OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

O COMIDI DA DIOCESE DE CAMPO LIMPO VISITA A DIOCESE DE ZÉ DOCA


No período de 29 de agosto a 09 de setembro de 2016 uma equipe representante do COMIDI da Diocese de Campo Limpo (Pe. Andrea Vascon e missionária Elisa ambos da Comunidade Missionária de Villaregia, Gilvan Bernardo de Souza e Sheila Leite) realizaram uma visita à Diocese de Zé Doca para conhecer diretamente algumas realidades eclesiais locais em vista da possibilidade de elaborar um projeto missionário entre as duas dioceses.

Dom João, junto com os párocos diretamente envolvidos, fizeram a proposta, para a nossa equipe, de conhecer sobretudo as comunidades rurais de quatro paróquias de uma mesma forania e situadas em três municípios ao longo da BR-316. Respectivamente: Paróquia São Francisco em Bom Jardim; Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Governador Newton Bello; Paróquia Santo Antônio (da catedral diocesana) e Paróquia São João Batista de La Salle e Nossa Sra. Aparecida, as duas na cidade de Zé Doca.

Ao longo da experiência vivenciamos a acolhida generosa do povo maranhense e a profunda fraternidade com Igreja em Zé Doca no contato com as paróquias e os organismos diocesanos. Primeira nossa etapa foi o seminário diocesanos, na capital maranhense São Luís, que nos recebeu com muito carinho e foi nosso ponto de apoio e hospedagem para a chegada e a volta em São Paulo.

Viajando em direção do território diocesano de Zé Doca alcançamos por primeiro a cidade de Bom Jardim. Em seguida Governador Newton Bello, deixando por última a sede diocesana para minimizar as longas viagens entre os vários pontos de apoio e hospedagem. Por cada paróquia reservamos uns dias para conhecer sobretudo algumas das comunidades rurais. Em cada uma pudemos encontrar as lideranças das comunidades, visitar algumas famílias, em particular os doentes e celebrar a Eucaristia, num clima de grande festa e gratidão.

Na véspera da nossa viagem de volta em São Paulo junto com Dom João e os padres das paróquias visitadas que nos receberam e acompanharam, realizamos um encontro de partilha sobre a experiência toda. Foi um momento muito simples e fraterno finalizado a iniciar um processo de síntese que possa nos levar a elaborar propostas concretas em vista da preparação de um projeto missionário a partir do ano de 2018.

Agradecemos de coração Dom João pela oportunidade que nos ofereceu de realizar a visita à sua diocese, os párocos que, junto com os irmãos das comunidades, nos acolheram e acompanharam sem poupar forças e tempo.






Nenhum comentário:

Postar um comentário