OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

SANTUÁRIO DIOCESANO NOSSA SENHORA DE NAZARÉ CELEBRARÁ COM ALEGRIA O 92º CÍRIO DE NAZARÉ DA VILA DE ESTANDARTE


        No próximo dia 06 de agosto de 2020, o Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, situado na vila-distrito de Estandarte, cidade de Cândido Mendes, Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Diocese de Zé Doca- MA, celebrará com alegria a abertura da novena Mariana, que marca o segundo ano de ereção do santuário diocesano, erigido por decreto de Nosso Bispo Diocesano Dom João Kot, OMI, no litoral maranhense e 92º Círio de Nazaré.

        A Festa de Nossa Senhora de Nazaré tem lugar de destaque, pois ao longo de sua existência, tem produzido frutos de fé, concórdia e esperança, seja pelas peregrinações em preparação, seja pelo número de devotos que formam romarias, seja pela perseverança do povo de Deus que caminha em missão. Atualmente o Padre Alvelino Santos, como reitor do santuário diocesano dedica-se a atender as necessidades pastorais, zelando pela fé do povo, levando a alegria do evangelho nas famílias, edificando a comunidade eclesial missionária com a iniciação à vida cristã.

        Missão que agradecemos a Deus, por ser iniciada a mais de um século, pelos padres missionários Jesuítas, Frades Capuchinos e fiéis leigos que inicialmente com as novenas de Nossa Senhora, organizado ao redor do povoado, sendo registrado o primeiro círio, há mais de noventa anos, assim por inspiração divina no ano passado (2019) tornando a Igreja da Comunidade, um santuário diocesano em desempenho as raízes históricas e religiosas, fruto do êxodo de pessoas, peregrinos de distintas regiões para esse local, que trazem motivos especiais - promessa, devoção, alívio para o seu sofrimento com a finalidade de alcançar o seu desígnio aspirado em Deus.

        Em preparação a esse momento festivo, a Imagem Secular de Nossa Senhora de Nazaré, da vila de Estandarte, recebeu uma sutil restauração, a mesma imagem trazida de Belém do Pará a mais de 94 anos, por uma devota da Mãe Santíssima, agora se encontra no glória do Santuário. Neste ano o cartaz do Círio de Nazaré retrata o manto do ano passado que homenagearam as Romarias, destacando o Santuário de Nazaré, outro elemento é a paisagem do cenário amazônico em referência ao Sínodo da Amazônia 2019, barcos às velas, flores e arabesco. Assim como a corda, a berlinda que conduz a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

        O tema "Maria Partiu Apressadamente Para Servir à Isabel (Lc 1,39)" e Lema: “Ama o próximo como a ti mesmo” (Mt 22,39) refletem ao tema da Campanha da Fraternidade 2020. Por ser ano que mundo enfrenta uma Pandemia e não estando isento da função de zelar pela vida as reflexões e ações deste círio serão inovadoras com a cobertura pelos meios de comunicação, com oferta e cumprimento das medidas de segurança e higiene, não diminuindo a fé em Deus e devoção dos fiéis. Encontra-se programado neste ano (2020) ás peregrinações de 20 de julho a 05 de agosto, abertura da Novenário Nazareno em 06 de agosto, com alusão do 1º ano de ereção do santuário diocesano e encerramento com a procissão e Santa Missa dia 14 de agosto na praça santuário.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Com a autorização do Nosso Bispo Dom João Kot, OMI programamos de maneira normal às atividades do círio. Porém, segundo ressaltou o Bispo, preocupado com a saúde e o bem dos fiéis, será levado em conta o desenrolar dos acontecimentos da pandemia no que se refere à vigilância sanitária, podendo nos dias do acontecimento do círio haver modificações necessárias em vista da preservação da vida de todos com responsabilidade.

        Pedimos a Deus bênçãos e graças por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, para toda nossa Diocese de Zé Doca e ao mundo inteiro.

        Viva Nossa Senhora de Nazaré!

        Méritos em Cristo com Maria: - Reitoria, equipe do Santuário e colaboradores diversos.

Cândido Mendes, MA, 15 de junho de 2020.












3 comentários:

  1. Nesse tempo de pandemia, onde somos privados pelas ministério da saúde ,autoridades, em prevenção à todos de estarmos juntos para agradecer a Deus por tudo,que recebemos por sua misrricordia,mas a igreja encontra uma forma de espressar a alegria de espandir a palavra do senhor a todos irmãos de nossa diocese na pessôa do senhor bispo Don João Cot. Parabens don joão todos irmãos desta diocese agradesse a sua dedicação.

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor Deus por Intercessão de Nossa Senhora de Nazaré Mãe do Santuário Diocesano na Vila de Estandarte possar nos Abençoar pois é Cirio outra Vez

    ResponderExcluir
  3. Que Nossa Senhora de Nazaré possa interceder por nós, junto a seu Filho Jesus, para que este Círio aconteça na alegria e na harmonia, livrando-nos dos males desta pandemia.

    ResponderExcluir