OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 3 de março de 2017

ZÉ DOCA, RECEBE O SEMINÁRIO 'LAUDATO SI E REPAM'







       Zé Doca, Maranhão - As Dioceses de Zé Doca, Pinheiro, Bacabal, Brejo, Coroatá, Caxias do Maranhão, Grajaú e a Arquidiocese de São Luís, no Maranhão, receberam entre os dias 17 e 19 de fevereiro de 2017, o Seminário “Laudato Sí e Repam” iluminado pela Encíclica do Papa Francisco Laudato SÌ (Louvado Sejas). O Seminário foi organizado pelo Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Diocese de Zé Doca. Desde 2016 a Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB e a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) têm promovido Seminários como este nos regionais da CNBB na Amazônia Legal, e que continuarão no decorrer de 2017.

      Além do contexto eclesiástico, o Seminário envolveu vários setores da sociedade civil, como ONGs, escolas e os governos municipal, estadual e federal, com a finalidade de construir “sinais de esperança em relação ao meio ambiente e a preservação da casa comum”.

    Participaram 120 pessoas entre lideranças indígenas, sertanejos, ribeirinhos, quilombolas, pescadores artesanais, geraizeiros, quebradeiras de coco, moradores das cidades, lavradores, pastorais sociais, educadores, sociedade civil organizada, religiosos/as, padres e bispos.

       No final do encontro, os participantes publicaram uma Carta Compromisso na qual cobram “que sejam ouvidos os clamores dos povos que há séculos cultivam as terras, respeitando a biodiversidade e que mostram por suas práticas que há alternativas sustentáveis; que sejam discutidos projetos de desenvolvimento com as populações afetadas, mostrando todas as informações e os relatórios de impactos socioambientais, mantidos frequentemente em segredo, apesar da Lei de acesso à Informação, e que o governo escute o povo mais do que discursem sobre seus planos e projetos”. 

     Os participantes também se propõem a “fortalecer a Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), criando um comitê regional com representação das dioceses e articulação Regional Nordeste 5 da CNBB das pastorais sociais, com apoio do secretariado do Regional; reconhecer e fortalecer as lutas locais nos territórios dos diferentes povos: indígenas, quilombolas, sertanejos, pescadores artesanais, geraizeiros, quebradeiras de coco, entre outros, e participar das manifestações sociais em defesa dos direitos dos trabalhadores e povos; dar atenção especial às lutas e iniciativas de mulheres com suas manifestações; assumir o cuidado com meio ambiente na preservação e na denúncia de toda e qualquer violência que venha ferir e matar os biomas maranhenses: Cerrado, Amazônia e Caatinga, com suas riquezas de biodiversidade humana, vegetal e animal na busca do Bem Viver; apoiar as juventudes na suas lutas e reivindicações por direitos e futuro digno.

          Sobre a Repam

     A Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam) foi fundada oficialmente em setembro de 2014. Abrange os nove países do bioma amazônico e os nove estados brasileiros ali situados – incluindo o território da Amazônia Legal. Os Seminários Laudato Sì estão sendo realizados nos vários cantos desse território, promovendo o diálogo das realidades locais com a encíclica do Papa Francisco. A região amazônica é um dos maiores berços de biodiversidade ecológica e cultural do planeta. A preocupação da Igreja com esta região é histórica e volta-se para o cuidado e proteção desta grande casa comum.
(OL, Assessoria de Imprensa REPAM/CM)


Fonte do Texto: http://br.radiovaticana.va                                                      

Colaboração: Irmã Osnilda Lima - Coord. de Comunicação REPAM - BR e;
Ministério de Comunicação  Social da RCC Zé Doca.             


















           









 



























Nenhum comentário:

Postar um comentário