OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 14 de julho de 2020

EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA EM TEMPO DE PANDEMIA - DIÁCONO JOSIVALDO


EXPERIÊNCIA MISSIONÁRIA EM TEMPO DE PANDEMIA

Llallagua-Bolívia, 30 de junho de 2020

        Estimados filhos e filhas de Deus da Diocese de Zé Doca – MA, paz e bem em Cristo Jesus!

        É com muita satisfação e estima que venho por meio destas linhas, partilhar com vocês a minha alegria e contentamento, de está realizando uma experiência missionária em Llallagua-Bolívia, e convivendo com os padres Oblatos de Maria Imaculada (OMI), apesar das adversidades deste tempo de pandemia. 

        A pandemia e o isolamento social, não devem ser uma desculpa para um cristão não realizar a sua missão, pelo contrário, é um tempo oportuno para o missionário se reinventar e buscar novos meios, possibilidades que viabilizem a evangelização, de forma criativa e dinâmica, como nunca antes fora feito. 

        A missão do missionário já inicia na abertura de seu coração e na disponibilidade de servir independente se o tempo for favorável ou não. Ser missionário é está acessível ao Espírito Santo e deixar-se conduzir por Ele, pois Ele vai sempre à nossa frente. 

        Em vista disso, a pandemia é uma oportunidade do missionário sair de si mesmo, do comodismo e procurar novos meios para evangelizar, fazendo das coisas que o mundo oferece, instrumentos de evangelização. O evangelho nos diz que o tesouro esta escondido no campo (Mt 13,44),  portanto, só temos que procurá-lo. Quantas pessoas neste período de pandemia já inventaram coisas extraordinárias e por conseguinte já são até profissionais? Essas pessoas ganharam talentos e multiplicaram. 

        De tal modo, assim como o ouro e a prata são provados pelo fogo (Prov 17,3), os cristãos estão sendo provados na fé neste tempo de pandemia. Então temos que aprender com São Paulo, quando nos diz: "Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte. (2Cor 12,13).

        Estimados amigos, com efeito esta é uma partilha da minha experiência e vivência missionária aqui na Bolívia. Pois está sendo um tempo extraordinário de aprendizados, de desafios e de descobertas dos meus potenciais nesse tempo de pandemia. 

        Não obstante, fui aprovado pelo Bispo e pelo conselho presbiteral da Diocese de Zé Doca, para dá continuidade na minha preparação para a ordenação presbiteral. A mesma está marcada para acontecer em 26 de setembro do ano corrente, na Cidade de Cândido Mendes - MA.

        Diante da pandemia que o mundo vem enfrentando, não é possível prognosticar o tempo que a pandemia vai persistir. Em razão disso, tem-se a possibilidade de adequação para a realização da missa de ordenação, levando a cabo as recomendações emitidas pelo Ministério de Saúde, em consonância com a Diocese de Zé Doca, para prevenir contágios do COVID-19.


        Por conseguinte, para ganhar tempo e usufruindo da oportunidade, irei realizar o meu retiro preparatório para a ordenação presbiteral aqui na Bolívia, na última semana do mês de julho. Em virtude disso, conto com as vossas orações.


        Que o Deus benigníssimo se digne outorgar fé, esperança e caridade a todos nós e pela intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja e nossa, nos proteja com o seu manto sagrado.

Atenciosamente, 

Josivaldo Rodrigues da Silva
Diácono transitório da Diocese de Zé Doca - MA

 
 

Um comentário:

  1. Hoje só tenho Agradecer ao Senhor Deus por ter tido a oportunidade de Conhecer essa Pessoa que esse grande Amigo Josevaldo Rodrigues e venho aqui peço ao Senhor Deus pela Intercessão de Nossa Senhora Aparecida Mãe das Vocações Sacerdotais que pela suas Bênçãos você será um Bom Sacerdote

    ResponderExcluir