OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 6 de setembro de 2016

VIII FORMISE – FORMAÇÃO MISSIONÁRIA PARA SEMINARISTAS

A VIII Formação Missionária para Seminaristas (FORMISE) aconteceu no Centro de Expansão Dom Vicente de Araújo Matos, em Crato CE, e reuniu cento e sessenta seminaristas vindos do Maranhão, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe, Ceará, Paraíba, Bahia e Belém do Pará, entre os dias 18 a 22 de julho, e a Diocese de Zé Doca foi representada pelos seminaristas Adauto Guerra e Marcinaldo Aguiar, que compõem o COMISE - Conselho Missionário dos Seminários do Regional NE5.

A temática foi muito bem escolhida dentro do ano jubilar da misericórdia “Vocacionados do Pai, missionários da misericórdia” com o lema “Vai e faze tu o mesmo” Lc 10,37.

O encontro iniciou-se no dia 18 com a Santa Missa, presidida por Padre Edson Bantin, que até a data vigente era reitor do seminário Maior da Diocese de Crato CE e Assessor do COMISE – Regional NE1, e logo após uma calorosa acolhida aos participantes.




No dia 19, o encontro iniciou com a Santa Missa presidida por Dom Edson de Castro, Bispo de Iguatú CE, e seguiu o dia com uma exposição do tema ”Vocacionados do Pai” ministrada por Padre Edson Bantin. E no período da Tarde, Irmã Annette Dumoulin, natural da Belgica, Fez uma belíssima exposição, resgatando a Memória de Padre Cícero Romão Batista (Padim Ciço) e sobre a missionariedade das romarias a Juazeiro do Norte CE.

No dia 20, aniversário da Morte de Padre Cícero, os seminaristas foram em romaria para a Capela de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Juazeiro do Norte CE, onde Padre Cícero está sepultado e junto com os romeiros assistiram a Santa Missa presidida por Dom Gilberto Pastana, nomeado Bispo Coadjutor de Crato CE, e logo após seguiram visitando os pontos de grande devoção dos romeiro de Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores.

No dia 21, após a Santa Missa presidida por Pe. Jaime C. Patias, IMC, Pontifícia União Missionária, onde o mesmo fez a exposição do dia com o tema “Missionários da Misericórdia”, a tarde houve um momento Mariano: “Maria, a Mãe da Misericórdia”, e encerou-se o dia com uma noite cultural.

No dia 22, o evento foi encerrado com a Santa Missa presidida por Dom Gilberto Pastana, que, recordando o período em que esteve no seminário e fazendo memória dos padres que influenciaram em sua formação, falou aos seminaristas durante a homilia sobre a importância de deixar-se formar. “É necessário compreender o que o Senhor nos diz e essa compreensão passa pela dimensão comunitária. Devemos fazer a leitura da vontade de Deus na comunidade. Precisamos lançar a semente”, disse. O lançar a semente, segundo Dom Gilberto, é ter a capacidade de deixar tudo para se tornarem pastores segundo o coração de Deus. “O seguimento a Jesus é constante. O Senhor está sempre nos fazendo. Devemos ser profetas que anunciam denunciando”, afirmou.

Sem dúvida o FORMISE 2016 foi uma experiência enriquecedora e gratificante, não somente para mim, mas também para os cento e sessenta seminaristas de todo o Nordeste que se encontraram no Centro de Expansão Dom Vicente, no Crato, para os cinco dias de formação missionária que tivemos. Sentir o entusiasmo dos seminaristas que estavam participando do evento e vi um brilho no olhar dos assessores convidados para palestrar, ao ver os futuros padres da Igreja participando de um evento de tamanha importância, foi motivador”. Marcinaldo Aguiar

Adauto Guerra e Marcinaldo Aguiar

Eu ainda não conheço toda a estrutura de formação para seminaristas, e confesso que fiquei impressionado com todo o processo formativo para a capacitação do seminarista no âmbito da missão exposto no FORMISE. Superou minhas expectativas, e aumentou ainda mais minha sede pela evangelização, pois, foi muito satisfatório estar lá e vivenciar esse momento ímpar”. Adauto Guerra

O Próximo FORMISE será na Diocese de Garanhuns, em Pernambuco, marcado para os dias 3 a 7 de julho de 2017.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário