OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ORDENAÇÕES PRESBITERAIS


A Diocese de Zé Doca ganhou mais dois padres para o fortalecimento da ação evangelizadora nessas terras do noroeste maranhense. Luís Henrique Nina Baltazar e Emerson Adriano Mendes de Andrade: esses são os nomes dos mais presbíteros da Diocese de Zé Doca. As missas das ordenações presbiterais foram presididas pelo Bispo Diocesano, Dom João Kot, OMI, e concelebradas pelo clero diocesano de Zé Doca e padres oriundos de outras Dioceses. Contaram-se ainda com a presença de Diáconos, Religiosas, seminaristas e grande número de fieis.

PADRE LUÍS HENRIQUE NINA BALTAZAR


Na Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, dia 12 de outubro de 2018, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Cândido Mendes, às 19 horas, foi realizada a Ordenação Presbiteral do Diácono Henrique Baltazar. “O Senhor fez em mim maravilhas” (Lc 1,49) foi o lema escolhido para a Solene Eucaristia pelo neossacerdote Henrique Baltazar, que servirá por tempo indeterminado como Vigário Paroquial na Paróquia São Sebastião em Carutapera.












PADRE EMERSON ADRIANO MENDES DE ANDRADE

No dia 13 de outubro de 2018, na Paróquia São Sebastião em Carutapera, às 9 horas, foi realizada a Ordenação Presbiteral do Diácono Emerson Adriano. A passagem bíblica “Serás profeta do Altíssimo” (Lc 1,76) foi escolhida pelo neossacerdote Emerson Adriano como lema da Solene Celebração Eucarística, na qual também foi lida sua Provisão Canônica e nomeação como Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Governador Nunes Freire.











             








   



PRIMEIRAS MISSAS

No dia 14 de outubro, às 7 horas, Padre Henrique Baltazar celebrou sua primeira missa na Comunidade Nossa Senhora de Nazaré na Vila Distrito Estardarte em Cândido Mendes e às 19 horas, na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, também em Cândido Mendes.

No dia 14 de outubro, às 9 horas, na Matriz de São Sebastião em Carutapera, Padre Emerson Adriano celebrou sua primeira missa e às 19 horas, presidiu a Eucaristia na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Governador Nunes Freire. 

Biografia do Padre Luís Henrique Nina Baltazar

Nasceu aos 23 de outubro de 1990, na Vila Distrito de Estandarte, município de Cândido Mendes. Filho de José de Assis Ferreira Baltazar e Delcimeire de Maria Evangelista Nina. Foi batizado por Padre Dante Barbantti, na Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, em Estandarte aos 15 de agosto de 1993 e a Primeira Eucaristia no dia 14 de agosto de 2002 das mãos de Padre Francisco Moraes.

Iniciou seus estudos na Escola Maternal Sagrada Família no período de 1993 á 1996, cursou os estudos primários na Escola Municipal João Jorge Filho no período de 1998 à 2001, em 2002 cursou a 5ª série na Escola Municipal Sofia Jorge Cruz. Em 2003 passou a residir em Ananindeua - PA, cursando assim a 6ª e 7ª séries na Escola Estadual Jornalista Romulo Mayorana nos anos 2003 e 2004. Em 2005 cursou a 8ª série na Escola Estadual Cândido Horácio Evellim.Concluiu o Ensino Médio na Escola Estadual Dr. Agostinho Monteiro no período de 2006 a 2008.

Residindo em Ananindeua foi membro da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, pertencente à Paróquia Divino Espírito, da Arquidiocese de Belém do Pará. Nesta comunidade, desenvolveu atividades pastorais sendo coroinha, membro do Grupo de Oração Sagrada Família de Nazaré, da Renovação Carismática Católica, e recebeu o Sacramento da Confirmação numa Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta, então Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará no dia 01 de junho de 2006 na Igreja Matriz da Paróquia Divino Espírito Santo.

Ingressou no Seminário Menor Sagrada Família em Zé Doca, no dia 08 de março de 2010 e no Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo em São Luís, no dia 26 de janeiro de 2011. Cursou Filosofia (2011-2013) e Teologia (2014-2017) no Instituto de Estudos Superiores do Maranhão.

Foi ordenado Diácono por Dom João Kot, OMI, no dia 18 de novembro de 2017 na Catedral Diocesana de Santo Antônio na cidade de Zé Doca. Exerceu seu ministério diaconal na Paróquia Santo Eugênio de Mazenod, na cidade de Cochabamba – Bolívia no período de fevereiro a junho de 2018 e na Paróquia de São Sebastião no período de junho a outubro de 2018. 

Biografia do Padre Emerson Adriano Mendes de Andrade 

Nasceu no dia 26 de abril de 1989, na cidade de Carutapera - MA, filho de Jorge Pereira de Andrade e Maria Valdelina da Luz Mendes, o terceiro de seis irmãos. Recebeu o Sacramento do Batismo no dia 3 de dezembro de 1989, na matriz de São Sebastião pelo então pároco Padre Mario Racca. Em 8 de dezembro de 1999, recebeu a primeira Eucaristia na mesma Igreja matriz, também com Padre Mario Racca. 

Estudou a Educação Infantil na Escolinha Padre Luciano Gariglio, estudou a Educação básica (fundamental e médio) no Centro de Ensino Dr. Tarquínio Lopes Filho entre 1996-2006. De 2007 a 2010 cursou Pedagogia no CEERSEMA. Antes de ingressar no Seminário trabalhou como professor e posteriormente como Gestor na Unidade Escolar Adilson Dourado no povoado Ilha de Fora neste município de Carutapera. 

Ingressou no dia 8 de março de 2010, no Seminário Menor Sagrada Família em Zé Doca, sendo acolhido e acompanhado pelo padre José Raimundo da Silva. No dia 11 de novembro de 2010, recebeu pelas mãos de Dom Carlo Ellena, o Sacramento da Confirmação. No dia 28 de janeiro de 2011, ingressou no Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo em São Luís, onde cursou Filosofia (2011-2013) e Teologia (2014 -2017).

No dia 18 de novembro de 2017, foi ordenado Diácono pela imposição das mãos de Dom João Kot na Catedral de Santo Antônio em Zé Doca. O ministério diaconal foi vivenciado em duas realidades: na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Governador Nunes Freire – MA e no projeto missionário de nossa Diocese, na cidade de Llallagua – Potosi – Bolívia, junto aos Padres Oblatos de Maria Imaculada.


Um comentário:

  1. Belisimas ordenações que Deus lhe conceda muita perseverança e muita força e fé pra está missão

    ResponderExcluir