OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

CÍRIO FLUVIAL E TERRESTRE DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM CÂNDIDO MENDES, MA




       O Círio de Nossa Senhora da Conceição em Cândido Mendes, MA, acontece há 55 anos, onde, pastorais, movimentos e devotos se organizam em seus bairros, trabalhando em prol do Círio, para que continue sendo uma expressão de fé, de amor e devoção pela Mãe de Deus. 

       Em 2015, primeiro ano sobre a administração do Padre Nato, o Círio teve algumas novidades que agradaram ao povo candidomendense e visitantes de outros municípios.

       O Círio iniciou no dia 28 de novembro as 06hs00, com uma grande carreata pelas ruas de Cândido Mendes até a capela Imaculada Conceição, onde todos os veículos e motos foram abençoados e aspergidos com água benta, e logo em seguida teve a Santa Missa, e no final um momento de confraternização com café da manhã. As celebrações continuaram todos os dias as 06hs30 na capela Imaculada Conceição e as 19hs30 na Matriz Nossa Senhora da Conceição.

       E no dia 07 de dezembro, a grande novidade foi o Círio Fluvial pelas aguas do Rio Maracaçumé, que aconteceu as 15hs com a presença de nosso Bispo Dom João Kot, OMI, que acompanhou na balsa que levava a imagem junto com padre Nato e vários devotos, e seguido por mais de 26 embarcações decoradas pelos pescadores para homenagear a Nossa Mãe Maria. O grande ápice desse dia, foi quando Dom João, acompanhado por Padre Nato, fizeram a benção do Rio e das embarcações, aspergindo água benta sobre todas elas. O Círio Fluvial foi concluído com a transladação da imagem de Nossa Senhora da Conceição até uma capela no bairro vizinho.

       O ponto culminante foi o encerramento do festejo no dia 08 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, que contou com a participação do Bispo Dom João Kot, OMI e dos Padres Cosmos, Nunes, Romildo e do anfitrião Padre Nato, acompanhado de milhares de peregrinos e devotos que conduziram a imagem de Nossa Senhora da Conceição, seguida pelas as imagens dos Padroeiros dos Bairros e Vilas da Paróquia E, não podia faltar a tradicional corda puxada com muito amor e devoção pelos fieis, pelos bairros de Cândido Mendes até a igreja Matriz, onde deu continuidade com a Santa Missa presidida pelo Bispo, que fez uma linda homilia, destacando a importação da devoção a Nossa Senhora, e se encerrou com aspersão de água benta nos fieis e uma bela queima de fogos.



































 














Por: Eloisa Barbosa S. Viana

Nenhum comentário:

Postar um comentário