OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 5 de outubro de 2018

ENCONTRO DIOCESANO DO MINISTÉRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA RCC DA DIOCESE DE ZÉ DOCA




Encontro Diocesano do Ministério de Comunicação Social da RCC da Diocese de Zé Doca


     Nos dias 29 e 30 de setembro, a Renovação Carismática Católica da Diocese de Zé Doca realizou o seu primeiro encontro diocesano do Ministério de Comunicação Social.  O Encontro aconteceu no Centro Pastoral São João Paulo ll na cidade de Zé Doca, e foi pautado na apostila 1 do Ministério de Comunicação Social, que oferece a formação específica do Ministério.
   Além do rico conteúdo da apostila que trata da comunicação em toda a RCC, os comunicadores estudaram sobre a identidade visual, representações gráficas das moções atuais do Movimento, além de receberem outros direcionamentos do núcleo nacional e dicas práticas de atuação a nível diocesano. O SAVIC (Sistema de Apoio à Vida Carismática) também foi apresentado aos comunicadores. Ele auxilia o contato entre os membros de diversas instâncias e também pode aproximar os Grupos de Oração de quem nunca teve a oportunidade de fazer a experiência do Batismo no Espírito Santo.
    “Entre os capítulos que compõem a apostila, está aquele que eu julgo ser de extrema importância para que entendamos o porquê de estudarmos sobre comunicação dentro da RCC: ‘A história da comunicação na Igreja Católica’. Estudando este tema, compreendemos a comunicação como algo inerente à criação humana e indispensável para a promoção e defesa da fé. Passamos a entender como a Igreja fez uso de todos os meios disponíveis em cada época, e como o Concílio Vaticano ll veio solidificar o uso dos meios de comunicação como instrumentos de ação pastoral e de evangelização. A partir daí, nesse momento de ‘abertura’ da Igreja às novas tecnologias, entendemos que o surgimento da RCC há 50 anos foi fruto de fato da providência divina, que assim quis um movimento comunicativo, nascido num momento favorável. Temos também outros assuntos de extrema importância contidos na apostila como a espiritualidade do comunicador, a atuação do Ministério no movimento e no grupo de oração, que é o ponto principal de atuação do comunicador”, disse Dalton que coordena o Ministério no Estado.
   Além de João Victor, que é o coordenador diocesano do Ministério de Comunicação Social e dos demais comunicadores carismáticos da Diocese de Zé Doca, o encontro acolheu também a coordenadora do Ministério na Diocese de Pinheiro, Luciana Guterres, Maria Francisca que coordena o Ministério na Diocese de Viana e Leticia Barone, comunicadora do amor na Arquidiocese de São Luís, além da coordenadora do Ministério na Diocese de Coroatá, Luzivane Galvão, responsável por parte das formações no Encontro.
    João Victor, coordenador diocesano do Ministério disse que o Encontro foi um divisor de águas na Diocese e que as orientações contidas na apostila e nos demais direcionamentos irão ajudar e contribuir para o fortalecimento da missão na Diocese. Já temos frutos imediatos, com irmãos que saíram do Encontro com um olhar renovado a respeito da missão, e comprometidos a atuarem com mais amor na missão. Alguns já irão assumir a missão em suas cidades. Glória a Deus por tudo isso.”
       O Ministério de Comunicação da RCC Maranhão tem priorizado neste ano de 2018, a formação específica do Ministério, contida nesta apostila 1. Uma das metas para 2019 é ofertar cursos de ordem técnica, voltados para fotógrafos, designers gráficos e produção de vídeo.
Por: Ministério de Comunicação Social da RCC Maranhão






Nenhum comentário:

Postar um comentário