OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

ABERTURA DO ANO FORMATIVO DO SEMINÁRIO MAIOR DOM GUIDO MARIA CASULLO



          Os seminaristas depois de passar um período de férias com suas famílias, retornaram ao Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo da Diocese de Zé Doca –MA, no dia 28 de janeiro, ao passo que no dia 29 por ocasião da Santa Missa, foi celebrada a abertura oficial da casa de Formação do ano de 2017, por conseguinte esta foi presidida por sua Excelência Reverendíssima Dom João Kot, OMI e concelebrada pelo reitor Pe. Agnaldo Costa Oliveira. Este ano a casa conta com a presença de 12 seminaristas, sendo que 7 estão cursando a Filosofia e 5 a Teologia (o 13º seminarista está cursando a Teologia em Belém PA).

          No dia 30 de janeiro, houve a abertura do ano letivo do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA) onde os seminaristas cursam as disciplinas de Filosofia e Teologia. Este momento foi marcado pela celebração da Santa Missa, que aconteceu no auditório do Instituto, presidida pelo nosso Bispo Diocesano Dom João Kot, OMI, que em seguida ministrou a aula inaugural, como é conhecida, sendo que ambos os momentos são tradicionalmente presididos por um bispo do Regional NE 5.

          Na Santa Missa presidida por Dom João, estavam concelebrando o bispo de Balsas, Dom Enemésio, Pe. Agnaldo e os outros reitores dos seminários diocesanos e religiosos. Também marcaram presença os seminaristas veteranos e os novos que iniciaram os seus estudos acadêmicos, os religiosos e as religiosas, os professores e os funcionários da Instituição. Na aula inaugural Dom João fez uma belíssima abordagem sobre o tema: “Maria, mãe de Jesus, mãe de Deus e nossa”, onde destacou aspectos importantes da maternidade de Maria e a importância do exemplo dela para todos os católicos.

          A Diocese de Zé Doca se alegra pela oportunidade de iniciar mais um ano formativo dos seus seminaristas, pois, sem dúvidas, todos estes momentos foram propícios para agradecer a Deus e pedir por mais um abençoado ano de aprendizado para os futuros sacerdotes da Diocese de Zé Doca e das várias outras dioceses e congregações que são capacitados no IESMA. Que a exemplo de Nossa Senhora, sejam fiéis ao SIM e que por sua intercessão todos tenham um frutuoso ano formativo.

Por: Seminarista Enedino Ribeiro







   






 










Nenhum comentário:

Postar um comentário