OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sexta-feira, 22 de março de 2019

DIOCESE DE ZÉ DOCA EM MISSÃO PERMANENTE


“A missão é uma paixão por Jesus e, simultaneamente, uma paixão a seu povo” (E. G. nº2)


     Ocorreu nos últimos dias 15, 16 e 17 de março de 2019, nas Paróquias de Boa Vista do Gurupi e Maracaçumé, o primeiro retiro Paroquial das Santas Missões Populares (SMP) reunindo centenas de missionários/as dando início a um processo de formação missionária contínua, a fim de atender uma das urgências da CNBB, em sermos uma Igreja em Estado Permanente de Missão.

    Este processo de formação missionária em nossa Diocese, resulta no fato de que na Assembleia Diocesana de Pastoral realizada em novembro de 2015, elegemos como a primeira das prioridades a realização das Santas Missões Populares em nossa Diocese como instrumento de formação e animação missionária. Nesse sentido em 2016 formou-se o Conselho Missionário Diocesano (COMIDI) que a partir de 2017 assumiu o compromisso de conduzir todo o processo das SMP em toda à Diocese na perspectiva da Missão Permanente. O processo deu-se início a partir da Forania Santa Luzia, que já está no seu terceiro ano de formação através de retiros, formações, mutirões... Visando não tão somente a grande semana missionária, e sim, formar missionários/as para a missão permanente.

    Agora chegou a vez da Forania São Pedro que deu início a esse bonito projeto no segundo semestre do ano passado e realizará o primeiro retiro interparoquial e paroquial, dando início agora aos blocos de atividades que ocorrem ao final de cada retiro.

    As próximas Foranias a darem início a essa bela proposta das SMP, serão as Foranias de Santo Antônio (que já tem agendado um dia de encontro para aprofundamento da proposta aos Padres, Religiosos e Religiosos da Forania para o dia 14 de setembro em Bom Jardim) e a Forania Nossa Senhora da Conceição.

    Nosso povo tem sede de Deus! Tem necessidade de uma presença acolhedora sem a correria dos dias atuais. Temos que continuar caminhando e falando desse amor de Deus no nosso trabalho nas nossas famílias e principalmente com as nossas Ações.





























































































3 comentários: