OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 9 de maio de 2020

COMUNICADO EPISCOPAL: ATUALIZANDO E CUIDANDO


Comunicado Episcopal
Nº 03/2020

        A todos os que fazem esta família diocesana, saudações cordiais de paz, bem e saúde. Entre muitas informações, de todo tipo, tenho uma grata satisfação em dar também alguns avisos bons e esperançosos. Peço, então a atenção e a cooperação de todos.

1. Recebi o pedido da ordenação presbiteral do nosso diácono Josivaldo Rodrigues da Silva. Rezei, analisei e consultei o Conselho Presbiteral. Comunico a todos oficialmente: o diácono Josivaldo está aprovado para a ordenação presbiteral. Estamos, ainda, mantendo a data de 26 de setembro de 2020, em Cândido Mendes. Também estamos de acordo que o diácono Josivaldo faça o seu retiro preparatório na Bolívia, onde faz a experiência missionária (a volta está prevista para a segunda metade de agosto). Desde já, convido todos a rezar pelo nosso candidato ao presbiterado, que este tempo seja cheio de bênçãos e de crescimento espiritual e missionário. 

2. Estamos tentando concluir a edição do livro: Plano Pastoral 2019 -2023 de Diocese de Zé Doca. Peço que todos nos ajudem na atualização dos e-mails, números de telefones e os endereços, dos padres, das paróquias, das casas religiosas e de outros ou aqueles que julgarem importantes. Qualquer mudança destes endereços eletrônicos seja imediatamente informada a Cúria Diocesana (irmã Ana) ou a Secretária do Conselho de Pastoral, Simony. Percebemos como é importante isso, ainda mais quando dependemos destes meios para nos comunicarmos.  

3. Já avisei antes e quero repetir, que todas as datas marcadas comigo para o ano de 2020 estão canceladas. Precisamos negociar outras. Não quer dizer que as do segundo semestre estão seguras, porque muitos compromissos externos da primeira metade do ano estão sendo transferidos para outros meses deste ano. 

4. Os párocos, com os conselhos e as lideranças das suas paróquias, por favor, trabalhem o jeito adequado de celebrar os festejos. Não tentem transferir para depois da pandemia, porque vamos ter acúmulo (over book) de compromissos e corremos risco de choques e estresse. 

5. Os párocos com os seus conselhos devem trabalhar e depois publicamente orientar seus paroquianos como se proteger de estelionatários. Já estou recebendo as denúncias das paróquias e eu mesmo, frequentemente, estou enfrentando situações suspeitas. 


        Cuidado com os e-mails, as cobranças suspeitas ou até dos “bancos” pedindo atualizações das contas: NUNCA use estes meios para esta finalidade, SEMPRE consulte sua agência e o gerente. Na dúvida entre em contato com o assessor jurídico da diocese.

        Os párocos devem orientar não só os fiéis, mas também os funcionários e colocar limites claros. Nas suas transmissões virtuais alertar o povo e procurar junto às lideranças da paróquia o modo seguro na administração de bens. 

        Não quero, porque não posso tratar dos detalhes, mas chamo vossa atenção e peço mais cuidados. Antes, alguns de nós já foram vítimas deste procedimento inescrupuloso. Sabemos que não é necessária crise nenhuma para que as pessoas de mal caráter e sem moral tentem extorquir os outros, mas agora serão muito mais “criativos” e frequentes. 

        Mais uma vez, meu amado povo da Diocese de Zé Doca, minhas orações envio, vos abençoo e fique com Deus,

Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano 

Zé Doca, 09 de maio de 2020

3 comentários:

  1. Nesse Momento peço ao Senhor Deus por Intercessão de Santo Antônio sobre o Nosso Diácono Josevaldo pela sua Missão é Vocação o Dom que o Senhor Deus te deu peço as Bênçãos do Senhor Deus Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora

    ResponderExcluir
  2. Nesse Momento peço ao Senhor Deus por Intercessão de Santo Antônio sobre o Nosso Diácono Josevaldo pela sua Missão é Vocação o Dom que o Senhor Deus te deu peço as Bênçãos do Senhor Deus Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora

    ResponderExcluir
  3. Que Deus em sua infinita misericórdia conforte seu coração das famílias enlutadas, e de muita paz ao nosso bispo, padres ,diáconos e leigos .amém

    ResponderExcluir