OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 21 de outubro de 2017

IX AÇÃO MISSIONÁRIA DOS SEMINARISTAS DO MARANHÃO



   
            O Conselho Missionário dos Seminários (COMISE) é um organismo das casas de formação sacerdotal (Seminários) da Igreja Católica no Brasil. Conforme o Art. 2 do Estatuto do COMISE, este, tem como objetivo garantir uma sólida formação missionária aos candidatos ao sacerdócio. 

    Em virtude disso, aconteceu a IX Ação Missionária dos Seminaristas do Regional Nordeste V (Maranhão), realizada na Paróquia de Nossa Senhora das Dores – Diocese de Coroatá – cidade de Itapecuru Mirim, entre os dias 11 e 15 de outubro do ano corrente. Cujo o tema foi: Igreja em saída promovendo e defendendo a vida, e o lema: ''Jesus percorria todas as cidades e aldeias'' (Mt 9,35). 

   A missa de abertura da missão dos seminaristas foi presidida pelo padre Giuseppe Luigi, Reitor do Seminário São Bonifácio da Diocese de Viana, que atualmente é o assessor do COMISE – MA. Nesta mesma ocasião foi abençoada as cruzes missionárias, símbolo da fé católica e da missão dos cristãos e logo após foram distribuídas a todos os missionários.

       Os protagonistas dessa missão foram os 122 seminaristas diocesanos do Regional Nordeste V - Maranhão, dos cursos de Teologia, Filosofia e Propedêutico. No entanto, contou-se também com a participação efetiva dos seminaristas da Congregação do Coração de Jesus (Dehonianos) e os seminaristas Missionários do Sagrado Coração de Jesus (MSC). 

     Durante a semana missionária foram atendidas 55 comunidades, situadas na zona rural e urbana da cidade de Itapecuru. Mirim. As atividades realizadas foram: visitas às famílias, oração do terço, Celebração da Palavra, celebração da Santa Missa, encontro com os jovens, encontro com os coordenadores de comunidades, encontro com as crianças, encontro bíblico, Via Sacra a partir das dificuldades da comunidade.

    A missão encerrou no domingo, dia 15 de outubro, às 10 horas, com a Santa Missa presidida pelo Bispo de Coroatá, Dom Sebastião Bandeira e concelebrada pelos padres que atuaram na missão. Logo após a Solene Missa, houve o almoço para todos e em seguida todos se dirigiram para São Luís, retornando para as suas respectivas Casas de Formação. 




                           ORAÇÃO DO COMISE

Ó Deus de bondade, que em Cristo nos revelastes vosso plano de amor e salvação, olhai com bondade para a missão confiada à vossa Igreja de ser sacramento universal de salvação. Fecundai em nossos corações o ardor pela missão continental, para que levando a todos os povos vossa mensagem, façam com que todos sejam vossos discípulos missionários.
E fazei ainda, que desta terra, as sementes da fé cultivadas pelo labor de tantos missionários e missionárias, possam se transformar em nossas vidas num novo ardor profético e missionário. Maria, Mãe da Igreja, ajudai-nos a servir a Deus e aos irmãos na construção do Reino de justiça e paz. Por Cristo nosso Senhor. Amém.























    
















          





Nenhum comentário:

Postar um comentário