Menu
segunda-feira, 30 de junho de 2025
quarta-feira, 25 de junho de 2025
EUCARISTIA PÃO DA ESPERANÇA
O dia de Corpus Christi foi celebrado com muita fé e devoção na Paróquia São José- Paruá.
Foi celebrada a primeira Missa com Benção Solene do Santíssimo Sacramento na Comunidade São Vicente de Paulo(Rua da Piçarreira).
A programação continuou com o encontro paroquial com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.
No fim da tarde na Matriz foi celebrada a Santa Missa Solene seguida de Procissão com reflexões e benção nas Estações Eucarísticas.
A programação encerrou com a Benção Solene com o Santíssimo Sacramento.
Texto: Pe. Henrique
Fotos: Pascom
terça-feira, 24 de junho de 2025
PEREGRINAÇÃO DA VILA EBENEZIA DE ZÉ DOCA - MA, AO SANTUÁRIO DA MÃE APARECIDA EM ARAGUANÃ
Na manhã deste sábado (21/06), a Vila Ebenezia da cidade de Zé Doca - MA, realizou sua peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Araguanã. Com orações, cantos e passos firmes, os fiéis entregaram suas intenções aos pés da Virgem Maria, fortalecendo a unidade e renovando a esperança no coração do povo de Deus.
Durante a manhã, os peregrinos também tiveram a oportunidade de se reconciliar com Deus por meio do sacramento da confissão, vivenciando a misericórdia divina de forma profunda e transformadora.
O Santuário é lugar de acolhimento, oração e encontro com o sagrado, onde muitos corações encontram paz e renovação espiritual.
Sinta-se convidado a conhecer esse espaço de fé e devoção. Venha viver a experiência de estar na casa da Mãe Aparecida e permita-se ser tocado por sua ternura e amor!
TEXTO: PASCOM Santuário
FOTOS: PASCOM Santuário
sábado, 21 de junho de 2025
CORPUS CHRISTI NA PARÓQUIA CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO E SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE E NOSSA SENHORA APARECIDA
Neste ano a procissão saiu da Paróquia São João Batista de La salle e Nossa Senhora Aparecida, percorrendo ruas e parando em pontos importantes da cidade de Zé Doca, para dar a benção do Santíssimo para aqueles que servem, que sofrem, que estão cativos, que educam e que crêem.
A Benção foi dada aos reclusos na penitenciária quando a procissão passou ao lado, assim como foi dada também, diante de uma Capela para manifestar esta benção também a todos os crentes em Jesus Cristo, passando também pelo hospital do município onde o Santíssimo adentrou e transladado pôde levar consolo aqueles que sofrem pela falta de saúde. Adiante o Santíssimo também parou diante da escola, representando uma parte importante de nossa sociedade, pois o aprendizado, nos leva a aperfeiçoar nossa busca pela verdade, que tem sua raiz na Verdade que é Cristo.
Ao chegar na Catedral de Santo Antônio, Dom João deu uma benção final com o Santíssimo, encerrando a procissão e dando início a Celebração da Santa Missa.
Destaque importante diante disso tudo, o bispo comenta em sua homília: A unidade.
A Eucaristia é o centro da vida da Igreja e o que nos une. Sem isto, tudo se perde.
Que possamos nesta Solene celebração, recordar esta mensagem que o Senhor traz para todos nós, onde o mundo se encontra cada vez mais dividido e em guerra. Deus em seu divino Sacramento do Altar, nos convida a união.
Texto por: Consagrado Renan Pereira
Fotos por: Pascom Catedral
Publicado por: Consagrado Renan Pereira
Abaixo algumas fotos deste célebre momento:
sexta-feira, 20 de junho de 2025
ANIVERSÁRIO SACERDOTAL DE DOM JOÃO KOT, OMI
terça-feira, 17 de junho de 2025
MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS FAMÍLIAS NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
Dia 12 de junho a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro juntamente com o Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria (RCC), realizou uma Missa com Adoração em Ação de Graças pelas Famílias.
Com a presença de vários casais e famílias, foi um momento forte de muita oração e adoração, reacendendo o desejo de resgatar e reativar a Pastoral da Família na paróquia.
Texto: Dulce Alves
Fotos: Dulce Alves e Acassio Sousa
segunda-feira, 16 de junho de 2025
ANIVERSÁRIO DA CÚRIA LEGIONÁRIA NOSSA SENHORA DAS DORES
Na última quinta-feira, 12 de junho, vivenciamos uma noite especial de fé, devoção e gratidão com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São Sebastião, em ação de graças pelos três anos de fundação da nossa Cúria Legionária Nossa Senhora das Dores.
A Cúria é um dos níveis de coordenação da Legião de Maria, composta por vários praesidium, os grupos bases, que unidos, trabalham na evangelização, na visita aos enfermos, no acolhimento às famílias e em diversas ações pastorais da paróquia. Sua presença tem sido de grande importância para a vida paroquial, fortalecendo a missão da Igreja com o testemunho fiel de serviço, oração e amor a Nossa Senhora. Celebrar esse aniversário é reconhecer as graças derramadas e renovar o compromisso de continuar servindo com alegria e fidelidade.
Texto: PASCOM Santuário
Fotos: PASCOM Santuário
PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA - ARAGUANÃ
Na manhã deste sábado, 13 de junho, a Dança Tradição Portuguesa realizou sua peregrinação, saindo da comunidade Curva da Linha em direção ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Araguanã. Com passos firmes e corações cheios de fé, os participantes seguiram em oração e alegria, levando consigo a devoção e a tradição de um povo que expressa sua fé também por meio da cultura.
Neste ano, a peregrinação teve um significado ainda mais especial ao homenagear Nossa Senhora e o próprio Santuário, lugar de encontro, oração e graças para todos, e que neste ano também é reconhecido como Igreja Jubilar. À noite, a programação contou com a bênção especial da dança, realizada pelo diácono Genival.
Fotos: PASCOM Santuário
Texto: PASCOM Santuário
domingo, 15 de junho de 2025
PEREGRINAÇÃO DO VICARIATO SÃO PEDRO AS IGREJAS JUBILARES
A Peregrinação Jubilar da Esperança é um dos eventos centrais do Ano Santo 2025, promovido pela Igreja Católica. Inspirada no tema "Peregrinos de Esperança", essa peregrinação representa um convite à renovação espiritual e à busca por um encontro mais profundo com Deus. Foi nesse espirito de alegria e fé que o Vicariato São Pedro, Diocese de Zé Doca -MA, saiu na manhã do dia 7 de junho de 2025 para as Igreja jubilares de Cândido Mendes e Carutapera.
A tradição das peregrinações remonta aos primeiros séculos do cristianismo, sendo vistas como jornadas físicas e espirituais que simbolizam a caminhada da fé. No contexto do Jubileu, a peregrinação assume um papel especial, incentivando os fiéis a atravessarem portas santas, participarem de momentos de oração e reconciliação, e fortalecerem sua esperança em meio aos desafios da vida.
Chegando a Cândido Mendes, fomos super bem acolhidos pelo padre Máximo e as irmãs, ocasião em que o adre Alvelino, estava sepultando sua tia. Nada nos faltou! Entramos de maneira ritual e oficial na Porta Santa. Foi nos oferecido um lanche e em seguida, seguimos para Carutapera.
O Papa Francisco, ao proclamar o Jubileu de 2025, destacou a importância da esperança como um elemento essencial para a humanidade. Ele enfatizou que a peregrinação não é apenas um deslocamento físico, mas uma experiência de conversão e renovação espiritual.
No caminho, fomos acolhidos em Godofredo Viana e em Luís Domingues. Gratidão aos padres João Batista e José Raimundo. Foram dois momentos muito breves.
Chegando em Carutapera, o padre Agnaldo nos acolheu com um belíssimo almoço. Todos ficaram satisfeitos. As 15h, deu-se início ao momento mais importante da peregrinação, a Santa Missa, presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Josenildo Tavares, OMI e concelebrada por todos os padres do Vicariato São Pedro e os padres da Basílica Menor, padre Agnaldo e o padre Mário Racca. Algumas pessoas aproveitaram para se confessarem. Ao término da missa, foi servido um saboroso lanche, doação da Basílica Menor de São Sebastião.
Chegou a hora de retornar as nossas comunidades paroquiais para sermos Missionários da Esperança. Pois é, além do aspecto espiritual, a peregrinação jubilar também reforça valores como solidariedade, fraternidade e paz, incentivando os participantes a serem agentes de esperança em suas comunidades. A jornada do peregrino é marcada por desafios, mas também por encontros significativos que fortalecem a fé e a comunhão com Deus.
Gratidão ao nosso bispo diocesano, Dom João Kot, OMI, pela sensibilidade e habilidade pastoral, em nos dar nove lugares de peregrinações jubilares na diocese de Zé Doca-MA. Já estamos prontos para a próxima peregrinação, desta vez, será para as igrejas jubilares da BR, 11 de outubro de 2025.
Texto Pe. Josenildo Tavares, OMI.
Fotos: Pascom
igreja jubilares da BR, 11 de outubro de 2025.