OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

terça-feira, 15 de setembro de 2020

CONVITE: FESTEJO DE SÃO PADRE PIO 2020, SEMINÁRIO MAIOR DOM GUIDO MARIA CASULLO



   É com grande alegria que o Seminário Maior Dom Guido Maria Cassulo, da Diocese de Zé Doca, convida você para participar conosco do tríduo festivo de nosso padroeiro São Padre Pio de Pietrelcina, de 20 a 23 de Setembro de 2020 no Seminário Maior da Diocese de Zé Doca, em São Luís -MA. 

   Neste ano nosso festejo traz como tema: "A exemplo de São Padre Pio sejamos construtores do reino de Deus" e como  lema " Abre tua mão para o teu irmão"( Dt 15, 11). todas as celebrações serão transmitidas pela página da Diocese de Zé Doca no facebook, a partir das 19:00 h.



Objetivos:

   Como todos os eventos realizados pela nossa igreja, o primeiro objetivo do nosso festejo é louvar e adorar a Deus pelo exemplo de vida e santidade de São padre Pio, pedindo sua intercessão junto a Deus e nos inspirando em seu amor a Cristo, reunindo  a comunidade para um encontro de irmãos.

   Como segundo objetivo, temos a arrecadação de fundos para a manutenção de nossos templos, no nosso caso em particular, todas as doações serão revertidas para a reforma de nossa casa de formação, para que a formação dos futuros presbíteros de nossa diocese continue.


Formas de doação para o nosso seminário.

   Durante nossa festividade, as doações podem ser feitas pela conta de nossa diocese (foto abaixo), essas doações podem ser feitas também fora do período do nosso festejo. Outra forma de contribuição para nossa casa de formação, pode ser feita de forma continua através do sistema de benfeitores de nossa casa, o que caracteriza um benfeitor é sua doação generosa mensal para nossa casa, toda doação é bem vinda e útil a nós.



Explicação do tema e do lema do festejo 2020.

   O tema: " E exemplo de São Padre Pio sejamos construtores do reino de Deus", nos leva a uma reflexão a cerca de nossa missão enquanto igreja, somos todos filhos de Deus, e devemos cada dia mais ser operários na construção de uma sociedade mais fraterna, tendo como base o mandamento do Senhor de amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como a nós mesmo (Mt 22, 37). Sendo um dos nossos objetivos a reforma da nossa casa de formação, nosso tema também nos leva a reflexão quanto a formação dos presbíteros de nossa igreja, e a responsabilidade, em todos os aspectos, da comunidade quanto a formação dos futuros padres.

   O lema "Abre tua mão para o teu irmão" (Dt 15, 11), nos insere no proposito do mês da bíblia, que traz o mesmo tema, este nos leva a olharmos ao nosso redor, a exemplo de Santa Dulce dos Pobres, para vermos a sociedade que temos e trabalhar para construir a sociedade de irmão sonhada por Deus, e assim como São Padre Pio as dores de Cristo e do nosso irmão seja também a nossa, para que a alegria destes seja também a nossa.



Quem é São Padre Pio.

   Batizado com o nome de Francesco Forgione, Padre Pio foi um sacerdote italiano, da ordem dos frades menores Capuchinhos, OFM. Cap, nascido na cidade de Pietrelcina, em 25 de maio de 1887.

   Entrando no noviciado recebeu o nome de Frei Pio de Pietrelcina, assíduo não oração desde de criança, Padre era tentado pelo demônio, que durante toda sua vida o causava dor e tentava afasta-lo do caminho de Deus. Recebeu de Deus as chagas de Cristo, o qual conviveu com as marcas dos pregos das mão de Cristo crucificado por 50 anos, sentindo as dores do Senhor. Devoto de Nossa Senhora, tinha como hábito favorito confessar os fieis, segundo sua história, Padre Pio passava até oito horas no confessionário.

   Exerceu todo seu ministério na cidade de San Giovanni Rotondo, onde se dedicava aos pobres. Venerado como santo ainda em vida, embora não gostasse, recebia a visita de milhares de pessoa, mas também tinha a desconfiança de muitos intelectuais da época. Os vários milagres realizados em vida o levaram a sua canonização. Encontrou-se com o jovem sacerdote polonês Karol Wojtyla, que anos depois seria eleito papa assumindo o nome de João Paulo II, que beatificou e canonizou padre Pio.

   Morre em 23 de setembro de 1968, deixando um grande exemplo de amor a Deus, um de seus maiores legados foi o amor a Santa Missa, varias vezes chora ao consagrar o corpo de Cristo, pois tinha a graça de ver o próprio Cristo ser Crucificado.

   Que São Padre Pio interceda sempre por nós. Amém.






Nenhum comentário:

Postar um comentário