OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

COMUNICADO EPISCOPAL


Resultado de imagem para brasão episcopal de dom joão kot




Dom João (Jan) Kot, OMI
 Bispo de Zé Doca
 Maranhão – Brasil


Ao Povo de Deus da nossa Diocese de Zé Doca. Amados Filhos e Filhas, saudações em Jesus Cristo envio.

    Por necessidades e razões superiores e importantes, tenho que fazer ainda neste fim de ano algumas transferências. Não me agrada isso, mas para garantir o bem e a integridade de uns, sinto-me obrigado a agir, tomando umas decisões que julgo necessárias. Como, até agora pude contar com a compreensão de todos os envolvidos, espero que vocês, meus amados Filhos e Filhas, também colaborem e ajudem nesta situação.

Resultado de imagem para padre alvelino silva santos 
1.     Transfiro o Revmo. Padre Alvelino da Silva Santos da Paróquia São João Batista em São João do Caru para o ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cândido Mendes.

2.   Com a transferência do Padre Alvelino fica vago o cargo de Vigário Forâneo da Forania Santo Antônio; Para assumir esta missão nomeio o Revmo. Padre André Luís Brás Lima (até o fim do mandato - 28 de fevereiro de 2019).

Resultado de imagem para padre andre luis braz lima








Resultado de imagem para padre raimundo pereira de almeida
3.  Transfiro o Revmo. Padre Raimundo Pereira de Almeida (Nato) da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cândido Mendes para o ofício de Pároco da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus em Presidente Médici.





4. Transfiro o Revmo. Padre Paulo Ricardo Teixeira Marques da Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus em Presidente Médici para o ofício de Pároco da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré em Luís Domingues.

Ao mesmo tempo, a partir do dia 17 de outubro de 2018, nomeio o Padre Paulo Ricardo Teixeira Marques como representante legal da Diocese e meu (através de uma Procuração Pública), para tratar de todos os assuntos da fazenda de Cândido Mendes, conhecida como Sítio do Pica-Pau Amarelo. Agradeço ao Revmo. Padre Cosmo de Sousa Almeida por cuidar deste caso ao longo do último ano.

5. Ao Revmo. Monsenhor Raimundo Brito dos Santos, nosso Vigário Geral, agradeço por cuidar da Paróquia São João Batista e Nossa Senhora de Nazaré em Luís Domingues nos últimos meses, e peço que continue no ofício de Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja em Godofredo Viana.

6.  Transfiro o Revmo. Padre Emerson Adriano Mendes de Andrade do ofício de Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro  de Governador Nunes Freire para o ofício de Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista em São João do Caru.

Resultado de imagem para padre emerson adriano
7.    Peço aos Padres transferidos que assumam seus novos trabalhos até o dia 05 de novembro de 2018, com todos os direitos e responsabilidades de seus ofícios. Que se deixe para os sucessores e a Cúria Diocesana os relatórios, que são indispensáveis nos casos de transferência de uma administração para a outra. As posses canônicas vamos marcar logo depois.
  
Agradeço do fundo do meu coração a todos os Padres pela cooperação. Cada um dos senhores sabe bem as motivações, pois na medida do possível, tentei ser transparente.
Espero de vocês, meus Filhos e Filhas da Diocese de Zé Doca a mesma abertura e aceitação. Se não fossem as razões sérias ninguém faria tudo isto na véspera de festas, com as Assembleias Forâneas já marcadas e o fim do ano chegando.

Peço vossas orações por todos e por tudo, e as minhas prometo.
Vos abençoo em nome do + Pai e do + Filho e do + Espírito Santo. Amém.

  
Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano


Zé Doca, 19 de outubro de 2018

15 comentários:

  1. PArabéns a todos que contribuíram pelo projeto de Deus e que conrinua a missão em casa cada uma destas novas paróquias, e peço ao bom Deus e a virgem Maria que os abençoe e que a próxima seja a nossa paróquia também a receber um de voz.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia a todos, isso é uma injustiça que o Nosso Bispo Dom João está fazendo com Nossa Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Presidente Medici.Padre Paulo Ricardo é uma pessoa preparada, instruída por Deus que veio fortalecer, unir,ajudar,incentivar e levar a evangelizacao a todoa os coracoes que precisam da palavra de Deus e de um profeta ungido pelo amor de cristo, para guiar seu rebanho. Nós pedimos encarecidamente ao Bispo Dom João, não faça isso com Nossa pequena comunidade carente, deixe nosso Padre Paulo Ricardo ficar mas uns anos com na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Todos os fiéis iremos fazer um abaixo assinado para enviar ao Bispo Dom João e chamaremos para o nosso padre ficar em nossa Paróquia.

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe a missão dada a cada sacerdote do Senhor..

    Onde mandares eu irei..

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente nossa paróquia Santa Teresinha do menino Jesus de Presidente Médici ou melhor nos paroquianos não recebemos essa notícia com sorriso nos lábios 🙁recebemos em meios de prantos pois Padre Paulo Ricardo tens feito um bem incalculável a nossa comunidade resgatando fiéis, ovelhas q estavam se desgarrando e não mais se reconhecendo católicos. Paulo Ricardo nos mostrou um novo jeito de ser igreja de sermos irmãos. Rezamos para q isso possa ter volta pois queremos continuar com esse servo de Deus q hora foi enviado para restaurar nossa comunidade com seu novo jeito de evangelizar,e q agora tão de repente é nos tirado tão precocemente.
    Rogo a Deus q se possa ter volta
    Queremos padre Paulo Ricardo ainda nao estamos preparados p dizer adeus ou quem sabe um até logo.
    ELE FICA é o q encarecidamente pedimos.

    ResponderExcluir
  5. Que Deus abençoe a missão de cada um....

    ResponderExcluir
  6. Mt triste saber dessa notícia hj, não q outro padre não possa ser bem vindo à nossa paróquia Santa Teresinha, em Presidente Médici, mas é mt cedo, por certo o trabalho do Pe. Paulo Ricardo em nossa paróquia ainda não está concluído.E falo isso em nome de mts fiéis, q gostariam de ter a oportunidade de falar pessoalmente, nossos trabalhos aqui com ele ainda estão em desenvolvimento.Não façam isso com a gente,Pe.Ricardo é as nossas mãos...

    ResponderExcluir
  7. Mt triste saber dessa notícia hj, não q outro padre não possa ser bem vindo à nossa paróquia Santa Teresinha, em Presidente Médici, mas é mt cedo, por certo o trabalho do Pe. Paulo Ricardo em nossa paróquia ainda não está concluído.E falo isso em nome de mts fiéis, q gostariam de ter a oportunidade de falar pessoalmente, nossos trabalhos aqui com ele ainda estão em desenvolvimento.Não façam isso com a gente,Pe.Ricardo é as nossas mãos...

    ResponderExcluir
  8. A comunidade de Santa Teresinha recebe esta notícia com tristeza. Nosso padre Paulo Ricardo acaba de chegar e resgatar tantas pessoas para a igreja e temos tantos projetos que ainda precisam de muito cuidado para crescer. Não se abandona as plantas que ainda estão com raízes se agarrando a terra. D. João nos conceda mais um tempo. Veja com carinho nosso pedido.

    ResponderExcluir
  9. Com pouco mais de 1 ano e meio de permanência na paróquia de santa Terezinha do menino Jesus aqui em presidente Médici o padre Paulo Ricardo serviu como uma injeção de animo e fe entre os fieis católicos de nossa comunidade, eu mesmo me reaproximei da igreja nesses período. Tal notícia e recebida com tristeza por todos sabemos das capacidades de seu substituto, porem acreditamos de padre Paulo ainda tem muito a contribuir para nossa paróquia. Pedimos então que seus superiores hierarquicamente revejam suas decisões e permita sua permanência ate Findar o período máximo de 5 anos.

    ResponderExcluir
  10. Fico muito feliz,em saber que nosso paroco continua sendo pe. Brito. E que terá mais tempo para desenvolver a evagelização principalmente nos. interiores da cidade.pois em poucos meses vimos como tem compromisso com seu trabalho lhe confiado. Ser um pai espiritual. Meus Deus neste momento te agradeço por te me dado a resposta tão rapida do que lhe pedir. Obrigada senhor,pois sei que vós sabe das nossas necessidades. Amém!

    ResponderExcluir
  11. Dom João Kot através de Deus, sempre vem sendo um bom pastor diante de suas ovelhas. Que Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  12. Gente entendam que a missão é assim vocês fazendo isso da como rejeição aos outros Padres.recebam o novo padre com carinho e aceitem a decisão do Bispo

    ResponderExcluir
  13. A providência de Deus e perfeita, não falha nunca. Ela muitas vezes nos coloca em situações não muito agradáveis,mas pela fé devemos aceitar com amor filial.

    ResponderExcluir
  14. Dom João, sua inspiração e sabedoria para tomar as melhores decisões para nossa Diocese de Zé Doca, vem do Espírito Santo. Que Deus abençoe sempre.

    ResponderExcluir