OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 24 de março de 2020

VATICANO DECRETA INDULGÊNCIA PLENÁRIA ÀS VÍTIMAS DA PANDEMIA


       Na manhã desta sexta-feira, 20 de março de 2020, o site Vatican News publicou no seu boletim de n° 170 o seguinte Decreto da Penitenciária Apostólica sobre a concessão de indulgências especiais aos fiéis na atual situação de pandemia do novo coronavírus:

        São concedidas indulgências especiais aos fiéis afetados pela doença de Covid-19, comumente conhecida como Coronavírus, bem como aos profissionais de saúde, familiares e todos aqueles que, a qualquer capacidade, mesmo em oração, cuidam deles.

        “Alegra-te na esperança, constante nas tribulações, perseverante na oração” (Rm 12,12).  As palavras escritas por São Paulo à Igreja de Roma ressoam por toda a história da Igreja e orientam o julgamento dos fiéis diante de todo sofrimento, doença e calamidade.

        O momento atual em que toda a humanidade está ameaçada, ameaçada por uma doença invisível e insidiosa, que já há algum tempo entra fortemente na vida de todos, é marcada dia após dia por medos angustiados, novas incertezas e, acima de tudo, sofrimento físico generalizado e moral.

        A Igreja, seguindo o exemplo de seu Divino Mestre, sempre teve assistência aos enfermos de coração. Como indicado por São João Paulo II, o valor do sofrimento humano é duplo: «É sobrenatural, porque está enraizado no mistério divino da redenção do mundo, e também é profundamente humano, porque nisto o homem encontra a si mesmo, a própria humanidade, dignidade e missão “(Carta Apostólica Salvifici Doloris, 31).

        Até o Papa Francisco, nos últimos dias, expressou sua proximidade paterna e renovou o convite para orar incessantemente pelos pacientes com coronavírus.

        Para que todos os que sofrem por causa de Covid-19, precisamente no mistério deste sofrimento, possam redescobrir “o mesmo sofrimento redentor de Cristo” (ibid., 30), esta Penitenzieria Apostolica, ex auctoritate Summi Pontificis, confiando na palavra de Cristo Senhor e considerando com espírito de fé que a epidemia atualmente em andamento, e para ser vivida em termos de conversão pessoal, concede o presente de indulgências sob o seguinte dispositivo.

        A indulgência plenária é concedida aos fiéis afetados pelo coronavírus, submetidos à quarentena por ordem da autoridade sanitária em hospitais ou em suas próprias casas se, com uma alma desapegada de qualquer pecado, eles se unirão espiritualmente à celebração da Santa Missa pelos meios de comunicação, à recitação do Santo Rosário, à prática piedosa da Via Crucis ou outras formas de devoção, ou se pelo menos recitarem o Credo, o Pai Nosso e uma piedosa invocação à Bem-Aventurada Virgem Maria, oferecendo esta prova com espírito de fé em Deus e caridade para com nossos irmãos e irmãs, com a vontade de cumprir as condições habituais (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração de acordo com as intenções do Santo Padre), o mais rápido possível.

        Profissionais de saúde, familiares e aqueles que, seguindo o exemplo do bom samaritano, expostos ao risco de contágio, assistem os pacientes com coronavírus de acordo com as palavras do divino Redentor: «Ninguém tem um amor maior do que isso: dar vida por si próprio  amigos »(Jo 15:13), obterá o mesmo dom da indulgência plenária nas mesmas condições.

        Além disso, esta Penitenzieria Apostolica concede de bom grado a Indulgência Plenária nas mesmas condições na ocasião da atual epidemia mundial, mesmo para os fiéis que oferecem uma visita ao Santíssimo Sacramento, ou adoração eucarística, ou a leitura das Sagradas Escrituras por pelo menos meia hora, ou a recitação do Santo Rosário, ou o exercício piedoso da Via Crucis, ou a recitação do Terço da Divina Misericórdia, para implorar a Deus Todo-Poderoso a cessação da epidemia, alívio para aqueles que estão aflitos e salvação eterna  de quantos o Senhor chamou a si mesmo.

        A Igreja ora por aqueles que acham impossível receber o sacramento da Unção dos Enfermos e do Viaticum, confiando a todos e a todos a Divina Misericórdia em virtude da comunhão dos santos e concede a fiel Indulgência Plenária no momento da morte, desde que esteja devidamente disposto e habitualmente recitou algumas orações durante sua vida (nesse caso, a Igreja compensa as três condições habituais necessárias). Para alcançar essa indulgência, recomenda-se o uso do crucifixo ou da cruz (cf. Enchiridion indulgentiarum, n.12).

       A Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe de Deus e da Igreja, Saúde dos enfermos e Auxílio dos cristãos, nossa advogada, gostaria de ajudar a humanidade sofredora, rejeitando de nós o mal desta pandemia e obtendo todo o bem necessário para nossa salvação e santificação.

Este decreto é válido, apesar de qualquer disposição contrária.

Dado em Roma, a partir da sede da Penitenzieria Apostolica, em 19 de março de 2020.

Cardeal Mauro Piacenza
Penitenziere Maggiore


Acesse o decreto original em Italiano no link abaixo:
(Fonte: site Vatican News)

Nenhum comentário:

Postar um comentário