OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 7 de junho de 2020

COMUNICADO EPISCOPAL: SOBRE A ORDENAÇÃO DOS DIÁCONOS PERMANENTES E A ESCOLA DIACONAL BOM SAMARITANO



Nº 05 / 2020

Comunicado Episcopal: sobre a ordenação dos Diáconos Permanentes e a Escola Diaconal Bom Samaritano.

        Ao Povo de Deus da amada Diocese de Zé Doca. Paz, bem e saúde.

1. Depois de consultar todos os que fazem a nossa Escola Diaconal Bom Samaritano e ao receber informações das paróquias e das prefeituras, tomei a decisão de adiar o retiro e a ordenação dos diáconos permanentes. Diante de tudo que estamos vivenciando não posso marcar novas datas para não criar vãs esperanças. Vamos aguardar mais. A situação é complicada e na verdade ninguém tem certeza quando tudo isso vai acabar.  Estamos, como Diocese, consultando as prefeituras e o clero, monitorando e analisando todas as informações. 

2. Combinamos que, o Padre Romildo assumiria a direção da Escola Diaconal depois da ordenação dos diáconos permanentes (em maio de 2020). Como a data da ordenação é incerta, corremos o risco de atrapalhar o funcionamento da Escola e a formação da 2ª turma.  Decidi então, que a partir do dia 15 de junho de 2020, o Revmo. Padre Manoel Romildo Cardoso Gois assume oficialmente como Reitor da Escola Diaconal Bom Samaritano. A posse formal e canônica iremos realizar numa data possível.

3. Padre André, muito obrigado por estes anos de serviço dedicado e competente na Escola Diaconal. Obrigado pela sua atenção e sensibilidade com todos que assumiram este novo desafio e, por finalizar a primeira formação e levar à ordenação os candidatos da turma 2016 - 2020.

4. Para fazer o recrutamento dos novos candidatos são necessários, no mínimo três / quatro meses: 1 para receber as indicações dos padres, 2 a 3 meses para visitar todos os candidatos, nas suas casas e comunidades; depois apresentar os relatórios e a reunião final, decisiva, com o Bispo Diocesano. Só depois de concluir todo este processo que sairá a lista dos candidatos aceitos para o diaconato permanente (2021-2025). 

5. Nos próximos dias os párocos vão receber (por e-mail) a carta com a ficha de inscrição dos candidatos. Os critérios para admissão à Escola Diaconal e as últimas orientações se encontram no Diretório Administrativo e Pastoral da Diocese, nas páginas 45 a 48. Então, boa sorte a todos nós.

        A bênção de Deus, Todo Poderoso, + o Pai e + o Filho e + o Espírito Santo, desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.

Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano

Zé Doca, MA, 07 de junho de 2020.


Nenhum comentário:

Postar um comentário