OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 18 de abril de 2020

COMUNICADO EPISCOPAL: AJUSTE DA AGENDA DIOCESANA



Dom João (Jan) Kot, OMI
Bispo de Zé Doca
Maranhão - Brasil
FIAT MISERICORDIA TUA

Comunicado Episcopal 02/2020

Paz, bem e saúde a todos os que fazem a Diocese de Zé Doca.

        Considerando a atual crise sanitária do país é necessário ajustar alguns compromissos da nossa agenda diocesana. Por esta razão gostaria de comunicar a todos as últimas mudanças.

1. O retiro e a ordenação dos Diáconos Permanentes, foram transferidos para os primeiros dias de julho de 2020 (01–03.07 – retiro; 04/07 – a ordenação, às 17.30 – tudo em Zé Doca).

2. O I Congresso Catequético Diocesano planejado para 21 a 23 de agosto de 2020 – foi cancelado. A nova data será avisada, depois da reunião da coordenação diocesana.

3. Foi cancelada Assembleia Geral da CNBB (abril de 2020), foi sugerida aos Bispos outra data. Previamente está marcada para 12 a 21 de agosto de 2020

4. O Congresso Eucarístico Nacional foi também transferido de novembro de 2020, para o ano de 2021 (também novembro).

5. Segue abaixo a orientação da CNBB sobre as coletas do ano de 2020: 

COLETAS AO LONGO DE 2020 E PLANO DE CONTINGÊNCIA

        Prezados irmãos, em meio às alegrias pascais, entro em contato para tratar da solidariedade: as coletas anuais. Com relação às COLETAS anuais, temos o seguinte quadro: 

        Óbolo de São Pedro – Se não nos chegar outra orientação da Santa Sé, permanece a data de 28 de junho

        Lugares Santos – Conforme a correspondência da Congregação para as Igrejas Orientais, já repassada aos bispos do Brasil, esta coleta ocorrerá, no dia 13 de setembro, domingo anterior à Festa da Exaltação da Santa Cruz.

         Missões e Santa Infância – Até a segunda ordem, esta coleta ocorrerá como previsto, ou seja, em 18 de outubro

        Campanha da Fraternidade e para a Evangelização – Depois de ouvir os irmãos bispos, cujas respostas agora agradeço formalmente, optamos por uma única coleta e não duas separadamente, como de início havíamos proposto. Vários irmãos indicaram que o segundo semestre será desafiador para as dioceses. Por isso, a integração das duas coletas em apenas uma foi o modo encontrado para equilibrar, por um lado, os projetos e despesas cobertos pelas duas coletas e por outro, a vida das dioceses e paróquias.

        Esta única coleta acontecerá na Solenidade de Cristo Rei, abrangendo também as missas da parte da tarde do sábado, ou seja, nos dias 21 e 22 de novembro de 2020.  

(Os fragmentos da carta de Dom Joel Portela Amado, Secretário Geral da CNBB, aos Bispos do Brasil).

6. Diante de tudo isso peço aos Párocos que verifiquem as agendas paroquias. Para as Crismas e outros compromissos marcados comigo precisamos encontrar outras datas, porque as reservadas estão por enquanto suspensas. Agradeço a vossa compreensão. 

7. Qualquer outra mudança na agenda diocesana iremos comunicar. Peço que todos os interessados me avisem, entrem em contato para os esclarecimentos e ajudem na divulgação deste comunicado.

        Continuo rezando por todos. Hoje terminei a minha Novena da Divina Misericórdia, suplicando pela humanidade e de modo especial pela nossa Família Diocesana. Envio minha bênção a todos,

Dom João Kot, OMI

Zé Doca, 18 de abril de 2020
_________________________________________________________
Av. do Comércio, 363, Centro, Caixa Postal 05, CEP: 65365-000, Zé Doca, Maranhão, BRASIL
Fone: (98) 3655-3362 / (98) 98116-4624 (Tim), E-mail: mikoto2@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário