OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 21 de março de 2018

ACONTECEU ...

       

ENCONTRO NACIONAL ESPECIAL DE FORMADORES

 Entre os dias 9 e 11 de março, Padre Pedro Eduardo, Reitor do Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo, participou do Encontro Nacional Especial de Formadores que aconteceu no Centro de Estudos do Sumaré na cidade do Rio de Janeiro, cujo tema foi “O auxílio psicológico no processo formativo dos futuros sacerdotes” e teve a assessoria do Padre José Carlos dos Santos da Arquidiocese de Mariana – MG. 

Tendo como público-alvo padres e psicólogos que atuam na formação presbiteral, o encontro contou com a presença de 118 participantes, representando inúmeras Dioceses de nosso país.


Padre Pedro Eduardo assevera que este Encontro de Formadores foi um momento de estudos e orientações marcantes e proveitosas. “A dimensão humana é extremamente desafiadora na formação presbiteral. Então, é muito válido refletir sobre a utilização das competências psicológicas na admissão e na formação dos candidatos ao presbiterado”, avalia Padre Pedro Eduardo.


VISITA A COMUNIDADE DOS SERVOS DA DIVINA MISERICÓRDIA


Entre os dias 12 e 13 de março, Padre Pedro Eduardo visitou a Comunidade Servos da Divina Misericórdia no município de Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro.

Foi um momento de convivência com aquela Comunidade, conhecendo o carisma, a história e os trabalhos que atualmente os Servos da Divina Misericórdia realizam no âmbito espiritual e social. Naqueles dois dias, Padre Pedro Eduardo ainda celebrou missas e atendeu confissões dos membros da Casa.




“RECEBE POR ESTE SINAL O ESPÍRITO SANTO DOM DE DEUS”



Dom João Kot, OMI, Bispo de Zé Doca, esteve no dia 18 de março no Povoado Conquista, e na Comunidade Nossa Senhora da Consolata, Paróquia São João Batista de La Salle, presidiu uma Celebração Eucarística, com o rito do Sacramento da Confirmação. A Santa Missa foi concelebrada pelo Pároco, Padre João Batista, que antes da homilia, apresentou ao Bispo, os crismandos pertencentem a comunidade eclesial.


Dom João falou sobre o Sacramento da Confirmação e a importância deste sacramento na vida do cristão, onde recebemos os dons do Espírito Santo que nos acompanha por toda a vida.

Uma recepção calorosa foi preparada para recepção de Dom João nessa sua primeira visita ao Povoado Conquista.












SEMINARISTAS RECEBEM O LEITORADO


Na Solenidade de São José, Esposo de Maria, no dia 19 de março, no Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo, aconteceu a Missa na qual o Reitor do Seminário, Padre Pedro Eduardo conferiu – sob autorização expressa do Bispo Diocesano, Dom João Kot –  o Ministério do Leitorado aos seminaristas do terceiro ano de Teologia. A Solene Liturgia foi concelebrada pelos padres:  Manoel Romildo, Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Nova Olinda e Raimundo Almeida (Nato), Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Cândido Mendes – MA. Benfeitores do Seminário, seminaristas das Dioceses do Regional Nordeste 5, Religiosas e fieis da Paróquia de São Cristóvão marcaram presença.

O Ministério do Leitorado foi concedido aos seminaristas Enedino Ribeiro, da Paróquia Catedral de Santo Antônio, de Zé Doca; José Adauto, da Paróquia São João Batista, de São João do Caru; e Josivaldo Ramos, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Cândido Mendes.



Após a comunhão eucarística, Padre Clemilton Moraes, Presidente da OSIB NE 5 e Reitor do Seminário Arquidiocesano de Santo Antônio da Arquidiocese de São Luís, deixou sua mensagem, manifestando sua alegria com o rito celebrado e seu apreço com os três novos ministros. Posteriormente a Celebração Eucarística, ocorreu uma confraternização para todos os presentes. 

Roguemos a Deus Pai que abençoe estes seus servos, ministros da Palavra, e que eles, desempenhando com zelo o ministério que lhes foi confiado e anunciando a Cristo, glorifiquem o Pai que está nos céus, para que a Palavra de Deus seja cada vez mais viva no coração dos homens.


       









Nenhum comentário:

Postar um comentário