OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

sábado, 4 de julho de 2020

COMUNICADO EPISCOPAL: SOBRE ABERTURA DAS IGREJAS


Comunicado Episcopal - Nº 10/2020
Sobre abertura das Igrejas

      Amado Povo de Deus da Diocese de Zé Doca

      Minhas saudações de paz, bem e saúde, envio a todos.

1.     No dia 30 de junho, se reuniram comigo os padres da Diocese e depois de conversar sobre a situação atual, pediram que se publicasse uma nota oficial sobre o assunto, com as orientações concretas. No mesmo dia, à noite, participei da reunião virtual dos Bispos do Maranhão. Ouvi com atenção as ponderações apresentadas nestes dois encontros e até a data da publicação me dediquei à oração, pedindo as inspirações do Espírito Santo sob nós.

2.     Recorri a Palavra de Deus e encontrei no Evangelho do dia (30/06/2020) aquela passagem sobre a travessia dos apóstolos e de Jesus, pelo mar, durante a violenta tempestade (Mt 8,23-27). E ao finalizar a nota, medito com a Igreja o trecho que relata o encontro do Ressuscitado com o apostolo Tomé (03/07/2020 – Jo 20,24-29). Agradeço a Deus por estas inspirações claras, porque elas nos revelam que não precisamos nos desesperar, quando Jesus está conosco nenhuma tempestade nos destruirá. O medo é normal, mas a nossa fé e a esperança em Jesus também devem ser normais. Não podemos nos afastar da comunidade, porque é nela que a glória e o poder de Deus se revelarão. Jesus não simula um encontro pessoal com Tomé, mas no meio dos amigos que se apresenta e na frente dos mesmos, o apóstolo faz humildemente a sua profissão de fé.

3.     Preservar a vida, de cada uma das pessoas, sempre foi, é e será princípio da ação da Igreja diocesana de Zé Doca. Estamos divididos entre a saudade da nossa participação presencial e ao mesmo tempo sentimos a responsabilidade pelos outros. Percebemos que a situação ainda não está controlada, não se vê a queda no número dos contaminados e seriamente preocupa a fragilidade da nossa estrutura hospitalar. A politização da pandemia gerou em nós a desconfiança e mais perguntas do que certezas. São elaboradas as restrições cada vez mais detalhadas, mas as ruas e as praças revelam outra realidade. Nunca será seguro se não chegar a vacina disponível para TODOS.

4.     Com a flexibilização do isolamento social, definida na Portaria da Casa Civil do Estado, do dia 10 de junho de 2020, e com as determinações municipais (a Diocese compreende a Igreja Católica em vinte municípios do Maranhão) e tendo consultado o clero e as autoridades locais, disponho que sejam adotadas as orientações:

- Como foi determinado na Nota ao Povo de Deus, publicada aos 18 de junho de 2020, os Párocos devem reunir seus Conselhos Paroquiais e fazer uma consulta sobre a realidade local. E como esta consulta trata dos assuntos sanitários e sociais, e não internos - religiosos, deve ser levada a sério e ser determinante para a possível abertura das igrejas e das capelas na paróquia. Deve se obedecer às exigências do município e do Estado. Desta forma, caberá às paróquias, em cada município do território diocesano, através do Pároco e dos Conselhos (Pastoral e Econômico), um justo e razoável discernimento da realidade para uma segura decisão.

- Somos obrigados a conviver com COVID-19 e estamos aprendendo a fazer isso. As Missas, os encontros e outras celebrações presenciais, devem ser sempre com pequenos grupos ou por categoria pastoral. Tenha-se presente que o espaço físico precisa estar bem higienizado, ventilado, e onde é possível, ao ar livre, respeitando o distanciamento previsto entre as pessoas. Não entrarei em detalhes, porque eles estão disponíveis em documentos e as orientações das autoridades locais e eclesiásticas. Mas recordo: bom senso e prudência são aliados do êxito.

- Decidimos realizar algumas celebrações importantes para nossa Diocese, como a Missa de Santos Óleos, a Ordenação dos Diáconos Permanentes e a Ordenação Presbiteral do Diácono Josivaldo, sempre com todos os cuidados e limitando, infelizmente, o número dos participantes.  Do jeito cauteloso e responsável queremos reagir, sem abusar da sorte, sem banalização ou idiotismos provocativos. Com a vida de ninguém podemos brincar.

- As paróquias que apresentarão, até o final de semana 18/19 de julho de 2020, a Declaração exigida pela Diocese, poderão abrir seus templos para as celebrações presenciais, segundo as orientações sanitárias impostas pelas autoridades cíveis.

- Na dúvida estou sempre à disposição dos Párocos e seus Conselhos Paroquias, fiquem à vontade para fazer as consultas necessárias.

Que a bênção de Deus desça sobre vós e permaneça para sempre. Amém.

Dom João Kot, OMI
Bispo Diocesano

Zé Doca, 03 de julho, Festa de São Tomé, Apóstolo.


Um comentário:

  1. Muito bem Agradeço ao Senhor Deus por ter um Bispo muito Carismático em nossa Diocese Dom João Kot OMI uma Pessoa que a cada Palavra se mostrar uma Pessoa chamada pelo nosso Senhor Deus para a assumir essa Vocação e a cada dia Rezemos por ele é pelos nossos Padre de nossas Paróquia que as devidas decisões Tomás da Aberturas das Igreja seja de Forma muito Calteloza é todos Cuidados sejam necessário ser praticado Rezamos para que o Senhor Deus nos livre dessa Pandemia

    ResponderExcluir