OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

O 92 º CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ – DO SANTUÁRIO DIOCESANO NA VILA DE ESTANDARTE- MARCADO PELA FÉ, PRUDÊNCIA E RESPEITO A VIDA.

   


    O Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré, situado na vila distrito de Estandarte, cidade de Cândido Mendes, Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição, Diocese de Zé Doca- MA, celebrou com alegria, solidariedade e respeito à vida, o CÍRIO DE NOSSA SENHORA DE NAZARÉ 2020. A festa Nazarena, como destaque marcou o primeiro ano de instalação do santuário diocesano, erigido por decreto de Nosso Bispo Diocesano, Dom João Kot, OMI, no litoral maranhense e 92º edição do Círio de Nazaré na valiosa Vila de Estandarte. 

   No primeiro semestre deste ano (2020), a dúvida, as angústias e as inquietações, marcavam a vida interior de várias pessoas, entre eles, promesseiros, romeiros, diretoria e reitoria do Santuário Diocesano. Diante da Pandemia que arrasava o mundo e que impôs um novo normal na vida cotidiana, em oração e prudência, buscando o avigoramento, resiliência e vigilância, nosso Revmo. Bispo Jan Kot - OMI assumiu uma postura responsável, comprometendo-se com a sociedade civil, com colaboração direta do Reitor do Santuário, Revmo. Pe. Alvelino Santos e da Comunidade Católica da Vila de Estandarte, em realizar a Novena Mariana e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, cumprindo todas as medidas sanitárias e de higiene de prevenção à Covid-19. Em preparação a esse momento festivo, a Imagem Secular de Nossa Senhora de Nazaré, da vila de Estandarte, recebeu uma sutil restauração. A Igreja Santuário Diocesano, recebeu nova pintura nas paredes, novo acabamento na nave da Igreja e novo forro no teto, ressaltado a dignidade do Templo de Deus. A imagem trazida de Belém do Pará a mais de 90 anos, por uma devota da Mãe Santíssima, agora se encontra na glória do Santuário, em uma nova redoma, abaixo da imagem do Cristo Crucificado. 

   Neste ano o manto da Imagem Peregrina, preparado com amor, em previsão dos méritos de Cristo, aquela que devia ser a Mãe do Redentor, seguindo a premissa de “em torno dela tudo se torna mais belo e melhor”, apontava duas realidades: a primeira, à esplêndida luminosidade que brota daquela que é Imaculada. Em torno de Maria Santíssima as flores proclamam a beleza interior e exterior de Maria de Nazaré, aplicando as palavras do Apocalipse: “Apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap 12,1). A segunda, demonstrou a solidariedade, onde Deus vem até nós com seu amor, nos amarra promessa de prosperidade e fraternidade, acedendo em nós a chama da esperança de muitos Círios que virão, pois nossa fé não conhece distâncias. 

   Com a transmissão ao vivo das missas pela internet e rádio local, o reitor do Santuário e padres que presidiram as Santas Missas, enfatizaram com veemência em suas pregações aos fiéis, a mensagem evangélica de respeito á vida, cuidado com outro, necessidade de ter humildade, obediência e prudência no momento presente diante de suas aflições. Assim, o Círio aconteceu, com tudo para glória de Deus, reunindo famílias em torno da fé, concórdia e esperança, a exemplo de Maria Santíssima, Nossa Senhora de Nazaré, inspirando nos fiéis a resiliência e resistência para lutar por um mundo novo de unidade e paz. 

   Pedimos a Deus bênçãos e graças por intercessão de Nossa Senhora de Nazaré, para toda nossa Diocese de Zé Doca e ao mundo inteiro.









































2 comentários:

  1. A momento em Nossa Vida de Fé que nos a cada dia se Surpriendemos a Criação do Novo Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Nazaré na Vila de Estandarte na Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição em Cândido Mendes pelo Decreto do nosso Bispo Diocesano Dom João Kot hoje é momento de se Alegrarmos pois se Realizou esse Ano mas um Cirio de Nossa Senhora de Nazaré momento muito Lindo e Celebrativo de muito Fé e Devoção a Mãe do Senhor Jesus Cristo é Nossa esse Ano foi um pouco diferente mas da mesma Forma Participamos que o Senhor Deus pela Intercessão de Nossa Senhora de Nazaré mi Abençoe sobre minha Vida é minha Saúde

    ResponderExcluir