OBJETIVO GERAL


OBJETIVO GERAL:
Evangelizar a partir de Jesus Cristo e na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida (Jo 10,10), rumo ao Reino definitivo.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

COMUNICADO EPISCOPAL




 FIAT MISERICORDIA TUA


       Envio a todo o povo de Deus da nossa Diocese saudações de paz e bem.

       Gostaria de informar os últimos acertos para nossa caminhada pastoral:

1. Padre Márcio Junior, pároco de Maracaçumé e Coordenador Diocesano de Ministros Extraordinários da Eucaristia, irá receber ajuda da Irmã Célia Sampaio da Congregação Missionária Filhas De Jesus Crucificado de Bom Jardim, para trabalhar na formação dos novos ministros. Padre Márcio Junior continua como Coordenador Diocesano e diretamente responsável pela formação nas foranias de São Pedro e de Nossa Senhora da Conceição, já a Irmã Célia assume a formação nas foranias de Santo Antônio e de Santa Luzia. 

       Trabalharemos ao longo deste ano de 2017 para termos em cada forania uma pessoa responsável pela preparação dos novos ministros Extraordinários da Eucaristia. E para melhorar esse trabalho, o Vigário Geral da Diocese, Monsenhor Brito, fica autorizado pelo Bispo a fazer as instituições dos novos ministros nas celebrações forâneas. 

2. Nosso querido Dom Carlo Ellena, hoje Bispo Emérito de Zé Doca, criou em 15 de maio de 2013 a Paróquia de São João Batista de la Salle e Nossa Senhora Aparecida, a qual, foi decretada, mas não foi instalada. Então, a partir de janeiro de 2015, Monsenhor Brito e eu, decidimos dar passos concretos para a instalação definitiva da nova Paróquia. Em 2015/2016 a comunidade paroquial começou a criar suas estruturas administrativas autônomas e decidiu pela construção da casa paroquial, que graças a Deus já foi concluída. E terá o Padre João Batista Silva e Silva como pároco da referida Paróquia. 

3. Também depois de conversar com o Padre Brito de Zé Doca e com Padre Paulo Ricardo de Governador Newton Bello, e ter consultado as lideranças das comunidades interessadas, recebi um parecer positivo e decidi atualizar o decreto da criação da nova Paróquia, transferindo para seu território todas as comunidades do município de Zé Doca, que até então foram atendidas pela Paróquia do município de Governador Newton Bello. Então, depois da posse de Frei Valdir em 07/01/2017, a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição atende somente as comunidades que se encontram no município Governador Newton Bello.

4. Padre Paulo Ricardo Teixeira Marques assumirá a Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus em Presidente Médici, e também será vigário da Paróquia Santa Luzia na cidade de Santa Luzia do Paruá.

       Agradeço ao Padre Paulo Ricardo por colaborar mantendo sigilo, pois sei que não foi fácil, mas como todos sabem foi por causa de um bem maior. 



5. Esperamos que os Padres envolvidos nas transferências acima citadas, possam agilizar as mudanças e logo após, acertaremos e anunciaremos as datas das posses.

       A todos desejo muitas bênçãos de Deus para a vida e a caminhada.



+Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca - MA

Zé Doca, 15 de fevereiro de 2017

Um comentário:

  1. Deus seja louvado por tantas maravilhs.A vida do cristão é vida de comunhão:comunhão com Deus e com os irmãos.

    ResponderExcluir