OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 8 de junho de 2019

DIOCESE DE ZÉ DOCA PARTICIPA DA ASSEMBLEIA DO COMIRE


  A Diocese de Zé Doca, representada pelo Conselho Missionário Diocesano (COMIDI), participou entre os dias 31 de maio e 02 de junho de 2019 da Assembleia do Conselho Missionário Regional (COMIRE), na cidade de Paraibano, Diocese de Balsas.

    A Assembleia abordou acerca da natureza e finalidade dos COMIDIs e COMIPAs (Conselhos Missionários Paroquiais), organismos que respondem em nível de uma Igreja particular, pela animação, articulação, formação, organização e cooperação missionária. Refletiu-se, também, sobre o mês missionário extraordinário (outubro de 2019), que tem como objetivo reavivar a consciência batismal do povo de Deus em relação à missão da Igreja; despertar a consciência da missão Ad gentes e retomar, com novo impulso, a transformação missionária da vida e da pastoral e, nesse sentido, trazendo propostas concretas a níveis Internacional, Nacional, Regional, Diocesano e Paroquial – para toda a Igreja. Em comunhão com a mesma reflexão, abordou-se, também, sobre o Sínodo para a Amazônia, uma feliz coincidência com o mês missionário extraordinário. A reflexão pautou-se acerca dos novos caminhos que a Igreja é convidada a encontrar, a fim de ser uma presença efetiva na região Amazônica, buscando responder aos grandes desafios nela encontrados. Não obstante a todas essas importantes abordagens, o centro da pauta da Assembleia do COMIRE deu-se em torno do Programa Missionário Nacional – PMN, já considerado na Assembleia da CNBB 2019.

  O PMN, reconhecendo a pluralidade de metodologias missionárias em todo o país, com grau menor ou maior de organização, tem por objetivo oferecer por propostas, a partir da escuta dos vários regionais, por meio das Assembleias dos COMIREs, para uma ação missionária que tenha pontos comuns, no intuito de se obter uma maior comunhão missionária na Igreja do Brasil, preservando aquilo que é particular e, simultaneamente, com referenciais comuns. O PMN pôs em destaque, sobretudo, que “embora exija a participação e a responsabilidade pessoal, a missão é sempre tarefa Eclesial, de cunho comunitário. Não é prioridade particular restrita a alguém ou a um grupo” (Cardeal Dom Sérgio da Rocha). Portanto, a missão é compromisso de toda a Igreja.






















Nenhum comentário:

Postar um comentário