OBJETIVO GERAL

OBJETIVO GERAL: Criar e fortalecer comunidades eclesiais missionárias enraizadas na Palavra de Deus e nas realidades da diocese, tendo a missão como eixo fundamental.

FORMAÇÃO

A BÍBLIA NOS ENSINA QUE A FÉ SEM OBRAS É MORTA.

Tem gente que diz que já é salvo. Diz que crê em Jesus e já está salvo.

Qual a tua opinião sobre isso?

Vamos ler agora o que diz Jesus em Mateus capítulo 7, versículo 21: “Nem todo aquele que me diz “Senhor, Senhor”, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu”.

São Paulo na Carta aos Gálatas capítulo 5, versículo 6 vai dizer: “A fé age por meio do amor”.

Veja o que diz a carta de Tiago capítulo 2, versículo 14 a 26: “Meus irmãos, se alguém diz que tem fé, mas não tem obras, que adianta isso? Por acaso a fé poderá salva-lo? Por exemplo: um irmão ou irmã não tem o que vestir e lhes falta o pão de cada dia. Então alguém de vocês diz para eles: “Vão em paz, se aqueçam e comam bastante”, e no entanto, não lhes dá o necessário para o corpo. Que adianta isso? Assim também é a fé: sem as obras ela está completamente morta”. Pode continuar a leitura, na sua Bíblia, até o versículo 26.

O que esta leitura da Bíblia nos ensina?

A BÍBLIA NOS ENSINA QUE É PRECISO ORAR E TRABALHAR

Tem gente que diz que o importante é rezar, orar, louvar o Senhor.
Tem gente que diz que tem muita coisa pra ser feita. Que há muita missão pra ser realizada e que não dá pra ficar perdendo tempo com oração. O importante e trabalhar.

Você acha que é mais importante rezar ou trabalhar?

Vamos ler o que nos diz a Palavra de Deus em Êxodo capítulo 17, versículo 8 a 13: “Os amalecitas foram e atacaram Irsael em Rafidim. Então Moisés disse a Josué: “Escolha certo numero de homens e saia amanhã para combater os amalecitas. Eu ficarei no alto da colina com a vara de Deus na mão. Josué fez o que Moisés havia dito, e saiu para combater os amalecitas. Entretanto Moisés, Aarão e Hur subiram ao topo da colina. Enquanto Moisés ficava com as mãos levantadas, Israel vencia quando ele abaixava as mãos, amalecitas vencia. Ora, as mãos de Moisés já estavam pesadas; então eles pegaram uma pedra e a colocaram aí, para que Moisés se assentasse. Enquanto isso, Aarão e Hur sustentavam os braços de Moisés, um de cada lado. Desse modo, as mãos de Moisés ficaram firmes até o por do sol. Josué derrotou amalec e sua tropa ao fio da espada”.

Para conversar:
O que aprendemos deste texto bíblico? Orar é importante?
Por quê? Trabalhar e lutar é importante? Por quê?


 A BÍBLIA NOS ENSINA A ORGANIZAR O TRABALHO PASTORAL
Tem comunidade que não funciona bem. Não preparam bem a liturgia, a Igreja vive desarrumada, o dízimo é fraco, a catequese não anda. O conselho Pastoral não se reúne e o animador, a animadora, vive reclamando que tem que fazer tudo sozinho.

Tem pastoral que não funciona: não tem coordenação, não tem cursos de formação, encontros. O coordenador faz tudo sozinho.

Você já viu isso acontecer em algum lugar?

A organização para uma paróquia, comunidade ou pastoral? Por quê?

Vamos ler agora Êxodo capítulo 18, versículo 13 a 27.

Para conversar:

O que aprendemos desta leitura?

O que jetro ensina a Moisés?

O que jetro ensina para nós, nossa comunidade, nossa pastoral?

Moisés forma um conselho para trabalhar melhor. O conselho Pastoral numa comunidade é importante? Por quê?

Vamos ler agora Lucas capítulo 14, versículo 28 a 30 e ver o que Jesus fala: “De fato, se alguém de vocês quer construir uma torre, será que não vai primeiro sentar-se e calcular os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, lançará o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso, começarão a caçoar dizendo: “Esse homem começou a construir e não foi capaz de acabar”.
Para conversar?
Quem quer construir uma torre deve planejar.
O planejamento de atividades é importante para a Igreja e para nós? Por quê?