OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

COMUNICADO EPISCOPAL


Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
Maranhão – Brasil


“FIAT MISERICORDIA TUA”


Comunicado Episcopal Nº 01/2019

Amados - o Povo de Deus, o Clero, os Religiosos e as Religiosas - gostaria de anunciar a todos as últimas nomeações para os serviços na Diocese:

1. Nomeio para o oficio de Vice-Reitor da Escola Diaconal Bom Samaritano, Padre Manoel Romildo Cardoso Gois.
O Padre Romildo também vai assumir o oficio de Diretor Espiritual do Seminário Maior Dom Guido Maria Casullo, com o Padre Alvelino da Silva Santos, que está sendo confirmado como Diretor Espiritual do mesmo Seminário. 

2. Para o Seminário Propedêutico Sagrada Família, em Zé Doca, como Diretores Espirituais, nomeio o Padre José Raimundo Pinheiro e confirmo o Padre Romildo. 

Sou grato ao Padre Pedro Eduardo e Padre André pelos trabalhos sérios e por darmos passos significativos no atendimento da primeira etapa da formação ao presbiterado. Agradeço, ao Padre Romildo e Padre José Raimundo Pinheiro pela boa vontade de cooperar para atender as necessidades espirituais dos seminaristas. Boa sorte na missão. 

3. Nomeio para o serviço de animadores da pastoral vocacional nas foranias:
- Padre Luís Henrique Nina Baltazar – Forania N. Sra da Conceição;
-  Padre Márcio Junior de Jesus Sodré – Forania São Pedro;  
-  Padre Valdeci da Silva Moreno – Forania Santa Luzia;
- Padre Emerson Adriano Mendes de Andrade – Forania S. Antônio.
   Os Padres acima citados vão integrar o Conselho Diocesano de Formação. Mais detalhes sobre a sua missão no serviço às vocações divulgaremos nos tempos oportunos. Obrigado pela aceitação.
4. Autorizo e nomeio como os meus delegados para a instituição dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e dos Ministros da Palavra:
- Nas foranias: N. Senhora da Conceição e São Pedro – Monsenhor Raimundo Brito dos Santos (o Vigário Geral da Diocese) e, 
- Nas foranias: Santa Luzia e Santo Antônio – Padre Erenaldo Pereira Caxias.
   Peço aos párocos que evitem marcar a instituição destes ministérios por ocasião da visita do Bispo nas paróquias. A formação será feita somente a nível da forania e combinamos que serão eventos forâneos de instituição e de envio. 

5. Depois das eleições para o Conselho Presbiteral (18.12.2018, em Santa Luzia do Paruá), apresento o novo Conselho Presbiteral da Diocese de Zé Doca, com o mandato de três anos (01.01.2019 a 31.12.2021):
- Monsenhor Raimundo Brito dos Santos – Vigário Geral,
- Padre Agnaldo Costa Oliveira,
- Padre Paulo Ricardo Teixeira Marques,
- Padre João Silvino Figueredo Neto, OMI,
- Padre Márcio Junior de Jesus Sodré,
- Padre Manoel Romildo Cardoso Gois,
- Padre Francisco Costa Morais,
- Padre Erenaldo Pereira Caxias,
- Padre André Luís Brás Lima.

Agradeço a todos os conselheiros que ao longo do mandato anterior cooperaram zelosamente comigo na administração da Diocese. Ao novo Conselho Presbiteral desejo muita sabedoria e disponibilidade para o serviço que está assumindo.     

     O tempo perdido é o tempo que vivemos e não aprendemos nada. Por tudo que a vida me ensinou no ano de 2018, agradeço a Deus. Por todos que encontrei, agradeço a Deus. E peço, do fundo do meu coração, que Deus vos dê um ano novo de 2019 muito abençoado, cheio de paz, saúde e alegrias santas, nas provações muita esperança, nas felicidades muita gratidão e no dia a dia, na família e comunidade, muito amor. Com minhas bênçãos e orações,



Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano


 Zé Doca, 01 de janeiro de 2019

Um comentário:

  1. Maravilhas fez o senhor!

    É sempre bom lembrar que todas essas mudanças é para o bom andamento do pastoreio, isso é o que sempre tem feito Dom Joa Kot com muita sabedoria, parabéns a você Dom João e a todos os seus colaboradores, louvo a Deus pela sua existência Deus seja sempre louvado por suas acaçõ.

    ResponderExcluir