OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

SOLENIDADE DA ABERTURA DA PORTA SANTA NA DIOCESE DE ZÉ DOCA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA 


“Bem-aventurados os misericordiosos,
porque alcançarão misericórdia!” Mateus 5,7



No dia 20 de dezembro de 2015, às 19 horas teve inicio a solenidade de abertura da Porta Santa, na Paroquia Catedral de Santo Antonio em Zé Doca. Os ritos iniciais se deu  na Comunidade Santa Tereza, onde o Bispo Dom João Kot OMI, saudou todo o povo de Deus ali presente e continuo ao rito. Após a proclamação do Evangelho aconteceu a leitura da Bula de promulgação do jubileu Extraordinário da Misericórdia, continuando o Bispo impõe o incenso no turíbulo e benze-o e dar-se inicio à procissão até a Catedral de Santo Antonio, com o povo animado cantando a ladainha de todos os santos e rezando o terço da misericórdia.





Ao chegar à porta principal da catedral, a procissão detém-se e o Bispo aclama: Abri as portas da justiça, nelas entraremos para dar graças ao Senhor (cf. Sl 118,19). E  enquanto se abre a porta, o Bispo continuou: Esta é a porta do Senhor: por ela entramos para alcançar misericórdia e perdão. O Padre Agnaldo Oliveira que conduzia o  Evangeliário entregou ao Bispo e ele de pé sobre a soleira, mantém-no elevado, durante a ostentação do Evangeliário, formou-se a procissão que seguia adentrando na Catedral.





Dando continuidade aos ritos da celebração, na sua homilia Dom João, saúda e agradece a presença de todos, os que vieram de outras paroquias, dos religiosos e religiosas e os sacerdotes que ali concelebram. Desejou um Ano Santo cheio de misericórdia e enfatizou que temos o amor misericordioso de Deus quando passarmos por esta porta santa, cada um de nós fomos aspergidos pela agua benta, abençoada de modo especial da benção do jubileu, busquemos o Deus misericordioso o amor de Deus que quer o bem de todos. No evangelho de hoje acompanhamos Maria para encontrar Isabel, que a segue como exemplo na misericórdia, a criança de Isabel deu um pulo no seu ventre quando ouviu a saudação que foi de misericórdia, de paz, amor... com esta alegria seguindo o exemplo da Mãe de Jesus iniciamos no dia 20 de dezembro de 2015 o Ano Santo Jubilar na nossa Diocese de Zé Doca, abrimos a Porta Santa. Conclamo a todo o povo de nossa Diocese que aproveitem e vivenciem este Ano Santo, na simplicidade de nossa realidade que vivenciamos toda a programação do Ano Jubilar em nossa Diocese. Vamos fazer bonito e viver a misericórdia do Pai, pois Deus é misericordioso.





Seguindo os ritos no pós-comunhão aconteceu a posse de Padre Pedro Eduardo que será o novo Reitor do Seminário Propedêutico e da Escola Diaconal, onde o Vigário Geral da Diocese e Pároco da Paróquia Catedral de Santo Antonio, Padre Raimundo Brito fez a leitura do Decreto de Nomeação,  em seguida padre Pedro Eduardo fez a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade, concluindo este momento com a leitura da Ata de Posse e assinatura da mesma.






Seguindo Dom João Mais uma vez agradeceu a todo o povo de Deus ali presente, agradeceu aos padres que vieram de outras paroquias da Diocese, aos seminaristas do seminário maior e Propedêutico, parabenizou aos que concluíram e defenderam monografia dos cursos, agradeceu ainda a Padre Raimundo Brito por todo o empenho na organização desta solenidade e a todas as equipes que se empenharam nos trabalhos de toda a celebração. 









Fotos: Arlan Sousa 


Nenhum comentário:

Postar um comentário