OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 24 de novembro de 2019

COMUNICADO EPISCOPAL




   













Dom João (Jan) Kot, OMI

Bispo de Zé Doca

  Maranhão – Brasil


                                                 “FIAT MISERICORDIA TUA


       Amado Povo de Deus, minhas bênçãos vos envio, minhas orações vos asseguro!

     Nas Sagradas Escrituras, percebemos que os verbos que expressam as ações de Jesus são de movimento. Por isso, Sua Igreja é dinâmica, está em movimento, impulsionada nos dias atuais pelas palavras do Papa Francisco que sempre nos pede uma “Igreja em saída”. Assim, vivendo na unidade a pluralidade da nossa missão na Diocese de Zé Doca, com este Comunicado, formalizo e anuncio:



1. Durante os dias da nossa Assembleia Diocesana de Pastoral, conversei com o Revmo. Padre Saris Ribeiro Verde e chegamos a um consenso. Como a provisão de Pároco na Paróquia São Pedro, em Maranhãozinho, expira no início de fevereiro de 2020, decidi renová-la por mais cinco anos. Desejo ao senhor, Padre Saris Verde e a todo que fazem parte desta família paroquial de Maranhãozinho, muitas bênçãos de Deus e alegrias santas. Obrigado por tudo. Peço também, Padre Saris Verde, que na data mais próxima do vencimento da primeira provisão, seja marcada a Missa e autorizo o Vigário Forâneo, Revmo. Padre João Silvino Figueiredo Neto, OMI, para me representar e presidir esta celebração, e apresentar a provisão do segundo quinquênio e recolher as assinaturas das atas canônicas para os fins jurídicos. Boa sorte estimados Padres.  

2. No dia 16 de novembro de 2019 foi ordenado Diácono, Josivaldo Rodrigues da Silva. Parabéns meu filho, que Deus te cubra de muitas graças e bênçãos. Peço que você conclua seu Curso de Teologia e caminhe com a Casa de Formação até o dia 26 de dezembro de 2019, da forma que foi planejada com o reitor. Depois desta data, como foi na provisão, esteja à disposição da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Cândido Mendes (reservando um pouco de férias e colaborando naquilo que for necessário). No início de fevereiro de 2020, o Diácono Josivaldo Rodrigues vai à Bolívia, para uma experiência missionária, que deve terminar em agosto. Ao retornar, se nada contrário não surgir, marcamos previamente sua Ordenação Presbiteral para 26 de setembro de 2020, em Cândido Mendes. Obrigado Revmo. Padre Alvelino da Silva Santos por atender meu pedido e acolher o Diácono Josivaldo Rodrigues.

3. Minha gratidão com Padre Alvelino Santos aumenta ainda mais, porque aceitou outro pedido: a partir de fevereiro de 2020, acompanhará nosso seminarista José Adauto Guerra, que ao terminar o Curso de Teologia, precisa fazer o estágio pastoral. A todos vocês, meus caríssimos filhos, muito obrigado pela compreensão e colaboração e que Deus vos acompanhe em tudo. Peço que a comunidade paroquial de Cândido Mendes os receba e colabore em vossa missão. 




4. Diante da falta de recursos humanos, depois de muitas conversas com os Irmãos Vanderlei e Ricardo, chegamos à conclusão que a Comunidade Católica dos Servos da Divina Misericórdia não tem condições e não pode acolher mais os dependentes para o tratamento (agosto de 2019).  Intensifiquei então, minhas orações porque não quero que este serviço de tão grande importância seja extinto na nossa Diocese. Convoco todo o Povo de Deus para se juntar a mim nesta súplica: que Deus nos mande outros colaboradores disponíveis para assumir este trabalho. Agradeço de coração por tudo que foi feito até agora, pela vossa boa vontade e testemunho, caros Irmãos, Servos da Divina Misericórdia, espero que nossa amizade vai continuar, porque estes quatro anos da caminhada foi para nós de grande valor. Obrigado irmão Vanderlei por levar a missão de início até o fim, Deus te abençoe. Obrigado a todos Servos da Divina Misericórdia que ao longo deste tempo nos apoiaram e marcaram presença. 


5. Graças a Deus, nossas preces foram ouvidas. Nos dias 19 e 20 de novembro recebemos em Zé Doca o moderador (fundador) da Comunidade Católica Kairós, Senhor Jorge Gomes e sua esposa, chegamos a um acordo: a partir de janeiro de 2020 a Comunidade Kairós assumirá os cuidados do nosso Centro Diocesano São João XXIII e prestará serviços atendendo os que precisam tratamento na recuperação das drogas e do alcoolismo. Desde já sejam bem-vindos e contem com nossas orações e colaboração. Obrigado Irmão Vanderlei por nos ajudar e cuidar do Centro até a chegada da nova Comunidade. 

Concluo, desejando que Deus esteja convosco, vos proteja, vos conduza e vos guarde.


+ João Kot, OMI
Bispo Diocesano


Zé Doca, 24 de novembro de 2019, Solenidade de
Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo

Av. do Comércio, 363, Centro, Caixa Postal  05, CEP: 65365-000, Zé Doca, Maranhão, 
BRASIL
Fone: (98) 3655-3362 / (98) 98116-4624 (Tim), E-mail: mikoto2@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário