OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

quinta-feira, 19 de março de 2020

MENSAGEM DE NOSSO BISPO DOM JOÃO KOT, OMI


        Amados Filhos e Filhas, Povo de Deus da Diocese de Zé Doca 

        Hoje celebramos São José, Padroeiro Universal da Igreja e desde as primeiras horas do dia estou rezando por todos vocês e pela humanidade inteira. Minhas humildes preces, em primeiro lugar, dirijo pela Igreja diocesana de Zé Doca, na qual a Providência Divina me enviou pastorear. Com minhas orações me faço presente ao lado do nosso amado Bispo Emérito, Dom Carlo Ellena, dos nossos seminaristas em São Luís e em Belém, do nosso Diácono Josivaldo, em missão na Bolívia e do Padre Pedro Eduardo, que acaba de iniciar os estudos no Rio de Janeiro.


        Peço, como já foi publicado numa pastagem no Facebook, que sejam seguidas por todos e em todas as situações as orientações das entidades competentes. Que nossos Párocos e as Lideranças Leigas adaptem as atividades pastorais a nova realidade. Que se evitem comportamentos irresponsáveis e que não se abuse da boa sorte. Repito – melhor prevenir que remediar.

        Esta é a hora de aproveitar para usar os recursos da modernidade e fazer transmissões de orações pela internet. Os párocos podem organizar algo oficial na paróquia. Estando em casas não quer dizer isolados dos outros, devemos nos comunicar e rezar juntos, a distância, mas sempre unidos. O medo irracional pode levar aos exageros e comportamentos egoístas, a selvageria. Então, a tranquilidade e bom senso precisam ser alimentados com uma postura fraterna e solidária.  

        Pelo amor de Deus não se aproveitem neste momento para levar vantagens em cima do sofrimento humano, o que alguns pontos comerciais fazem, “saqueando” nosso povo pobre, já sobrecarregado com as cargas de impostos. Esta é a hora de mostrar a fraterna compaixão, esta é a hora que vai revelar quem somos de verdade.  

        Peço que nosso Clero, Religiosas e Religiosos, Lideranças Leigas, não se afastem, isolem do nosso Povo. Usando todas as precauções necessárias para evitar contágio, vamos nos fazer presentes onde mais é preciso, onde tem mais abandonos. É agora, fazer o que profeticamente a CF  2020 nos sugere: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. As autoridades civis têm o dever de garantir cuidado, o apoio material às pessoas e a segurança; nós também temos o dever - de cuidar das almas dos fiéis e como a Igreja sempre fazia nas horas das epidemias, prestar serviços espirituais de consolar, motivar e estimular o que de melhor há no ser humano.

        Sem dúvida nenhuma, a crise humanitária que enfrentamos é fruto de arrogância humana, da zombaria a Deus, do desprezo as leis divinas e da promoção de ideologias materialistas, que na verdade não se preocupam com o ser humano, mas as interessa somente o poder e o lucro. Muitos daqueles que provocaram isto, se escondem, vivem bem protegidos e continuam manipulando, ganhando em cima dos pobres, e não fazem nada para facilitar a vida deles, de fato. Bonitas declarações e as decisões contrárias ao bem do povo, fundos partidários e eleitorais cheios, e o vírus da corrupção ceifando milhares, e nestes dias com ajuda de COVID – 19. 

        São José rogai por nós. 

        Que Deus vos abençoes, em nome do + Pai e do + Filho e do + Espírito Santo

+ Dom João Kot, OMI

Zé Doca, 19 de março de 2020  




Nenhum comentário:

Postar um comentário