OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 13 de março de 2016

SETOR DIOCESANO DA JUVENTUDE – DIOCESE DE ZÉ DOCA


    Caríssimos Reverendos da Diocese de Zé Doca e Vida Religiosa Consagrada. 

    É com muito entusiasmo e protagonismo juvenil que apresentamos a decisão de criarmos o Setor Diocesano da Juventude em nossa Igreja Local. 

    A proposta foi pensada logo após a escolha do novo Assessor para as Juventudes em nossa última Assembleia Diocesana de Pastoral, o Ir. Heider Costa - FSC

    O Setor Diocesano da Juventude nasce a partir do Documento 103, Estudos da CNBB, Intitulado: “Pastoral Juvenil no Brasil: Identidade e Horizontes”. Onde o capítulo V nos convoca dizendo:

    A comunhão, fruto da unidade, é anunciada pelo Evangelho e trabalhada permanentemente pela Igreja. Os discípulos missionários de Jesus Cristo se abrem a este convite e se empenham nesta busca. A organização diocesana, convicta desde valor e missão, convoca todas as forças para este objetivo comum. E para a área juvenil, não pode ser diferente! (DOC. 103, p. 57).

    Diante desse convite e imbuídos pelo desejo de dar um rosto mais dinâmico e juvenil para nossa Diocese, ao longo do ano de 2016, Ir. Heider – Assessor Diocesano do Setor da Juventude, vai organizar a melhor forma de unir todas as expressões, congregações e movimentos juvenis com a finalidade de construir um projeto Diocesano de Juventude. 

    Algumas razões para se criar o Setor Diocesano de Juventude:
  • Favorecimento do diálogo entre os segmentos, a partir de reuniões e algumas atividades conjuntas;
  • Maior visibilidade e produtividade da potencialidade juvenil na diocese;
  • Exercício constante de se pensar juventude a partir dos vários pontos de vista e da diversidade sociocultural, à luz do Evangelho de Jesus Cristo e dos documentos eclesiais.


    Os objetivos são fundamentados no próprio documento 103, que diz:
  • Fortalecer e dinamizar a Pastoral Juvenil diocesana a partir de todas as forças presentes;
  • Garantir espaço de reflexão, discernimento, tomada de posição e celebração conjunta;
  • Auxiliar a Igreja com suas comunidades na acolhida aos jovens, garantindo sua opção afetiva e efetiva por eles;
  • Auxiliar a diocese a responder com mais capacidade e resultados ao clamor dos jovens por vida plena em todas as suas dimensões.


    O Setor Diocesano da Juventude exerce uma verdadeira ação pastoral quando, em comunhão com as orientações da Igreja local, envolve a participação de todos e se organiza para atingir objetivos, para realizar alguns projetos, para provocar mudanças.

    Vale ressaltar que o Setor Diocesano da Juventude não substitui a organização própria de cada segmento, nem unifica a metodologia, espiritualidade, história... cada uma mantem seus planejamentos, formações e outros.

    Pedimos aos Párocos, os Religiosos e as Religiosas que incentivem os grupos já existentes nas paróquias a se integrarem e participarem das reuniões que posteriormente serão programadas. 

    Lembramos que preferencialmente o Ano de 2017 foi declarado no Maranhão o Ano da Juventude e muitas atividades conjuntas poderão ser frutos do Setor Diocesano da Juventude.


Dom João Kot, OMI                               Ir. Heider Costa, FSC
Bispo de Zé Doca                                     Coordenador do Setor Diocesano. da Juventude

Nenhum comentário:

Postar um comentário