OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 5 de março de 2019

PARÓQUIA SÃO SEBASTIÃO EM CARUTAPERA CELEBRA 50 ANOS DA PRESENÇA MISSIONARIA DE MONSENHOR MÁRIO RACCA




     A Paróquia São Sebastião, na cidade de Carutapera, celebrou com alegria cinquentenário da presença de Monsenhor Mário Racca, neste dia 02 de março. Na ocasião todas as comunidades, pastorais, movimentos e grupos prestaram suas homenagens e agradecimentos ao Vigário Emérito.
A programação, iniciou com caminhada, sendo conduzida pelo Mowag, veiculo adquirido por Monsenhor Mário Racca na década de 1970, para o uso em atividades pastorais.  O carro é um patrimônio material da cidade que se identifica imediatamente com o seu vigário mérito que o utilizava nas visitas às comunidades do interior. 
A santa missa foi presidida com muita emoção por Monsenhor Mário Racca que cumprimentou cada um dos sacerdotes concelebrantes presentes: Pe. Paulo Ricardo, Pe. André Brás, Pe. José Raimundo Pinheiro, Pe. Henrique Baltazar, Pe. Agnaldo Oliveira e D. João Kot, bispo diocesano. 
       A liturgia foi preparada de maneira cuidadosa, saudando a todo momento as realizações do vigário emérito da cidade, destaca-se aqui, seus múltiplos trabalhos sociais, que por anos ajudaram famílias carentes da cidade, como por exemplo, doação de canoas e redes de pesca, contribuição financeira a famílias em estado de vulnerabilidade, projeto de apicultura e agricultura, curso de corte e costura e outras ações de cunho social.
Visivelmente emocionado, Pe. Agnaldo Oliveira, pároco de Carutapera, agradeceu o empenho da comunidade e o carinho dispensado a Monsenhor Mário Racca nestas cinco décadas.  O prazer de conduzir a paróquia tendo a seu lado o mesmo homem que o acolheu pastoralmente e o enviou ao seminário. 
Após a missa várias homenagens foram realizadas, discursos que resumiram de maneira emocionante os anos de dedicação e amor pastoral. Destaca-se ainda, o depoimento da família, que mesmo distante, mandou sua saudação de carinho e parabenizou monsenhor Mário. O senhor Aldo Cardoso, em forma de poesia, descreveu minuciosamente todo o percurso missionário, desde o contato inicial com o povo, passando por suas obras sociais e pastorais.

   O itinerário de monsenhor Mário Racca em solo carutaperense, tem início da tarde do dia 02 de março de 1969, quando o mesmo vindo de São Luís juntamente com Dom Guido Maria Casullo, bispo emérito, Padre Luciano Gariglio e outro padre representante da CEIAL (Conferência Episcopal Italiana para América Latina).








Um comentário:

  1. Maravilha, como é bom sabermos do tão grande compromisso desse homem de Deus renunciou a Ci mesmos para servir os outros, rogo a Deus por ele para recebe o senhor todas as graças necessária para triunfar na glória celestial. Deus continuará o abençoando... PAZ e bem.

    ResponderExcluir