OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

II EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA DOS SEMINARISTAS DA DIOCESE DE ZÉ DOCA - PARTE I




   A cada ano a Diocese de Zé Doca promove para os seus seminaristas durante o mês de julho, uma experiência missionária, experiência essa, que proporciona sem dúvidas um contato maior com o povo de Deus e com suas mais diversas realidades, seja no âmbito religioso, social ou mesmo político. Este ano de 2016, durante 15 dias, os seminaristas maiores e propedeuta, estiveram em missão na Paróquia de Santa Luzia do Paruá, onde juntamente com o padre Francisco Morais, Padre Pedro Eduardo, Padre Agnaldo, vários padres da Diocese e dezenas de missionários da Paróquia, fizeram
acontecer grandes coisas em nome de Deus. Formam visitadas centenas de famílias distribuídas em mais de 40 comunidades que cantaram, rezaram e se alegraram com a presença dos seminaristas e missionários em suas casas. Alegria para o povo, e com toda certeza aprendizagem e crescimento significativo para os seminaristas, conforme os mesmos descrevem abaixo:



     “Os 15 dias de missão para mim foi um momento para repassar aquilo que nos pede no Evangelho de Mt 28,16-20. Foi um tempo de graça na vida de todos os que ajudaram e participaram ativamente em anunciar sem medo, passando assim, de casa em casa, ouvindo as famílias, deixando uma mensagem e saído de todas elas com outra maior ainda, que destaco essas: a fé, a hospitalidade e o amor em acolher a Boa Notícia. Foi através da convivência que tivemos e dos momentos de: orações, cafés, viagens para os interiores, Evangelização e missas que era a programação de todos os dias, que conquistamos novos amigos, e ao mesmo tempo, pessoas para o reino de Deus.”

Fabrício Santos de Araújo - 1º ano de filosofia


      “O Papa Francisco, nos fala em um dos seus discursos que devemos ser uma Igreja em saída, missionária que vai ao encontro do povo. E foi isso que fizemos durante esses quinze dias de missão na Paróquia de Santa Luzia do Paruá. Anunciamos este Deus da vida como o nosso único e verdadeiro Salvador àquelas pessoas que ainda não o conhecia, pude perceber a carência, a necessidade que o povo tem de Deus. E nós como Igreja viva e discípula de Cristo Jesus, devemos ir ao encontro dessas pessoas, pois se o povo não vai até a Igreja, a Igreja deve ir até o povo. E sem dúvida esses dias de missão foi um fortalecimento para minha fé e minha vocação. ”

Cleiciano Barros de Oliveira - 1º ano de filosofia.


     “Todos nós como cristão batizados recebemos uma missão,
que é a de anunciar a boa nova de nosso Senhor Jesus Cristo, pois a própria palavra de Deus nos diz: “Ide fazei discípulos entre todas as nações” Mt 28,19. E quando realizamos esse pedido com amor, sem dúvida alguma, nossas forças são revigoradas. Nada acontece por acaso em nossas vidas, e essa missão foi uma das maiores graças que eu já recebi, um momento propício para alimentar ainda mais minha vocação, e está vendo de perto a realidade da diocese de Zé Doca, onde futuramente pela graça de nosso bom Deus servirei ainda mais quando sacerdote. Só tenho a agradecer a Deus por tudo.”

Mizael Farias Júlio - 1º ano de filosofia


      “Os 15 dias de missão realizada na Paróquia de Santa Luzia do Paruá, foram de fundamental importância para minha vida e caminhada vocacional, onde tive a oportunidade de conhecer, conviver e aprender com tantas pessoas maravilhosas, que necessitam de uma palavra, de um abraço, até de um simples sorriso. Foi uma oportunidade única de ouvir vários testemunhos de vidas alegres e tristes, mas que me tocaram bastante. E também um momento para conhecer e trabalhar as minhas dificuldades e viver aquilo que nos pede o Evangelho. Agradeço imensamente as pessoas que nos proporcionaram este momento de crescimento, conhecimento e fortalecimento vocacional. A Paróquia de Santa Luzia na pessoa do Padre Francisco e seus Paroquianos, ao nosso querido reitor do seminário maior, Padre Agnaldo e ao Reverendíssimo Dom João Kot, OMI. ”

Weverson Almeida - 1º ano de filosofia


     “É preciso abrir os olhos para o nosso chamado, a fim de que nossa missão seja cumprida com triunfo. Aos dias de missão em Santa Luzia do Paruá, vivi uma nova experiência, pois aprendi com aquele povo, pessoas que manifestaram a infinita misericórdia de Deus, vivencia essa que me trouxe uma paz interior, pois, anunciar o Evangelho não é para mim motivo de glória, é antes uma necessidade que me impõe; portanto que tenhamos sabedoria para cumprir nossa missão com amor.”

Jakson da Silva Alves - 1º ano de Filosofia


     “O anuncio do Evangelho é missão de cada cristão batizado, por isso cabe a cada um de nós ouvir ao chamado de Cristo e anunciar a Sua boa nova. E foi o que fizemos do dia 02 a 17 de julho na Paróquia de Santa Luzia do Paruá. A cada missão que realizamos, temos que nos colocar inteiramente a disposição para aprender com a realidade do nosso povo, principalmente aqueles que estão afastados da zona urbana. E para mim foi um grande aprendizado estar no meio do povo, e ouvir suas histórias de vida, com perdas e vitorias, um povo que nos ensinaram que nem sempre o ter significa felicidade, mais o necessário para viver, e a certeza de que Deus está nos abençoando é o suficiente para seguir a vida.”

Manoel Júnior - 2º ano de filosofia









Nenhum comentário:

Postar um comentário