Menu

quarta-feira, 25 de junho de 2025

EUCARISTIA PÃO DA ESPERANÇA




O dia de Corpus Christi foi celebrado  com muita fé e devoção na Paróquia São José- Paruá.

Foi celebrada a primeira Missa com Benção Solene do Santíssimo Sacramento na Comunidade São Vicente de Paulo(Rua da Piçarreira).

A programação continuou com o encontro paroquial com os Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística.

No fim da tarde na Matriz foi celebrada a Santa Missa Solene seguida de Procissão com reflexões e benção nas Estações Eucarísticas.

A programação encerrou com a Benção Solene com o Santíssimo Sacramento.

Texto: Pe. Henrique

Fotos: Pascom










terça-feira, 24 de junho de 2025

PEREGRINAÇÃO DA VILA EBENEZIA DE ZÉ DOCA - MA, AO SANTUÁRIO DA MÃE APARECIDA EM ARAGUANÃ




Na manhã deste sábado (21/06), a Vila Ebenezia da cidade de Zé Doca - MA, realizou sua peregrinação ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Araguanã. Com orações, cantos e passos firmes, os fiéis entregaram suas intenções aos pés da Virgem Maria, fortalecendo a unidade e renovando a esperança no coração do povo de Deus.

Durante a manhã, os peregrinos também tiveram a oportunidade de se reconciliar com Deus por meio do sacramento da confissão, vivenciando a misericórdia divina de forma profunda e transformadora.

O Santuário é lugar de acolhimento, oração e encontro com o sagrado, onde muitos corações encontram paz e renovação espiritual.

Sinta-se convidado a conhecer esse espaço de fé e devoção. Venha viver a experiência de estar na casa da Mãe Aparecida e permita-se ser tocado por sua ternura e amor!


TEXTO: PASCOM Santuário

FOTOS: PASCOM Santuário







sábado, 21 de junho de 2025

CORPUS CHRISTI NA PARÓQUIA CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO E SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE E NOSSA SENHORA APARECIDA

 

No dia 19 de junho, toda a igreja do Brasil celebrou o dia de Corpus Christi, onde publicamente professamos nossa fé em tão Sublime mistério, ao sair em procissão com Jesus Sacramentado pelas ruas da cidade.

Neste ano a procissão saiu da Paróquia São João Batista de La salle e Nossa Senhora Aparecida, percorrendo ruas e parando em pontos importantes da cidade de Zé Doca, para dar a benção do Santíssimo para aqueles que servem, que sofrem, que estão cativos, que educam e que crêem. 

A Benção foi dada aos reclusos na penitenciária quando a procissão passou ao lado, assim como foi dada também, diante de uma Capela para manifestar esta benção também a todos os crentes em Jesus Cristo, passando também pelo hospital do município onde o Santíssimo adentrou e transladado pôde levar consolo aqueles que sofrem pela falta de saúde. Adiante o Santíssimo também parou diante da escola, representando uma parte importante de nossa sociedade, pois o aprendizado, nos leva a aperfeiçoar nossa busca pela verdade, que tem sua raiz na Verdade que é Cristo.



Ao chegar na Catedral de Santo Antônio, Dom João deu uma benção final com o Santíssimo, encerrando a procissão e dando início a Celebração da Santa Missa.

Destaque importante diante disso tudo, o bispo comenta em sua homília: A unidade.

A Eucaristia é o centro da vida da Igreja e o que nos une. Sem isto, tudo se perde. 

Que possamos nesta Solene celebração, recordar esta mensagem que o Senhor traz para todos nós, onde o mundo se encontra cada vez mais dividido e em guerra. Deus em seu divino Sacramento do Altar, nos convida a união.

Texto por: Consagrado Renan Pereira

Fotos por: Pascom Catedral

Publicado por: Consagrado Renan Pereira

Abaixo algumas fotos deste célebre momento:














sexta-feira, 20 de junho de 2025

ANIVERSÁRIO SACERDOTAL DE DOM JOÃO KOT, OMI

 


Hoje celebramos o aniversário de ordenação sacerdotal do nosso amado bispo Dom João Kot, OMI. Por esta causa roguemos a Deus que Ele abunde de graças o coração deste Servo de Deus que diariamente se gasta pelo povo, com palavras, ações e muito zelo por todo ser humano fragilizado pelo pecado, afim de resgatar todos para Cristo.
Louvemos neste dia pelo dom de seu ministério sacerdotal, para que cada vez mais marque em seu corpo e alma aquilo que ele é ao subir no altar, para que toda a sua vida e ação seja verdadeiramente in Persona Christi, ou seja na pessoa de Cristo. Todos nós rezamos alegremente pelo senhor.

 FELIZ ANIVERSÁRIO SACERDOTAL, DOM JOÃO.

Texto por: Consagrado Renan Pereira
Fotos por: Pascom Catedral de Santo Antônio.

terça-feira, 17 de junho de 2025

MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELAS FAMÍLIAS NA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO



Dia 12 de junho a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro juntamente com o Grupo de Oração Imaculado Coração de Maria (RCC), realizou uma Missa com Adoração em Ação de Graças pelas Famílias. 

Com a presença de vários casais e famílias, foi um momento forte de muita oração e adoração, reacendendo o desejo de resgatar e reativar a Pastoral da Família na paróquia.

Texto: Dulce Alves 

Fotos: Dulce Alves e Acassio Sousa








segunda-feira, 16 de junho de 2025

ANIVERSÁRIO DA CÚRIA LEGIONÁRIA NOSSA SENHORA DAS DORES

 


Na última quinta-feira, 12 de junho, vivenciamos uma noite especial de fé, devoção e gratidão com a celebração da Santa Missa na Igreja Matriz de São Sebastião, em ação de graças pelos três anos de fundação da nossa Cúria Legionária Nossa Senhora das Dores. 

A Cúria é um dos níveis de coordenação da Legião de Maria, composta por vários praesidium, os grupos bases, que unidos, trabalham na evangelização, na visita aos enfermos, no acolhimento às famílias e em diversas ações pastorais da paróquia. Sua presença tem sido de grande importância para a vida paroquial, fortalecendo a missão da Igreja com o testemunho fiel de serviço, oração e amor a Nossa Senhora. Celebrar esse aniversário é reconhecer as graças derramadas e renovar o compromisso de continuar servindo com alegria e fidelidade.




Texto: PASCOM Santuário 

Fotos: PASCOM Santuário

PEREGRINAÇÃO AO SANTUÁRIO DE NOSSA SENHORA APARECIDA - ARAGUANÃ

 


Na manhã deste sábado, 13 de junho, a Dança Tradição Portuguesa realizou sua peregrinação, saindo da comunidade Curva da Linha em direção ao Santuário Diocesano de Nossa Senhora Aparecida, em Araguanã. Com passos firmes e corações cheios de fé, os participantes seguiram em oração e alegria, levando consigo a devoção e a tradição de um povo que expressa sua fé também por meio da cultura.

Neste ano, a peregrinação teve um significado ainda mais especial ao homenagear Nossa Senhora e o próprio Santuário, lugar de encontro, oração e graças para todos, e que neste ano também é reconhecido como Igreja Jubilar. À noite, a programação contou com a bênção especial da dança, realizada pelo diácono Genival.

Fotos: PASCOM Santuário

Texto: PASCOM Santuário





domingo, 15 de junho de 2025

PEREGRINAÇÃO DO VICARIATO SÃO PEDRO AS IGREJAS JUBILARES

A Peregrinação Jubilar da Esperança é um dos eventos centrais do Ano Santo 2025, promovido pela Igreja Católica. Inspirada no tema "Peregrinos de Esperança", essa peregrinação representa um convite à renovação espiritual e à busca por um encontro mais profundo com Deus. Foi nesse espirito de alegria e fé que o Vicariato São Pedro, Diocese de Zé Doca -MA, saiu na manhã do dia 7 de junho de 2025 para as Igreja jubilares de Cândido Mendes e Carutapera. 

Todo o Vicariato se encontrou na Paróquia da Consolata, Amapá do Maranhão para a acolhida e café da manhã. Já se percebia e sentia um clima de romaria e festa. Foi uma linda partilha! O que se trouxe, foi partilhado. Seguimos viagem, rezando, cantando e de maneira fraterna, convivendo uns com os outros. 

A tradição das peregrinações remonta aos primeiros séculos do cristianismo, sendo vistas como jornadas físicas e espirituais que simbolizam a caminhada da fé. No contexto do Jubileu, a peregrinação assume um papel especial, incentivando os fiéis a atravessarem portas santas, participarem de momentos de oração e reconciliação, e fortalecerem sua esperança em meio aos desafios da vida.

Chegando a Cândido Mendes, fomos super bem acolhidos pelo padre Máximo e as irmãs, ocasião em que o adre Alvelino, estava sepultando sua tia. Nada nos faltou! Entramos de maneira ritual e oficial na Porta Santa. Foi nos oferecido um lanche e em seguida, seguimos para Carutapera. 

O Papa Francisco, ao proclamar o Jubileu de 2025, destacou a importância da esperança como um elemento essencial para a humanidade. Ele enfatizou que a peregrinação não é apenas um deslocamento físico, mas uma experiência de conversão e renovação espiritual. 

No caminho, fomos acolhidos em Godofredo Viana e em Luís Domingues. Gratidão aos padres João Batista e José Raimundo. Foram dois momentos muito breves. 

Chegando em Carutapera, o padre Agnaldo nos acolheu com um belíssimo almoço. Todos ficaram satisfeitos. As 15h, deu-se início ao momento mais importante da peregrinação,  a Santa Missa, presidida pelo Vigário Episcopal, Pe. Josenildo Tavares, OMI e concelebrada por todos os padres do Vicariato São Pedro e os padres da Basílica Menor, padre Agnaldo e o padre Mário Racca. Algumas pessoas aproveitaram para se confessarem. Ao término da missa, foi servido um saboroso lanche, doação da Basílica Menor de São Sebastião.  

Chegou a hora de retornar as nossas comunidades paroquiais para sermos Missionários da Esperança. Pois é, além do aspecto espiritual, a peregrinação jubilar também reforça valores como solidariedade, fraternidade e paz, incentivando os participantes a serem agentes de esperança em suas comunidades. A jornada do peregrino é marcada por desafios, mas também por encontros significativos que fortalecem a fé e a comunhão com Deus.

Gratidão ao nosso bispo diocesano, Dom João Kot, OMI, pela sensibilidade e habilidade pastoral, em nos dar nove lugares de peregrinações jubilares na diocese de Zé Doca-MA. Já estamos prontos para a próxima peregrinação, desta vez, será para as igrejas jubilares da BR, 11 de outubro de 2025.

Texto Pe. Josenildo Tavares, OMI.

Fotos: Pascom


















igreja jubilares da BR, 11 de outubro de 2025.