas congregações e que nossas orações estão direcionadas a todos que tem suas vidas consagradas. Ao fim da homilia, irmã Suzana foi convidada a falar das simbologias dos potes, utilizados na procissão de entrada. Nos ritos finais, Irmã Suzana, novamente, se apresentou com uma mensagem de agradecimento a todos.












Concluído a Celebração da Santa Missa, todos retornaram ao Centro Diocesano onde aconteceu um momento de confraternização e de descontração, sendo servido um coquetel e animação com música ao vivo.








Clique aqui e veja mais fotos do 2º dia de Assembleia https://www.facebook.com/media/set/?set=a.1687060388174927.1073741837.1577720112442289&type=3&uploaded=222
xii-assembleia-diocesana-de-pastoral-de-ze-doca-2-dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário