OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

domingo, 25 de outubro de 2020

COMUNICADO EPISCOPAL SOBRE AS ÚLTIMAS REUNIÕES.

 

Dom João (Jan) Kot, OMI

Bispo de Zé Doca

Maranhão – Brasil                               FIAT MISERICORDIA TUA

                                                                                                       Nº 14/2020


COMUNICADO EPISCOPAL SOBRE AS ÚLTIMAS REUNIÕES


    Amados filhos e filhas de Deus. Paz, bem e saúde desejo e saudações em Jesus Cristo envio. 

   Nos dias 20 a 22 de outubro aconteceram em Zé Doca algumas reuniões e o encontro de formação permanente dos presbíteros. Gostaria de informar o nosso povo sobre estes trabalhos.

  1. Aos 20 de outubro – pela manhã, na Cúria Diocesana reuniu-se o Conselho Econômico da Diocese. Analisamos nossa situação financeira, verificamos os relatórios dos meses do ano de 2020 e os projetos diocesanos em realização (as reformas no Seminário Maior, em São Luís e no Centro Diocesano, em Zé Doca). Percebemos estabilidade nas nossas finanças o que nos permite estar em dia com as contas, com todos os pagamentos e ainda fazer alguns serviços extras. Tudo isso é possível, graças a Deus, pela cooperação responsável das nossas paróquias, pois praticamente todas enviam sua colaboração mensal. É obvio que a paróquia faz isso porque os nossos fieis são FIEIS mesmo, ao dízimo e as contribuições. A Diocese administra o que recebe das paróquias e as paróquias o que recebem dos seus paroquianos. NOSSA GRATIDÃO AOS DIZIMISTAS E TODOS OS COLABORADORES.
  2. Ainda é desafio a falta dos Conselhos Econômicos nalgumas paróquias, as falhas na prestação de contas ou até falta das mesmas. Também é trabalhoso, cansativo e demorado o processo de organização da documentação do nosso patrimônio móvel e imóvel. Mas com as orientações da assessoria jurídica estamos trabalhando nisso e não tem outro caminho para solucionar os problemas atuais e evitar os futuros. Agradeço a todos pela colaboração e compreensão. E boa sorte
  3.   À noite do dia 20.10, realizamos a Reunião do Clero. Pela primeira vez participaram Padre Josivaldo (ordenado 26.09) e os Diáconos Permanentes: Joselito, Flávio e Paulo, que fazem Conselho Diocesano dos DP (ordenados 01.08). Entre os assuntos tratados mais importantes são: 

- Funcionamento e as mudança nas foranias, sobre as Assembleias Foraneas de Pastoral – logo serão feitas as publicações sobre isso;

- Sobre a formação da PASCOM na Diocese;

- Tratamos os assuntos referentes a economia da Diocese e das paróquias (foram apresentados alguns relatórios dos últimos meses), sobre os serviços da contabilidade e uso do sistema Cúria Online;

Padre Luiz Henrique Nina Baltazar, de Amapá do Maranhão, foi apresentado como o novo Coordenador Diocesano da Formação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Agradeço, em nome de todos, pelos serviços do Padre Márcio Junior de Jesus Sodré, de Maracaçumé, que até esta data acompanhou este trabalho e às Irmãs das foranias, suas colaboradoras imediatas. Esperamos poder contar com as religiosas nesta missão. Desejo a todo muito sucesso no serviço a Deus e ao nosso povo. 

- Também importância foi a presença da Livraria Paulus, na pessoa de Josenilton dos Santos Salazar, que proporcionou aos nossos padres, o conforto e a facilidade de fazer as compras do material litúrgico e pastoral no local do nosso encontro. Muito obrigado.

- Marcamos algumas datas no calendário diocesano deste ano e do próximo. Entre muitos projetos para o ano de 2021 destaca-se a comemoração de 60 anos da criação da nossa Diocese, que planejamos celebrar em diversas dimensões (religiosa, cultural e social) e nos próximos tempos avisaremos mais detalhes e algumas propostas para envolver o número maior dos diocesanos.  

  1.  Praticamente, todo o dia 21.10, foi dedicado a formação permanente dos nossos padres.  Fomos acompanhados pelo psicólogo Lindomar, de São Luís. Com muita competência, simplicidade e simpatia fraterna, o assessor tratou dos aspectos fundamentais da nossa vida humana e sacerdotal, conseguiu promover uma partilha sincera e pessoal, o que criou um clima e ambiente de fraterna solidariedade e compreensão. Muito obrigado, senhor Lindomar, pela sua presença no nosso meio e que Deus te abençoe. No final do dia celebramos a Missa sob a presidência do nosso neopresbítero, padre Josivaldo e a noite um momento de confraternização. 
  2.   Depois da oração da manhã e do café, 22.10, a maioria dos padres começou o retorno as suas paróquias. O Bispo, os formadores e os diretores espirituais dos seminários e da Escola Diaconal, realizaram uma reunião. Depois desta, a Equipe de Formação (Bispo, pe. André, pe. Brito e pe. Romildo) ainda tratou dos assuntos mais importantes e atuais da formação diocesana. Obrigado aos padres que contribuem com a formação.

   MUITO OBRIGADO A TODOS OS PADRES E DIÁCONOS PELA PARTICIPAÇÃO, A COLABORAÇÃO CONCRETA E FRATERNA PARTILHA.

   Amados Filhos e Filhas, decidi escrever este comunicado para poder informar a todos o que estamos fazendo e como estamos fazendo. Muitas vezes não se percebe que as decisões tomadas são fruto de debates, de tempo e de consultas. Não se percebe porque não se informa e com isso preencheremos as lacunas, melhoraremos nossa comunicação com seriedade e competência, para termos uma Igreja Diocesana com as características sinodais e a participação séria e responsável de muitos.

 

   Envio minha bênção a todos, minhas orações prometo e vossas peço.  

Dom João Kot, OMI

Bispo Diocesano

 Zé Doca, 23 de outubro de 2020















Um comentário: